sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Turquia diz que já deteve mais de 400 terroristas do Daesh

© Umit Bektas / Reuters

A Turquia deteve mais de 400 alegados terroristas estrangeiros vinculados ao Daesh desde o início deste ano, declarou esta quarta-feira o ministro do Interior turco, Efkan Ala.

O número de suspeitos jihadistas detidos pelas forças de segurança turcas no mesmo período ascende a 815 pessoas, explicou Efkan Ala às estações de televisão turcas.

As declarações do responsável surgem em resposta a críticas de responsáveis ocidentais que acusam a Turquia de, nos últimos anos, não ter tudo o que estava ao seu alcance para combater o Daesh.

Milhares de jihadistas da Europa, do Médio Oriente, de África e da Ásia têm vindo a utilizar a Turquia como porta de entrada para os territórios controlados pelo Daesh na Síria e no Iraque.

O porta-voz presidencial turco, Ibrahim Kalin, também se referiu esta quarta-feira à suposta postura permissiva da Turquia face aos jihadistas.

"Criticavam-nos por não lutar contra o Daesh e agora que estamos a combatê-los de forma ativa e efetiva também somos criticados", disse Kalin, acrescentando que a Turquia vai continuar a combater o terrorismo com ou sem o apoio do Ocidente.

Kalin assegurou que o seu país está envolvido numa luta contra três organizações terroristas: o Daesh, o grupo armado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) e a rede de seguidores do líder religioso Fethullah Gülen, que Ancara acusa de estar por detrás do golpe de Estado falhado de 15 de julho último.

Na semana passada, o exército turco lançou uma ofensiva no noroeste da Síria para expulsar o Daesh e travar a progressão das milícias curdo-sírias, que diz serem o braço armado do PKK.

Com Lusa

  • Moção de censura "dá voz à indignação de muitos portugueses"
    1:13

    País

    O CDS entregou, no gabinete do presidente da Assembleia da República, a moção de censura ao Governo. O deputado Nuno Magalhães diz que o documento é a voz de todos os portugueses que ficaram indignados com a falência dos serviços do Estado nos incêndios e acrescenta ainda que cabe agora aos partidos da esquerda avaliarem se houve falhas e se foram graves o suficiente para censurarem o Governo.

  • "Miúdos de 5 e 6 anos a perguntar: a minha casa ardeu, o meu pai está queimado?"
    4:55
  • Presidente visita zonas afetadas pelos fogos
    2:00

    País

    Numa visita inesperada, o Presidente da República esteve esta manhã em Vouzela, um dos concelhos mais atingidos pelos incêndios. Marcelo Rebelo de Sousa vai estar nos próximos dias no distrito de Viseu.

  • "Viverei com o peso na consciência até ao último dia"
    3:00
  • A fotografia que está a correr (e a impressionar) o Mundo

    Mundo

    A fotografia de uma cadela a carregar, na boca, o cadáver calcinado da cria está a comover o mundo. Entre as muitas fotografias que mostram o cenário causado pelos incêndios que devastaram a Galiza nos últimos dias, esta está a causar especial impacto. O registo é do fotógrafo Salvador Sas, da agência EFE. A imagem pode impressionar os mais sensíveis.

  • Tondela corta relações institucionais com Belenenses

    Desporto

    O Tondela anunciou esta quinta-feira o corte de relações institucionais com o Belenenses, que vai defrontar no domingo para a nona jornada da I Liga de futebol, na sequência do diferendo pelo não adiamento do jogo devido aos incêndios.

  • SC Braga recebe o Ludogorets
    2:03

    Liga Europa

    O Sporting de Braga recebe hoje o Ludogorets. Abel Ferreira destaca a capacidade física e ofensiva do adversário e quer um Braga a jogar com intensidade para vencer o atual campeão da Bulgária.