sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Escudos humanos em Mossul

© Thaier Al-Sudani / Reuters

A denúncia é feita pelos EUA e corroborada por habitantes da cidade iraquiana: o Daesh está a usar civis como escudos humanos contra a ofensiva das forças iraquianas e curdas.

De acordo com a Reuters, vários habitantes de Mossul contatados por telefone confirmam a estratégia do autoproclamado Estado Islâmico em resposta à operação para reconquistar a cidade.

Há ainda indicação de que o líder do grupo terrorista islâmico ainda esteja em Mossul.

Os Estados Unidos vieram dizer entretanto que acreditam que o Daesh use armas nucleares para fazer frente à ofensiva, uma vez que têm recolhido várias vezes do terreno provas de testes.

Esta madrugada foram divulgadas imagens de satélite do local dos combates. As forças iraquianas e curdas acreditam ter tomado cerca de 20 aldeias até agora.

Ao mesmo tempo, as organizações humanitárias internacionais tentam preparar-se para uma eventual fuga de refugiados. O relato de Henrique Cymerman, correspondente da SIC no Médio Oriente:

  • Oceanário de Lisboa dá formação sobre impacto da acumulação de plásticos nos oceanos
    2:37
  • Trump e Netanyahu discutiram "ameaças que o Irão coloca"

    Mundo

    O novo Presidente norte-americano, Donald Trump, e o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, debateram "as ameaças que o Irão coloca" e concordaram que a paz israelo-palestiniana só pode ser "negociada diretamente", anunciou este domingo a Casa Branca.