sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

França bombardeia instalações militares do Daesh em Raqa

Caças franceses bombardearam no domingo instalações militares do Daesh na cidade síria de Raqa, anunciou o Ministério da Defesa francês, que indicou que um centro de armazenamento de armamento pesado foi destruído pelos mísseis.

Em comunicado, o ministério precisou que nestes ataques participaram quatro caças Rafale, outros quatro Mirage 2000, bem como um avião de patrulha Atlantique 2, utilizado para detetar objetos.

Os aviões de combate lançaram "uma dezena de mísseis de cruzeiro SCALP" que alcançaram o complexo militar "situado no centro do território controlado pelo grupo terrorista", acrescentou.

Esta ação realizou-se "depois de uma intensa semana de ataques das aeronaves francesas, parte da coligação internacional, em apoio às operações terrestres das forças iraquianas e curdas perto de Mossul, no Iraque", precisa o texto.

Durante essa semana, os bombardeamentos destruíram, segundo o Departamento da Defesa francês, vários postos de combate, esconderijos de armas, plantas de fabrico de artefactos explosivos e de armamento pesado", bem como contribuíram "para o trabalho de preparação das batalhas para a toma de Mossul no Iraque e de Raqa na Síria".

Os caças franceses efetuaram cerca de 800 bombardeamentos na Síria e no Iraque no âmbito das suas missões contra o Estado Islâmico, integradas na coligação internacional liderada pelos Estados Unidos.

Lusa

  • Novas imagens dos momentos após Khalid Masood ter embatido no muro do Parlamento britânico
    1:35
  • Parlamento português pede demissão de Dijsselbloem

    País

    A Assembleia da República foi hoje unânime na condenação das polémicas declarações do presidente do Eurogrupo, mas recusou um ponto pela rejeição de diversos compromissos com a União Europeia (UE) exigida pelo PCP.

  • Comissão Europeia quer proibir o tabaco na praia

    País

    A Comissão Europeia quer proibir o tabaco em todos os espaços públicos, incluindo praias, parques infantis e equipamentos desportivos. A proposta foi apresentada pelo comissário da Saúde e Segurança Alimentar que, além de querer reduzir a dependência do tabaco, também sugere que todos os estados membros apliquem uma idade mínima para a venda de tabaco.

  • Como se resolve a falta de espaço numa cidade chinesa?
    1:07