sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

EUA apoiam operação turca contra o Daesh

Os Estados Unidos apoiam a operação militar lançada esta quarta-feira pela Turquia na Síria para repelir o Daesh da zona junto à fronteira turca, afirmou um responsável norte-americano à agência France-Presse sob condição de anonimato.

Esse apoio traduziu-se, até agora, na partilha de informações e na participação de conselheiros militares norte-americanos, mas pode incluir apoio aéreo às operações no terreno se a Turquia o pedir, explicou o responsável, que viaja com o vice-presidente Joe Biden, de visita à Turquia.

"Queremos ajudar os turcos a tirarem o ISIS da fronteira", disse o responsável, utilizando uma das designações do grupo 'jihadista'.

O exército turco, apoiado pelas forças da coligação internacional que combate os 'jihadistas', lançou antes do amanhecer a operação "Escudo do Eufrates", com aviões de combate e tropas especiais para expulsar o Estado Islâmico de Jarablos.

Uma dezena de tanques turcos entraram em território sírio, disparando contra posições detidas pelo EI na zona, segundo um repórter fotográfico da agência France-Presse (AFP).

Lusa

  • Reviravolta na Operação Fizz
    1:09

    País

    O juiz que vai julgar o chamado processo da Operação Fizz decidiu aceitar as denúncias de Orlando Figueira contra o presidente do Banco Atlântico e o advogado Daniel Proença de Carvalho. As acusações do principal arguido contra o banqueiro Carlos Silva e o advogado Proença de Carvalho podem trazer uma reviravolta ao processo.

  • Projeto Bairros Sem Cárie levou 300 pessoas do Seixal ao dentista
    3:08

    País

    Portugal tem dos piores indicadores de saúde oral da Europa e ir ao dentista é quase um luxo. Num país assim ganham ainda mais relevância iniciativas como o projeto Bairros Sem Cárie. 300 pessoas de bairros sociais do Seixal tiveram uma consulta de estomatologia gratuita.

  • Homem rompe a garganta ao tentar impedir espirro

    Mundo

    Impedir um espirro apertando o nariz pode causar sérias lesões. Foi o que aconteceu a um homem na Grã-Bretanha que teve de ser hospitalizado porque sofreu uma rutura na garganta ao apertar boca e nariz ao espirrar.