sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Daesh sequestrou 2.000 civis ao fugir de Minbej

Combatentes do grupo extremista Daesh sequestraram cerca de 2.000 civis durante a fuga da cidade de Minbej, no norte da Síria, segundo uma organização não-governamental e membros de um grupo curdo-árabe que combate os jihadistas.

Minbej, na província de Alepo, foi tomada na semana passada aos jihadistas pela aliança curdo-árabe Forças Democráticas da Síria, que expulsaram quase todos os combatentes do Daesh.

"Ao retirarem de al-Sireb, último bairro de Minbej em que estavam entrincheirados, os jihadistas raptaram cerca de 2.000 civis", afirmou um elemento do grupo curdo-árabe citado pela agência AFP.

"Usaram os civis como escudos humanos", acrescentou.

Os jihadistas levaram os reféns para a cidade de Jarablus, um bastião do Daesh a cerca de 40 quilómetros a norte de Minbej, perto da fronteira com a Turquia.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos confirmou o rapto dos civis pelos jihadistas: "Os combatentes do Daesh raptaram cerca de 2.000 civis que levaram em 500 viaturas na direção de Jarablus", informou a ONG.

Lusa

  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes

  • Comandante da Proteção Civil confiante nos meios de combate aos incêndios
    1:56

    País

    Depois das falhas apontadas ao sistema de comunicações SIRESP durante os incêndios do ano passado, o cComandante operacional da Proteção Civil diz que não há meios de comunicação infalíveis. Duarte Costa acredita que este verão será mais calmo do que anterior e contabiliza já mais de 2000 incêndios desde maio que não foram notícia.

  • Líderes europeus assinalam progressos para alcançar acordo sobre migrações
    2:02