sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Desmantelada célula do Daesh em Marrocos

As autoridades marroquinas anunciaram esta terça-feira a detenção de quatro presumíveis membros do Daesh, suspeitos de planear atentados contra "locais vitais" em Casablanca, a capital económica de Marrocos.

"O gabinete central de investigações judiciárias desmantelou uma célula terrorista composta por quatro extremistas que circulavam entre Casablanca e a comuna de Mograne", uma localidade rural a cerca de 50 quilómetros a nordeste da capital marroquina, Rabat, indicou o Ministério do Interior marroquino, num comunicado.

"Segundo os primeiros elementos do inquérito", os membros da célula "prestaram lealdade" ao DaeshI e preparavam "planos terroristas perigosos contra a estabilidade e a segurança do reino", com "ataques contra locais vitais em Casablanca", precisou a mesma fonte.

Desde 2002, quase 160 "células terroristas" foram desmanteladas no reino de Marrocos, incluindo 38 desde 2013 que tinham "ligações próximas" com os 'jihadistas' do Daesh, de acordo com os dados fornecidos pelas autoridades marroquinas.

Em finais de julho, as autoridades marroquinas anunciaram a detenção de 52 pessoas, suspeitas de planear atentados no país e de querer criar um braço local do grupo radical sunita.

Nos últimos meses, os anúncios das autoridades de Rabat sobre o desmantelamento de células com ligações ao Daesh e sobre a detenção de alegados recrutadores do grupo extremista têm vindo a aumentar.

Contrariamente a outros países, o reino de Marrocos não tem sido alvo de atentados nos últimos cinco anos.

Mas, no passado, o país já foi cenário de ataques terroristas, como foi o caso do atentado em Casablanca que matou 45 pessoas em 2003 e do ataque contra a cafetaria Argana, um dos principais pontos de encontro de turistas em Marraquexe, que fez 17 mortos em 2011, incluindo um cidadão português.

Lusa

  • Trump diz querer trabalhar com a NATO no combate ao Daesh
    0:28

    Eleições EUA 2016

    Donald Trump voltou a contradizer-se e quer agora trabalhar com os parceiros da NATO no combate ao Daesh. O candidato republicano considerava que a organização estava obsoleta, ficando essa ideia agora de parte. No seu discurso em Ohio, Trump apelou também a uma proibição temporária de imigrantes muçulmanos no país, uma espécie de teste de triagem para apanhar as pessoas que queiram colocar em causa a segurança dos Estados Unidos.

  • Cidade síria de Manbij reconquistada ao Daesh
    1:51

    Daesh

    Na Síria, forças apoiadas pelos EUA reconquistaram ao jihadistas do Daesh a cidade de Manbij, situada no norte do país. A população festejou nas ruas o fim da ocupação. As imagens foram registadas por um canal de televisão curdo e captam os primeiros momentos que marcam o fim de uma ocupação de dois anos.

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.