sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Daesh sequestrou 2.000 civis ao fugir de Minbej

Combatentes do grupo extremista Daesh sequestraram cerca de 2.000 civis durante a fuga da cidade de Minbej, no norte da Síria, segundo uma organização não-governamental e membros de um grupo curdo-árabe que combate os jihadistas.

Minbej, na província de Alepo, foi tomada na semana passada aos jihadistas pela aliança curdo-árabe Forças Democráticas da Síria, que expulsaram quase todos os combatentes do Daesh.

"Ao retirarem de al-Sireb, último bairro de Minbej em que estavam entrincheirados, os jihadistas raptaram cerca de 2.000 civis", afirmou um elemento do grupo curdo-árabe citado pela agência AFP.

"Usaram os civis como escudos humanos", acrescentou.

Os jihadistas levaram os reféns para a cidade de Jarablus, um bastião do Daesh a cerca de 40 quilómetros a norte de Minbej, perto da fronteira com a Turquia.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos confirmou o rapto dos civis pelos jihadistas: "Os combatentes do Daesh raptaram cerca de 2.000 civis que levaram em 500 viaturas na direção de Jarablus", informou a ONG.

Lusa

  • Vídeo mostra passagem da carrinha a alta velocidade nas Ramblas
    0:33

    Ataque em Barcelona

    O jornal espanhol El Pais divulgou hoje  as primeiras imagens da carrinha que matou 13 pessoas e feriu mais de 100 em Barcelona. O vídeo foi registado por  uma câmara de videovigilância de um museu nas Ramblas. Mostra pessoas a desviarem antes da passagem rápida da carrinha branca. Esta terá sido a parte final do percurso feito pelo veículo.

  • Castelo Branco aposta na cultura para preservar raízes e fomentar turismo
    5:26

    SIC 25 Anos

    Com perto de 200 mil habitantes, o distrito de Castelo Branco luta para criar projetos diferenciadores para atrair e ancorar a população. O desemprego tem vindo a baixar, numa região fortemente envelhecida. A capital do distrito aposta na cultura para preservar as raízes e fomentar o turismo, e a Universidade da Beira Interior tem cada vez mais alunos estrangeiros.