sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Detido mais um adolescente francês suspeito de planear ataque jihadista

Um adolescente francês de 15 anos foi detido na passada quarta-feira na zona norte da região de Paris por suspeitas de planear um ataque jihadista, divulgaram hoje fontes judiciais francesas.

O suspeito é hoje presente a um juiz especializado em casos de terrorismo para conhecer a acusação.

A detenção do adolescente aconteceu no departamento de Val d'Oise, a norte da capital francesa, indicaram as mesmas fontes, que confirmaram uma informação inicialmente avançada pela estação iTélé.

O canal de televisão revelou que este adolescente mantinha contacto, através do serviço de mensagens Telegram, com Rachid Kassim, um conhecido propagandista francês do Daesh.

Também foi apurado que o adolescente comunicava pelo menos serviço de mensagens com um outro jovem detido no passado dia 14 de setembro em Paris, também suspeito de preparar um ato de violência.

O nome de Kassim tem estado associado às várias células de jovens jihadistas que têm sido descobertas em França nos últimos meses.

Uma dessas células integrava Abdel Malik Petitjean e Adel Kermiche, dois jovens extremistas que assassinaram a 26 de julho o padre Jacques Hamel, de 84 anos, dentro de uma igreja de Saint-Etienne-du-Rouvray, na região da Normandia (norte de França).

Outros três adolescentes de 15 anos foram detidos durante as primeiras semanas de setembro em Paris e nos arredores da capital francesa.

Lusa

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC