sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

França bombardeia instalações militares do Daesh em Raqa

Caças franceses bombardearam no domingo instalações militares do Daesh na cidade síria de Raqa, anunciou o Ministério da Defesa francês, que indicou que um centro de armazenamento de armamento pesado foi destruído pelos mísseis.

Em comunicado, o ministério precisou que nestes ataques participaram quatro caças Rafale, outros quatro Mirage 2000, bem como um avião de patrulha Atlantique 2, utilizado para detetar objetos.

Os aviões de combate lançaram "uma dezena de mísseis de cruzeiro SCALP" que alcançaram o complexo militar "situado no centro do território controlado pelo grupo terrorista", acrescentou.

Esta ação realizou-se "depois de uma intensa semana de ataques das aeronaves francesas, parte da coligação internacional, em apoio às operações terrestres das forças iraquianas e curdas perto de Mossul, no Iraque", precisa o texto.

Durante essa semana, os bombardeamentos destruíram, segundo o Departamento da Defesa francês, vários postos de combate, esconderijos de armas, plantas de fabrico de artefactos explosivos e de armamento pesado", bem como contribuíram "para o trabalho de preparação das batalhas para a toma de Mossul no Iraque e de Raqa na Síria".

Os caças franceses efetuaram cerca de 800 bombardeamentos na Síria e no Iraque no âmbito das suas missões contra o Estado Islâmico, integradas na coligação internacional liderada pelos Estados Unidos.

Lusa

  • Confirmada prisão dos portugueses que gravaram nome no portão de Auschwitz

    Mundo

    Dois adolescentes católicos portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa, por terem gravado os nomes na porta da entrada principal de Auschwitz-Birkenau. O tribunal de primeira instância de Oswiecim já tinha condenado os jovens e o tribunal de Cracóvia confirmou esta quarta-feira a pena aplicada.

  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.