sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Autoridades espanholas detêm alegado recrutador de combatentes para o Daesh

O escalar da ofensiva em Raqqa: A cidade síria continua a ser a "capital" do Daesh. O grupo extremista está a sofrer uma dupla ofensiva na Síria e no Iraque com os curdos a conquistarem a maior população a norte de Mossul e uma aliança árabe-curda a iniciar o ataque a Raqqa. Durante a campanha de Trump, o Presidente eleito prometeu um plano secreto para acabar com o Daesh e é durante 2017 que o mundo vai descobrir até que ponto este plano vai resultar.

© Rodi Said / Reuters

A polícia espanhola deteve em San Sebastián um marroquino que alegadamente liderava uma célula que recrutava combatentes para enviar para a Síria ou Iraque, onde se juntariam ao Daesh, e que poderiam voltar à Europa para cometer atentados.

A célula extremista era composta por outros dois membros, além do detido, que após regressarem das zonas de conflito na Síria e no Iraque com intenção de cometerem atentados na Europa, foram detidos no passado mês de novembro em Marrocos e em França, informou o Ministério do Interior em comunicado.


Ambos seguiam instruções concretas e específicas do Estado Islâmico enquanto o detido em San Sebastián dirigia e controlava uma célula em Espanha.


Esta nova operação, que contou com a colaboração do Centro Nacional de Inteligência de Espanha e a Direção de Vigilância do Território de Marrocos, faz parte da estratégia de neutralização das ameaças recentemente difundidas pelo Estado Islâmico.


Desde 2015, quando o Ministério do Interior elevou para 4 o nível de alerta antiterrorista, as Forças e Corpos de Segurança detiveram 181 extremistas.

Lusa

  • Novo dia de protestos contra expropriações na ilha do Farol
    2:30

    País

    A sociedade Polis Ria Formosa concluiu a tomada de posse das construções identificadas como ilegais na ilha do Farol, na Ria Formosa, em Faro. No segundo dia da operação, sob fortes protestos da população, os técnicos da Polis, escoltados pela Polícia Marítima, expropriaram hoje mais 18 construções.

  • Cunhado do Rei de Espanha em liberdade sem caução

    Mundo

    Inaki Urdangarin vai mesmo aguardar o desenrolar do recurso em liberdade na Suíça, onde o marido da Infanta Cristina tem residência oficial e onde terá de se apresentar às autoridades uma vez por mês, para além de estar obrigado a comunicar qualquer deslocação fora da Europa. De fora fica ainda o pagamento da caução de 200 mil euros pedida pelo Ministério Público espanhol.

  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • "Isto é uma mentira e tem carimbo de Estado"
    2:12

    Opinião

    O preço das botijas de gás em Portugal duplicou nos últimos 15 anos. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite, da SIC, onde explicou este aumento, lembrando que a classe política prometeu que se houvesse mais empresas a operar no mercado, os preços desciam. Contudo, José Gomes Ferreira diz que "isto é uma mentira e tem carimbo de Estado". O Diretor-Adjunto de Informação SIC explicou que como o mercado é livre, os operadores vendem aos preços mais altos que podem, deste modo os preços não variam muito entre uns e outros.

    José Gomes Ferreira