Estima-se que 100.000 pessoas fujam da ofensiva contra Mossul
17.10.2016 15h31
O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) alertou hoje que estima que até 100.000 pessoas poderão fugir da ofensiva contra a cidade iraquiana de Mossul.
O governo iraquiano anunciou na noite de domingo o lançamento da prevista operação militar para libertar Mossul do grupo extremista Estado Islâmico, prometendo restabelecer a estabilidade na segunda cidade mais importante do Iraque, nas mãos dos jihadistas há mais de dois anos.
Perante a expectativa de que milhares de pessoas fugirão da ofensiva, o ACNUR prepara-se há meses para acolher os deslocados em 11 campos, alguns dos quais estão prontos, outros estão quase e outros ainda se encontram na fase de planificação, dado a ONU não dispor de terreno para os construir.
A ofensiva lançada hoje faz temer um desastre humanitário e o secretário-geral adjunto da ONU para os Assuntos Humanitários, Stephen O'Brien, declarou-se "extremamente preocupado" com os cerca de 1,5 milhões de pessoas que ainda vivem em Mossul.
"As famílias estão expostas ao risco extremo de serem apanhadas em fogo cruzado ou como alvo de atiradores furtivos", alertou.
Temendo pelo destino de 500.000 crianças, a organização não-governamental Save the Children exortou os beligerantes a "abrirem corredores seguros" para que os civis possam fugir e não fiquem presos "sob as bombas, numa cidade cheia de minas e explosivos, com falta de alimentos e cuidados médicos".
Lusa
Relacionados
- 1:57
Começou a batalha pela reconquista de Mossul
A cidade de Mossul está sob controlo do Daesh desde 2014 mas as forças leais ao Governo, com o apoio de milhares de combatentes curdos, esperam derrotar os rebeldes e recuperar a região. A batalha pode demorar semanas, até mesmo meses.
-
Cerco a Mossul
Começaram as operações para reconquistar a cidade iraquiana de Mossul, sob o domínio do Daesh há dois anos. Há cerca de 25 mil militares envolvidos.
-
Combatentes curdos participam na ofensiva iraquiana contra Mossul
Milhares de combatentes curdos (peshmerga) estão a tomar posições em localidades no leste de Mossul enquadrados na operação militar iraquiana contra o grupo radical Daesh, que controla a região.
-
ONU preocupada com 1,5 milhões de civis na cidade iraquiana de Mossul
As Nações Unidas manifestaram no domingo com a segurança da população de Mossul, onde estão 1,5 milhões de civis, na sequência do anúncio da operação de reconquista da cidade iraquiana ao grupo terrorista Daesh.
Na Homepage
- 0:38
- 4:00
Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.
Exclusivo SIC
24.04.2018 às 21h14
- 1:20
"O ministro não escondeu nem tapou"
Pedro Santana Lopes falou pela primeira vez sobre a auditoria feita à Santa Casa no período em que foi provedor. Esta terça-feira, na SIC Notícias, Santana Lopes desvalorizou as irregularidades e defendeu o ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Vieira da Silva.
24.04.2018 às 23h51
-
Polícia de Toronto revela mensagens no Facebook de autor do atropelamento
A polícia de Toronto revelou esta terça-feira que Alex Minassian, acusado da morte de 10 pessoas e da tentativa de homicídio de 13 outras no atropelamento de segunda-feira, colocou mensagens "encriptadas" no Facebook, minutos antes do incidente.
24.04.2018 às 21h25
-
A cumplicidade de Macron e Trump
O Presidente francês Emmanuel Macron começou na segunda-feira uma visita de Estado de três aos Estados Unidos da América, onde se encontrou com Donald Trump. Acompanhados pelas primeiras-damas, Melania Trump e Brigitte Macron, os líderes visitaram monumentos e assistiram a paradas militares. Com o Irão o protecionismo norte-americano em pano de fundo, Macron e Trump tiveram tempo ainda para um jantar formal e para plantar uma árvore nos jardins da Casa Branca.
24.04.2018 às 20h09
-
Oxlade-Chamberlain terá sofrido lesão "muito grave"
O médio inglês Alex Oxlade-Chamberlain terá sofrido uma lesão "muito grave" na vitória do Liverpool sobre a Roma (5-2), na Liga dos Campeões de futebol, disse o treinador dos 'reds', Jurgen Klopp. "É provavelmente uma lesão muito grave. Essas são as más notícias para nós. O plantel não se torna maior neste momento, pelo que vamos de ter de ser criativo nos próximos encontros", afirmou o alemão.
24.04.2018 às 22h56
- 6:24
-
Bombeiros acusam comandante da Proteção Civil de ser incompentente
O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses acusou esta no parlamento o comandante nacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), António Paixão, de ser "prepotente e incompetente" para o lugar que ocupa.
24.04.2018 às 22h37
- 15:09
- 1:23
Governo promete melhorar condições de 26 mil famílias
O ministro do Ambiente explicou esta terça-feira, no Parlamento, as novas medidas para a habitação: reduzir os impostos para arrendamentos longos, melhorar as condições de 26 mil famílias e introduzir o arrendamento vitalício para maiores de 65 anos. Este é um investimento que vai chegar aos 1700 milhões de euros.
24.04.2018 às 21h33
- 1:31
-
Peixe-galo e batatas rosti, qual o cardápio do encontro entre os líderes das Coreias?
O menu do encontro entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, já foi dado a conhecer esta terça-feira. Através do site oficial do Governo, Seul anunciou um cardápio com vários pratos típicos da Península da Coreia, como dumplings ao vapor, arroz cultivado na Coreia, carne grelhada, salada fria com polvo, peixe-galo, batatas rosti e sopa fria.
24.04.2018 às 18h41
-
Carta de Wagner contra os judeus leiloada em Jerusalém por 42 mil dólares
Uma carta do compositor Richard Wagner dirigida a um intelectual francês, prevenindo-o para "a influência" judaica na cultura, foi esta terça-feira vendida em leilão, em Jerusalém, por cerca de 42 mil dólares (34 mil euros).
24.04.2018 às 22h30
- 1:17