sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Desmantelada célula do Daesh em Marrocos

As autoridades marroquinas anunciaram esta terça-feira a detenção de quatro presumíveis membros do Daesh, suspeitos de planear atentados contra "locais vitais" em Casablanca, a capital económica de Marrocos.

"O gabinete central de investigações judiciárias desmantelou uma célula terrorista composta por quatro extremistas que circulavam entre Casablanca e a comuna de Mograne", uma localidade rural a cerca de 50 quilómetros a nordeste da capital marroquina, Rabat, indicou o Ministério do Interior marroquino, num comunicado.

"Segundo os primeiros elementos do inquérito", os membros da célula "prestaram lealdade" ao DaeshI e preparavam "planos terroristas perigosos contra a estabilidade e a segurança do reino", com "ataques contra locais vitais em Casablanca", precisou a mesma fonte.

Desde 2002, quase 160 "células terroristas" foram desmanteladas no reino de Marrocos, incluindo 38 desde 2013 que tinham "ligações próximas" com os 'jihadistas' do Daesh, de acordo com os dados fornecidos pelas autoridades marroquinas.

Em finais de julho, as autoridades marroquinas anunciaram a detenção de 52 pessoas, suspeitas de planear atentados no país e de querer criar um braço local do grupo radical sunita.

Nos últimos meses, os anúncios das autoridades de Rabat sobre o desmantelamento de células com ligações ao Daesh e sobre a detenção de alegados recrutadores do grupo extremista têm vindo a aumentar.

Contrariamente a outros países, o reino de Marrocos não tem sido alvo de atentados nos últimos cinco anos.

Mas, no passado, o país já foi cenário de ataques terroristas, como foi o caso do atentado em Casablanca que matou 45 pessoas em 2003 e do ataque contra a cafetaria Argana, um dos principais pontos de encontro de turistas em Marraquexe, que fez 17 mortos em 2011, incluindo um cidadão português.

Lusa

  • Trump diz querer trabalhar com a NATO no combate ao Daesh
    0:28

    Eleições EUA 2016

    Donald Trump voltou a contradizer-se e quer agora trabalhar com os parceiros da NATO no combate ao Daesh. O candidato republicano considerava que a organização estava obsoleta, ficando essa ideia agora de parte. No seu discurso em Ohio, Trump apelou também a uma proibição temporária de imigrantes muçulmanos no país, uma espécie de teste de triagem para apanhar as pessoas que queiram colocar em causa a segurança dos Estados Unidos.

  • Cidade síria de Manbij reconquistada ao Daesh
    1:51

    Daesh

    Na Síria, forças apoiadas pelos EUA reconquistaram ao jihadistas do Daesh a cidade de Manbij, situada no norte do país. A população festejou nas ruas o fim da ocupação. As imagens foram registadas por um canal de televisão curdo e captam os primeiros momentos que marcam o fim de uma ocupação de dois anos.

  • Carro que atropelou adepto encontrado na casa de um amigo do suspeito
    2:18

    Desporto

    O carro que terá atropelado o adepto italiano que morreu junto ao Estádio da Luz foi encontrado esta terça-feira, numa garagem na Amadora, na casa de um amigo do suspeito. Trata-se de um homem na casa dos 30 anos que pertence à claque No Name boys e é agora procurado pela Polícia Judiciária.

  • Os filhos do divórcio
    20:50
  • Será que lavar em lavandarias self-service compensa?
    8:21
  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • Avião divergiu para as Lajes devido a discussão a bordo

    País

    Um avião da companhia aérea British Airways divergiu hoje para o aeroporto das Lajes, na ilha Terceira, nos Açores, devido a uma discussão a bordo entre um casal de passageiros e a tripulação, informou hoje a Força Aérea Portuguesa.

  • Web Summit inaugura primeiro escritório fora da Irlanda em Lisboa
    1:58

    Web Summit

    A Web Summit inaugurou em Lisboa o primeiro escritório fora da Irlanda, que vai dar emprego a 20 pessoas, algumas portuguesas. O próximo objectivo é alargar eventos a outros pontos do país. A conferência internacional regressa a Lisboa entre 6 e 9 de novembro e, a organização espera ter 60 mil participantes.

  • Ivanka Trump vaiada por defender o pai durante debate sobre igualdade de género
    1:51

    Mundo

    Com o propósito de criar pontes com Donald Trump, a chanceler alemã Angela Merkel convidou a filha mais velha do Presidente norte-americano para participar numa cimeira. No entanto as coisas não correram muito bem e Ivanka Trump foi vaiada pela audiência por ter defendido o pai quando o assunto era a igualdade de género. 

  • Irmã da mulher mais pesada do mundo acusa hospital de mentir

    Mundo

    A irmã da mulher egípcia que se acreditava ser a mais pesada do mundo acusou os médicos de mentirem acerca da sua perda de peso. No entanto, o hospital que realizou a cirurgia bariátrica já respondeu às acusações, defendendo que a mulher pesa agora 172 quilos.