sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Rússia usa pela primeira vez base iraniana para atacar posições do Daesh na Síria

No ataque aéreo, participaram bombardeiros estratégicos Tu-22M3, iguais ao da imagem, e Su-34, indicou o Ministério de Defesa russo.

© RIA Novosti / Reuters

Bombardeiros russos estacionados na base aérea iraniana de Hamadan, no oeste do Irão, atacaram hoje posições de extremistas islâmicos na Síria, informou o ministério da Defesa russo.

No ataque aéreo, o primeiro lançado pela Rússia a partir de território iraniano, participaram bombardeiros estratégicos Tu-22M3 e Su-34, indicou o ministério em comunicado.

Os aviões russos concentraram os ataques nas províncias de Alepo, Deir Ezzor e Idleb, onde destruíram cinco grandes arsenais, um campo de treino, três postos de comando e mataram "um grande número de guerrilheiros", acrescentou.

Os bombardeiros foram acompanhados na missão por caças russos, que saíram do aeródromo sírio de Khmeimim.

"Todos os aviões russos regressaram às bases depois de terminarem a missão com êxito", disse um porta-voz da Defesa à agência noticiosa russa Interfax.

O destacamento dos aviões russos na base de Hamadan vai permitir aos bombardeiros, que anteriormente partiam do sul da Rússia, reduzir em 60% o tempo de voo até aos objetivos e aumentar a carga de bombas.

A distância entre a base de Hamadan e a zona central da Síria é de cerca de 900 quilómetros.

De acordo com um órgão de comunicação libanês, a Rússia tem pelo menos três bombardeiros estratégicos destacados na base iraniana.

Na passada semana, os bombardeiros estratégicos russos efetuaram três ataques contra as posições do Daesh em várias regiões sírias.

Lusa

  • Portugal inicia preparação para o Mundial sem Cristiano Ronaldo

    Rumo ao Mundial 2018

    A seleção portuguesa de futebol começa hoje a preparar a participação no Mundial2018, que arranca em 14 de junho, na Rússia, com um treino na Cidade do Futebol, em Oeiras, numa sessão em que são esperadas algumas ausências. O capitão Cristiano Ronaldo, que vai disputar no sábado a final da Liga dos Campeões com o Real Madrid, é baixa certa no arranque dos trabalhos, mas não deve ser o único.

  • Hoje é notícia

    País

    Esta terça-feira realiza-se o funeral do antigo ministro António Arnaut na Figueira da Foz. Em Sintra está previsto o início do julgamento dos 17 agentes da PSP acusados de agredirem jovens da Cova da Moura, concelho da Amadora, no interior da esquadra de Alfragide. Em Oeiras, a seleção portuguesa de futebol começa hoje a preparar a participação no Mundial2018.

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20