sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Bastião do Daesh perto de Raqa foi palco de violentos combates

(Arquivo)

© Rodi Said / Reuters

Violentos combates decorreram esta quarta-feira entre forças que lutam contra os jihadistas e combatentes do Daesh a 20 quilómetros de Raqa, principal bastião daquele grupo radical na Síria, segundo um correspondente da agência AFP.

Desde que foi anunciada, no sábado passado, uma nova fase na ofensiva para conquistar a cidade, as Forças Democráticas Sírias, uma aliança de combatentes árabes e curdos apoiada pela coligação militar internacional liderada pelos Estados Unidos, tentam quebrar as defesas do Daesh a norte e nordeste de Raqa.

O correspondente da AFP em Bir Fawwaz, a 20 quilómetros de Raqa, deu conta de combates durante todo o dia e de disparos contra as posições do grupo 'jihadista' na aldeia vizinha de Maayzila.

"Estão a ser travados duros combates desde hoje de manhã. Muitos combatentes do Daesh estão entrincheirados em Maayzila", indicou um comandante no terreno, Ararat Kojer.

Desde o lançamento desta nova ofensiva, as Forças Democráticas assumiram o controlo de 12 aldeias da região.

"O avanço tem sido lento, dado que o Daesh oferece forte resistência e minou os arredores de várias povoações", disse Rami Abdel Rahmane, diretor do Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

A ofensiva para conquistar Raqa foi lançada a 06 de novembro do ano passado.

Lusa

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.