sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

EUA apoiam operação turca contra o Daesh

Os Estados Unidos apoiam a operação militar lançada esta quarta-feira pela Turquia na Síria para repelir o Daesh da zona junto à fronteira turca, afirmou um responsável norte-americano à agência France-Presse sob condição de anonimato.

Esse apoio traduziu-se, até agora, na partilha de informações e na participação de conselheiros militares norte-americanos, mas pode incluir apoio aéreo às operações no terreno se a Turquia o pedir, explicou o responsável, que viaja com o vice-presidente Joe Biden, de visita à Turquia.

"Queremos ajudar os turcos a tirarem o ISIS da fronteira", disse o responsável, utilizando uma das designações do grupo 'jihadista'.

O exército turco, apoiado pelas forças da coligação internacional que combate os 'jihadistas', lançou antes do amanhecer a operação "Escudo do Eufrates", com aviões de combate e tropas especiais para expulsar o Estado Islâmico de Jarablos.

Uma dezena de tanques turcos entraram em território sírio, disparando contra posições detidas pelo EI na zona, segundo um repórter fotográfico da agência France-Presse (AFP).

Lusa

  • Assembleia-geral do Sporting marcada para 23 de junho
    2:57
  • Congresso do PS começa hoje na Batalha

    País

    O 22.º Congresso do PS começa hoje, na Batalha, distrito de Leiria, e durante o qual o secretário-geral, António Costa, deverá defender uma linha de continuidade estratégica, procurando, em simultâneo, projetar desafios estruturais que se colocam ao país.

  • Gonçalo Guedes: o menino franzino que jogava mais que os outros em Benavente
    8:47
  • Juiz impede acesso a informações bancárias e e-mails de António Mexia
    1:50

    País

    No inquérito crime que investiga a EDP, continua um braço de ferro entre o Ministério Público e o juiz de instrução. O magistrado voltou a negar o acesso a informações bancárias e a e-mails de António Mexia, que constavam dos processos da Operação Marquês e do universo Espírito Santo.

  • Estudo acaba com teorias da conspiração sobre a morte de Hitler

    Mundo

    Existem algumas versões sobre o desaparecimento do ditador nazi, Adolf Hitler. Há quem diga que viajou para um país da América do Sul, outros acreditam que está escondido na Antártida e há até quem vá mais longe e acredita que estaria na Lua. Mas, teorias da conspiração à parte, a história oficial diz que Hitler suicidou-se num bunker, em Berlim, Alemanha.

    SIC