sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Daesh reivindica ataque no Serviço Federal de Segurança russo

Reuters TV

O grupo extremista Daesh reivindicou o ataque que causou esta sexta-feira duas mortes nas instalações do Serviço Federal de Segurança (FSB) em Kharabovsk, no extremo oriente russo.

De acordo com o centro americano de fiscalização das páginas da 'internet' do Daesh, "Site", o órgão de propaganda do grupo extremista, "Amaq", publicou um pequeno texto em árabe na rede social "Telegram" no qual faz referência a uma "fonte de segurança" que reivindicou o ataque.

No texto traduzido para inglês pelo "Site", a mesma fonte disse que o ataque provocou três mortos e alguns feridos.

O FSB russo explicou que um invasor entrou nas instalações do Serviço, às 17:02 locais (08:02 em Portugal), antes de matar um agente do Serviço e um visitante e ferir outro.

"O agressor foi eliminado", disse o FSB em comunicado.

"A identidade do criminoso foi estabelecida, é um habitante da região de Khabarovsk, que nasceu em 1999. As informações apontam para que pertença a um grupo neonazi", disse o FSB noutro comunicado, citado pelas agências noticiosas russas.

O tiroteio aconteceu um dia depois de um ataque nos Campos Elísios, em Paris, durante o qual um polícia foi morto e três pessoas ficaram feridas, incluindo dois polícias, e que foi reivindicado pelo Daesh.

Lusa

  • Os efeitos dos incêndios na natureza
    2:46

    País

    Cheias frequentes, erosão dos solos e contaminação dos rios e albufeiras são as previsões unânimes da comunidade científica para os próximos tempos, na sequência dos incêndios florestais. À SIC, o hidrobiólogo Adriano Bordalo Sá e o investigador de recursos florestais Rui Cortes alertam: é necessário começar a tratar da terra queimada o mais rapidamente possível.

  • Número de vítimas mortais dos incêndios sobe para 45

    País

    Uma pessoa que estava internada no Hospital da Prelada, Porto, na sequência dos incêndios do dia 15 nas regiões Centro e Norte, morreu hoje, anunciou a unidade hospitalar, subindo assim para 45 o número de vítimas mortais daqueles fogos.

  • "Eu confiava no BES e dizia aos meus amigos para porem lá o dinheiro"
    0:37
  • Achado inédito encontrado na nau de Vasco da Gama naufragada em Omã

    Mundo

    Uma equipa de investigadores afirma ter encontrado, ao largo da costa de Omã, o mais antigo instrumento de navegação alguma vez descoberto. O achado arqueológico é um astrolábio e terá sido localizado no meio do que resta da nau Esmeralda, da frota de Vasco da Gama, naufragada no Oceano Índico em 1503.

    SIC

  • Eurodeputados homenageiam vítimas dos fogos
    1:38

    País

    A União Europeia vai doar os 50 mil euros do prémio Princesa das Astúrias às populações afetadas pelos incêndios em Portugal e Espanha. A Comissão Europeia continua a avaliar o pedido ao Fundo Europeu de Solidariedade, mas o pedido deverá ainda ser atualizado para incluir os prejuízos causados pelos incêndios da semana passada.