sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Turquia diz que já deteve mais de 400 terroristas do Daesh

© Umit Bektas / Reuters

A Turquia deteve mais de 400 alegados terroristas estrangeiros vinculados ao Daesh desde o início deste ano, declarou esta quarta-feira o ministro do Interior turco, Efkan Ala.

O número de suspeitos jihadistas detidos pelas forças de segurança turcas no mesmo período ascende a 815 pessoas, explicou Efkan Ala às estações de televisão turcas.

As declarações do responsável surgem em resposta a críticas de responsáveis ocidentais que acusam a Turquia de, nos últimos anos, não ter tudo o que estava ao seu alcance para combater o Daesh.

Milhares de jihadistas da Europa, do Médio Oriente, de África e da Ásia têm vindo a utilizar a Turquia como porta de entrada para os territórios controlados pelo Daesh na Síria e no Iraque.

O porta-voz presidencial turco, Ibrahim Kalin, também se referiu esta quarta-feira à suposta postura permissiva da Turquia face aos jihadistas.

"Criticavam-nos por não lutar contra o Daesh e agora que estamos a combatê-los de forma ativa e efetiva também somos criticados", disse Kalin, acrescentando que a Turquia vai continuar a combater o terrorismo com ou sem o apoio do Ocidente.

Kalin assegurou que o seu país está envolvido numa luta contra três organizações terroristas: o Daesh, o grupo armado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) e a rede de seguidores do líder religioso Fethullah Gülen, que Ancara acusa de estar por detrás do golpe de Estado falhado de 15 de julho último.

Na semana passada, o exército turco lançou uma ofensiva no noroeste da Síria para expulsar o Daesh e travar a progressão das milícias curdo-sírias, que diz serem o braço armado do PKK.

Com Lusa

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.