sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Mais de 15 mil pessoas terão sido queimadas e largadas em valas comuns pelo Daesh

Uma investigação identificou cerca de 72 locais, na Síria e no Iraque, onde o Daesh terá queimado pessoas vítimas de atrocidades e deixado os corpos em valas comuns.

De acordo com a Associated Press, mais de 15 mil pessoas terão sido vítimas de um genocídio nos territórios conquistados pelo grupo extremista.

Os dados da investigação resultam da descoberta e análise de vários documentos, mapeamentos, escavações por parte das autoridades iraquianas e pelo relato de sobreviventes que conseguiram escapar às mãos do Daesh.

Só na Síria foram encontradas cerca de 17 valas comuns comuns com centenas de corpos. Também na região montanhosa do Iraque, refúgio do povo Yazidi, foram encontrados mais de 100 corpos numa só vala.

A Associated Press estima que, no total, sejam mais de 15 mil as vítimas do Daesh.

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.