sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Daesh sequestrou 2.000 civis ao fugir de Minbej

Combatentes do grupo extremista Daesh sequestraram cerca de 2.000 civis durante a fuga da cidade de Minbej, no norte da Síria, segundo uma organização não-governamental e membros de um grupo curdo-árabe que combate os jihadistas.

Minbej, na província de Alepo, foi tomada na semana passada aos jihadistas pela aliança curdo-árabe Forças Democráticas da Síria, que expulsaram quase todos os combatentes do Daesh.

"Ao retirarem de al-Sireb, último bairro de Minbej em que estavam entrincheirados, os jihadistas raptaram cerca de 2.000 civis", afirmou um elemento do grupo curdo-árabe citado pela agência AFP.

"Usaram os civis como escudos humanos", acrescentou.

Os jihadistas levaram os reféns para a cidade de Jarablus, um bastião do Daesh a cerca de 40 quilómetros a norte de Minbej, perto da fronteira com a Turquia.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos confirmou o rapto dos civis pelos jihadistas: "Os combatentes do Daesh raptaram cerca de 2.000 civis que levaram em 500 viaturas na direção de Jarablus", informou a ONG.

Lusa

  • PSD e CDS assinalam 36º aniversário da morte de Francisco Sá Carneiro
    1:38

    País

    O presidente do PSD deixou críticas ao Partido Comunista, este domingo, a propósito do aniversário da morte de Francisco Sá Carneiro. Pedro Passos Coelho lembrou os festejos dos comunistas na altura, numa resposta a quem questionou a abstenção dos sociais-democratas ao voto de pesar a Fidel Castro, que o PCP levou ao Parlamento. Este domingo, tanto o PSD como o CDS-PP prestaram homenagem a Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa.