sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Detido mais um adolescente francês suspeito de planear ataque jihadista

Um adolescente francês de 15 anos foi detido na passada quarta-feira na zona norte da região de Paris por suspeitas de planear um ataque jihadista, divulgaram hoje fontes judiciais francesas.

O suspeito é hoje presente a um juiz especializado em casos de terrorismo para conhecer a acusação.

A detenção do adolescente aconteceu no departamento de Val d'Oise, a norte da capital francesa, indicaram as mesmas fontes, que confirmaram uma informação inicialmente avançada pela estação iTélé.

O canal de televisão revelou que este adolescente mantinha contacto, através do serviço de mensagens Telegram, com Rachid Kassim, um conhecido propagandista francês do Daesh.

Também foi apurado que o adolescente comunicava pelo menos serviço de mensagens com um outro jovem detido no passado dia 14 de setembro em Paris, também suspeito de preparar um ato de violência.

O nome de Kassim tem estado associado às várias células de jovens jihadistas que têm sido descobertas em França nos últimos meses.

Uma dessas células integrava Abdel Malik Petitjean e Adel Kermiche, dois jovens extremistas que assassinaram a 26 de julho o padre Jacques Hamel, de 84 anos, dentro de uma igreja de Saint-Etienne-du-Rouvray, na região da Normandia (norte de França).

Outros três adolescentes de 15 anos foram detidos durante as primeiras semanas de setembro em Paris e nos arredores da capital francesa.

Lusa

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efetivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21
  • Antigos quadros da Facebook declaram-se preocupados com efeitos da rede social

    Mundo

    Alguns dos antigos quadros da empresa Facebook estão a começar a exprimir sérias dúvidas sobre a rede social que ajudaram a criar, foi noticiado. A Facebook explora "uma vulnerabilidade na psicologia humana" para criar dependência entre os seus utilizadores, afirmou o primeiro presidente da empresa, Sean Parker, num fórum público.