sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Escudos humanos em Mossul

© Thaier Al-Sudani / Reuters

A denúncia é feita pelos EUA e corroborada por habitantes da cidade iraquiana: o Daesh está a usar civis como escudos humanos contra a ofensiva das forças iraquianas e curdas.

De acordo com a Reuters, vários habitantes de Mossul contatados por telefone confirmam a estratégia do autoproclamado Estado Islâmico em resposta à operação para reconquistar a cidade.

Há ainda indicação de que o líder do grupo terrorista islâmico ainda esteja em Mossul.

Os Estados Unidos vieram dizer entretanto que acreditam que o Daesh use armas nucleares para fazer frente à ofensiva, uma vez que têm recolhido várias vezes do terreno provas de testes.

Esta madrugada foram divulgadas imagens de satélite do local dos combates. As forças iraquianas e curdas acreditam ter tomado cerca de 20 aldeias até agora.

Ao mesmo tempo, as organizações humanitárias internacionais tentam preparar-se para uma eventual fuga de refugiados. O relato de Henrique Cymerman, correspondente da SIC no Médio Oriente:

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

    Em desenvolvimento

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.