sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Cerca de 70 mil civis retidos em cidade do norte do Iraque pelo Daesh

Cerca de 70 mil civis encontram-se retidos na localidade de Al Qayara, no norte do Iraque, pelo Daesh, disse hoje à agência espanhola EFE um autarca da zona.

Os jihadistas estão a impedir os civis de partir para utilizá-los como escudos humanos durante a iminente ofensiva das tropas iraquianas para libertar a cidade, explicou Saleh Al Yaburi.

O exército iraquiano, apoiado por perto de 700 membros das milícias, bloqueou os acessos e prepara-se para o assalto a este importante reduto dos jihadistas, situado a 55 quilómetros a sul da cidade de Mosul, na província de Ninive.

As forças governamentais lograram libertar várias localidades na periferia de Al Qayara nos últimos dias, faltando apenas tomar a cidade, relatou um responsável militar.

Com o objetivo de atrasar a ofensiva, o Daesh queimou poços de petróleo para dificultar, com o fumo, as operações da aviação militar iraquiana.

Al Qayara é a cidade importante para a estratégia das forças iraquianas para libertar a província de Ninive e a sua capital, Mosul.

Os gases tóxicos da queima de petróleo já causaram a morte de 30 civis por asfixia, segundo fontes locais.

Mosul está sob controlo do Daesh desde junho de 2014, quando a organização terrorista declarou um califado nos territórios iraquianos e sírios que conquistou.

Com Lusa

  • As escravas do século XXI
    23:08

    Reportagem Especial

    Em dois anos o Daesh já cometeu milhares de crimes de guerra, desde a declaração do seu Califado na Síria e no Iraque. O povo Yazidi é das principais vítimas. Milhares de pessoas assassinadas, normalmente decapitadas, e quase sete mil mulheres e crianças foram transformadas em escravas e vendidas nos mercados. Henrique Cymerman esteve no norte do Iraque com escravas sexuais libertadas recentemente, que apresentam um testemunho do terror.

  • Proteção Civil desmobiliza meios em Setúbal

    País

    A Proteção Civil vai começar a desmobilizar, hoje à tarde, meios de combate ao incêndio que deflagrou na terça-feira em Setúbal e que já está em fase de rescaldo, disse à agência Lusa o vereador da Proteção Civil Municipal.

  • Marcelo lembra ditadura para deixar elogios à liberdade de imprensa e separação de poderes
    0:29
  • Portugal condenado por decisão "discriminatória e preconceituosa"
    1:19

    País

    Portugal voltou a ser condenado pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, desta vez por causa de uma decisão discriminatória e preconceituosa. Trata-se do caso da mulher a quem o Supremo Tribunal Administrativo baixou o valor de uma indemnização por negligência médica. Entre os vários argumentos usados, os juízes portugueses consideraram que a sexualidade é menos importante quando se tem 50 anos e dois filhos.

  • "Lancei um tema que os portugueses há muito queriam discutir"
    11:26

    País

    O candidato do PSD à Câmara Municipal de Loures, André Ventura, foi entrevistado esta terça-feira na Edição da Noite da SIC Notícias. Em análise, a polémica em torno das declarações do candidato sobre a comunidade cigana.

    Entrevista SIC Notícias

  • Rajoy nega conhecimento de financiamentos ilegais no PP

    Mundo

    O primeiro-ministro espanhol negou hoje ter conhecimento de um esquema ilegal de financiamento, que envolve vários responsáveis do Partido Popular (PP, direita), que lidera. Durante uma audição no tribunal, Mariano Rajoy garantiu ainda que não aceitou nenhum pagamento ilícito.