Detidos três elementos do Daesh na Catalunha e em Tânger
08.05.2017 19h09
O Ministério do Interior de Espanha anunciou esta segunda-feira que as polícias espanhola e marroquina detiveram três alegados membros do grupo extremista Daesh, por atividades de recrutamento de seguidores e por incitarem à realização de ataques jihadistas.
Em comunicado, o ministério espanhol explicou que os três suspeitos recrutavam elementos novos para o Daesh, divulgavam propaganda jihadista e divulgavam mensagens na Internet a encorajar ataques terroristas.
Os três suspeitos, acrescentou o governo espanhol, tinham ligações a altos cargos do Daesh na Síria e no Iraque e planeavam viajar para estes países para se juntarem aos combates.
Dois cidadãos marroquinos foram detidos nas cidades de Salou e Badalona (Catalunha, nordeste de Espanha).
Um terceiro membro da célula foi detido na cidade portuária marroquina de Tânger (norte).
Os detidos também mantinham contacto com outros jihadistas a cumprir pena de prisão em em Espanha.
Espanha elevou o nível de alerta terrorista para quatro (um abaixo do máximo) em junho de 2015.
Desde essa altura, as autoridades espanholas já detiveram 162 alegados jihadistas.
Lusa
Relacionados
-
Pelo menos 24 mortos no primeiro dia da criação de zonas seguras na Síria
Pelo menos 24 pessoas morreram na Síria no sábado em combates entre o exército e fações rebeldes e islamitas na província de Hama, no primeiro dia de aplicação do acordo de zonas seguras, afirmaram este domingo ativistas.
-
Forças iraquianas tentam recuperar Mossul
As forças iraquianas estão a avançar na zona histórica de Mossul, no Iraque, para recuperar a cidade do controlo do Daesh. Os Estados Unidos estão a fornecer apoio aéreo e terrestre, fundamental para a ofensiva. De acordo com o general e porta-voz do comando de operações, as forças iraquianas estão a fazer um avanço firme e os combatentes do Daesh já recuaram. A derrota do grupo jihadista em Mossul não significará o seu fim, uma vez que continuam a controlar vastas áreas do território iraquiano.
-
Tradutora do FBI casou em segredo com militante do Daesh
A história foi divulgada pela CNN e está a gerar polémica: o FBI confirmou que uma das tradutoras da agência norte-americana viajou para a Síria e casou em segredo com um militante do grupo terrorista Daesh que estava a investigar.
-
Pelo menos 40 mortos em ataque do Daesh na Síria
Cerca de 40 pessoas morreram esta terça-feira num ataque surpresa do Daesh perto de um campo de refugiados no nordeste da Síria, anunciou a organização não-governamental Observatório Sírio dos Direitos Humanos.
Na Homepage
- 1:42
-
As primeiras fotos do bebé real
O filho de William e Kate nasceu esta segunda-feira e as primeiras imagens já começaram a surgir. Ainda sem nome, o recém-nascido foi mostrado ao mundo numa veste branca, à saída do Hospital St. Mary, em Londres, onde milhares de pessoas esperaram muitas horas para conhecer o mais recente membro da família real. Também os irmãos, George e Charlotte, estiveram na maternidade para conhecer o irmão mais novo.
- 2:25
Governo quer baixar o IRS dos arrendamentos a mais de 10 anos
O Governo propõe baixar de 28% para 14% o IRS dos arrendamentos para contratos a mais de 10 anos. Esta foi a principal medida de um novo pacote legislativo para a habitação, anunciado esta segunda-feira pelo primeiro-ministro.
23.04.2018 às 20h23
- 0:57
Marcelo defende debate alargado sobre saúde
O Presidente da República defende que um debate profundo sobre o futuro da saúde deve envolver todos os intervenientes políticos. Para Marcelo Rebelo de Sousa quanto mais partidos estiverem envolvidos na discussão, melhor.
23.04.2018 às 18h47
- 1:16
Governo apresenta medidas que privilegiam arrendamento e reabilitação
O Governo apresentou esta tarde um novo pacote de medidas para a habitação. Trata-se de uma visão que privilegia o arrendamento e a reabilitação como formas de garantir o acesso a todas as famílias a uma habitação adequada. O primeiro-ministro diz que é preciso segurança nos contratos de arrendamento e avança por isso como uma proposta de benefícios.
23.04.2018 às 17h12
- 1:11
Salah Abdeslam e cúmplice condenados a 20 anos por tentativa de assassínio de cariz terrorista
O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo, que remete para o momento em que foi detido em Bruxelas, em março de 2016. Salah Abdeslam e um cúmplice foram considerados culpados de tentativa de assassínio de cariz terrorista pela participação numa troca de tiros com a polícia belga da qual resultaram três agentes feridos.
23.04.2018 às 14h20
- 3:00
A emoção dos adeptos e jogadores na despedida a Júlio César
O guarda-redes Júlio César despediu-se ontem dos relvados. A carreira do jogador terminou com uma enorme ovação, no emblemático estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.
23.04.2018 às 17h52
-
Beyoncé e a irmã caem no Coachella e o vídeo torna-se viral
Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.
23.04.2018 às 19h40
-
Acusação pede prisão perpétua para inventor dinamarquês que matou jornalista
O Ministério Público da Dinamarca pediu esta segunda-feira prisão perpétua para Peter Madsen, julgado por tortura, homicídio e profanação de cadáver da jornalista sueca Kim Wall, em agosto de 2017, a bordo do submarino que construiu.
23.04.2018 às 18h21
-
Dois sismos de 6,2 e 5,4 na escala de Richter sentidos no centro da Colômbia
23.04.2018 às 18h53
-
-
PR angolano exonerou 22 altos responsáveis no Estado-Maior e Forças Armadas
23.04.2018 às 16h58
-
-
Clube de striptease aceita substituir cartaz à beira de autoestrada nos EUA
23.04.2018 às 18h51
-
-
Itália concede nacionalidade a bebé britânico para continuar tratamentos em Roma
O Governo de Itália concedeu esta segunda-feira a nacionalidade ao bebé britânico Alfie Evans, com uma doença cerebral degenerativa, para que a criança, que a Justiça do Reino Unido pretende desligar do suporte artificial de vida, continue tratamentos em Roma.
23.04.2018 às 19h55
-
Autoridades não deixaram eleitora recensear-se em Maputo por usar roupas curtas
O Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE) de Moçambique avisou esta segunda-feira as brigadas de recenseamento que quem veste roupas curtas não pode ficar por registar, tal como pelo menos uma pessoa denunciou.
23.04.2018 às 18h43
-
Aldeões encontram três ursos bebés a vaguear no sul da Bulgária
Três ursos bebés, descobertos a vaguear nas montanhas de Rhodopes, no sul da Bulgária, foram encontrados por aldeões, que os entregaram à associação de bem-estar animal Vier Pfoten.
23.04.2018 às 18h46