sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Três detidos por planearem atentados do Daesh na Malásia

A polícia da Malásia deteve três alegados membros do grupo extremista Daesh que planeavam atentados em locais de ócio, esquadras policiais e no templo hindu das grutas Batu, avança hoje a imprensa local.

Os três pretendiam realizar ataques com bombas e armas de fogo na noite de terça-feira, véspera do dia nacional malaio, que se celebra hoje, segundo o jornal The Star.

A unidade antiterrorismo da polícia efetuou as detenções entre sábado e segunda-feira em Kuala Lumpur e nos estados de Selangor e Pahang, no centro da península malaia.

O chefe da polícia, Khalid Abu Bakar, indicou que os detidos tinham recebido ordens de um militante do Daesh, Mohamad Wanndy Mohamad Jedi, e que após os atentados planeavam viajar para a Síria.

A polícia encontrou granadas K75, pistolas e balas com o primeiro dos detidos, de 20 anos, que conseguiu o armamento através de um intermediário que as autoridades ainda procuram.

A Malásia capturou mais de 220 extremistas desde fevereiro de 2013, enquanto 132 malaios combatem ou combatiam ao lado do Daesh em território iraquiano e sírio, de acordo com o Ministério do Interior.

Lusa

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.

  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.