sicnot

Perfil

Eleições em Espanha

Eleições em Espanha

Eleições em Espanha

Eleitores do Podemos e do PP mais decididos quanto a possíveis acordos

As eleições espanholas do próximo domingo vão culminar em acordos entre os partidos, por falta de maioria absoluta, e os eleitores do Podemos e do PP são os mais convictos quanto a eventuais parceiros: PSOE e Ciudadanos.

Pablo Iglesias, líder do Podemos.

Pablo Iglesias, líder do Podemos.

© Heino Kalis / Reuters

De acordo com uma sondagem da Sigma Dos para o diário El Mundo, na votação do próximo domingo o PP (de Mariano Rajoy) poderá obter entre 114 e 119 deputados (27,2% dos votos).

Este resultado (muito longe da maioria absoluta, que se atinge aos 176 deputados) obriga Rajoy a fazer acordos pós eleitorais para o governo e para a sua investidura (o presidente do Governo é eleito pelos deputados após o parlamento ser constituído).

Os três partidos seguintes - PSOE, Ciudadanos e Podemos - surgem separados por apenas dois pontos percentuais. Os socialistas de Pedro Sánchez registam 20,3% das intenções de voto (entre 76 e 81 deputados), enquanto o estreante Ciudadanos, de Albert Rivera, surge logo a seguir, com 19,6% (entre 62 e 69 deputados).

No entanto, o C's regista uma descida de 3,4 pontos percentuais face à mesma sondagem de Novembro. Em sentido contrário - ou seja, em recuperação - está o Podemos de Pablo Iglesias. A formação da cor violeta regista agora 18,4% das intenções de voto (o suficiente para 56 a 60 deputados, contando com os movimentos En Comú Podem, En Marea e Compromís-Podemos).

Com este cenário, o jornal perguntou aos inquiridos "Que coligação de governo prefere?".

Entre os votantes do PP, 72,3% preferem um acordo com o Ciudadanos de Albert Rivera (centro-direita). Já entre os votantes do Ciudadanos apenas 52,6% escolheriam o PP.

Quanto à possibilidade de uma coligação à esquerda, os votantes do Podemos estão mais decididos a apoiar o PSOE do que o contrário. Entre os apoiantes de Pablo Iglesias, 72,4% vêm com bons olhos uma união com os socialistas, mas apenas 37,7% dos militantes e apoiantes de Pedro Sánchez defendem esse solução. Pelo contrário, 34,5% defendem um acordo, mas com o centro-direita do Ciudadanos.

Quanto à sempre falada "grande coligação" entre PP e PSOE, quase ninguém a defende (9,1% dos apoiantes do PP e 6,7% entre os do PSOE).

O jornal também perguntou sobre se os votantes achariam bem que o Ciudadanos pedisse o afastamento de Mariano Rajoy como "moeda de troca" para que o partido apoiasse o PP num futuro governo.

Cerca de 46% dos apoiantes do PP responderam "sim", contra os 68,1% dos votantes do Ciudadanos.

A sondagem da Sigma Dos - que incluiu 8.350 entrevistas feitas entre 1 e 9 de dezembro - tem uma margem de erro de 1,3% e um nível de confiança de 95,5%.

Lusa

  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Mariana Mortágua acusa Governo anterior de deixar escapar milhões para offshores
    1:39

    Opinião

    Mariana Mortágua e Adolfo Mesquita estiveram na Edição da Noite da SIC Notícias para mais um Esquerda Direita. Mariana Mortágua acusou o Governo anterior de, por opção ou negligência, ter deixado escapar 10 mil milhões de euros para offshores. Já Adolfo Mesquita Nunes, do CDS-PP, desvalorizou o assunto afirmando que serve apenas para desviar as atenções da questão da Caixa Geral de Depósitos

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.