sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Daesh reivindica ataque contra xiitas em Cabul

O Daesh reivindicou esta quarta-feira um dos atentados perpetrados na terça-feira à noite em Cabul e que mataram pelo menos 17 peregrinos que celebravam a Ashura, a mais importante festa do calendário xiita.

"O Estado Islâmico da província de Khorasan reivindica o ataque contra peregrinos xiitas na mesquita de Karte Sakhi, em Cabul, no dia da Ashura", declarou o grupo num comunicado detetado pelo portal da Internet especializado em monitorizar redes radicais "SITE Intelligence Group".

O texto refere que "o combatente Ali Jan" devastou o local do atentado "com uma arma automática e granadas, antes de ativar o seu colete de explosivos".

O balanço do ataque referido no texto é de 14 mortos, inferior aos 17 contabilizados pelo Ministério do Interior afegão. O texto não faz qualquer referência, por outro lado, a um segundo ataque perpetrado simultaneamente numa outra mesquita xiita da capital do Afeganistão.

Segundo o porta-voz do Ministério do Interior, Sediq Sediqqi, o primeiro ataque foi perpetrado por "um atacante vestido como um militar que abriu fogo" sobre os peregrinos. "No mesmo momento, um segundo homem entrou numa mesquita próxima, em Karte Char, e fez reféns".

Em ambos os casos, os atacantes foram "abatidos pelas forças especiais", disse o porta-voz.

Lusa

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    Um sismo abalou esta manhã o centro de Itália, incluindo a capital, Roma, e outras localidades atingidas por uma série de tremores o ano passado. De acordo com a Reuters, o sismo teve uma magnitude de 5.7.

    Em desenvolvimento

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • Acordo de concertação social assinado por todos os parceiros

    Economia

    Está assinado o acordo da Concertação Social que estipula a descida da TSU para as empresas como contrapartida do aumento do salário mínimo. Ao contrário do que é habitual, o momento não foi assinalado na sede do Conselho Económico e Social (CES), mas as assinaturas foram divulgadas no Twitter.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".