sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Escudos humanos em Mossul

© Thaier Al-Sudani / Reuters

A denúncia é feita pelos EUA e corroborada por habitantes da cidade iraquiana: o Daesh está a usar civis como escudos humanos contra a ofensiva das forças iraquianas e curdas.

De acordo com a Reuters, vários habitantes de Mossul contatados por telefone confirmam a estratégia do autoproclamado Estado Islâmico em resposta à operação para reconquistar a cidade.

Há ainda indicação de que o líder do grupo terrorista islâmico ainda esteja em Mossul.

Os Estados Unidos vieram dizer entretanto que acreditam que o Daesh use armas nucleares para fazer frente à ofensiva, uma vez que têm recolhido várias vezes do terreno provas de testes.

Esta madrugada foram divulgadas imagens de satélite do local dos combates. As forças iraquianas e curdas acreditam ter tomado cerca de 20 aldeias até agora.

Ao mesmo tempo, as organizações humanitárias internacionais tentam preparar-se para uma eventual fuga de refugiados. O relato de Henrique Cymerman, correspondente da SIC no Médio Oriente:

  • Uma viagem pela Estrada Nacional 236
    2:52
  • A reconstrução depois da tragédia de Pedrógão
    2:43
  • Marcelo reúne-se na quarta-feira com Putin

    País

    O Presidente da República reúne-se na quarta-feira, em Moscovo, com o líder russo, Vladimir Putin, informou este domingo a Presidência. Marcelo Rebelo de Sousa estará na capital da Federação Russa para assistir ao jogo da seleção portuguesa na fase final do Mundial de Futebol com a equipa de Marrocos

  • Novo busto de Ronaldo foi pedido pelo Museu CR7
    2:07
  • Grécia e Macedónia assinam acordo histórico
    2:02

    Mundo

    A Grécia e a Macedónia assinaram um acordo histórico para mudar o nome da antiga República Jugoslava para República da Macedónia do Norte. Em causa está um problema diplomático entre os dois países que dificultou os planos da Macedónia em aderir à União Europeia e às Nações Unidas.