sicnot

Perfil

Eleições em Espanha

Eleições em Espanha

Eleições em Espanha

Eleitores do Podemos e do PP mais decididos quanto a possíveis acordos

As eleições espanholas do próximo domingo vão culminar em acordos entre os partidos, por falta de maioria absoluta, e os eleitores do Podemos e do PP são os mais convictos quanto a eventuais parceiros: PSOE e Ciudadanos.

Pablo Iglesias, líder do Podemos.

Pablo Iglesias, líder do Podemos.

© Heino Kalis / Reuters

De acordo com uma sondagem da Sigma Dos para o diário El Mundo, na votação do próximo domingo o PP (de Mariano Rajoy) poderá obter entre 114 e 119 deputados (27,2% dos votos).

Este resultado (muito longe da maioria absoluta, que se atinge aos 176 deputados) obriga Rajoy a fazer acordos pós eleitorais para o governo e para a sua investidura (o presidente do Governo é eleito pelos deputados após o parlamento ser constituído).

Os três partidos seguintes - PSOE, Ciudadanos e Podemos - surgem separados por apenas dois pontos percentuais. Os socialistas de Pedro Sánchez registam 20,3% das intenções de voto (entre 76 e 81 deputados), enquanto o estreante Ciudadanos, de Albert Rivera, surge logo a seguir, com 19,6% (entre 62 e 69 deputados).

No entanto, o C's regista uma descida de 3,4 pontos percentuais face à mesma sondagem de Novembro. Em sentido contrário - ou seja, em recuperação - está o Podemos de Pablo Iglesias. A formação da cor violeta regista agora 18,4% das intenções de voto (o suficiente para 56 a 60 deputados, contando com os movimentos En Comú Podem, En Marea e Compromís-Podemos).

Com este cenário, o jornal perguntou aos inquiridos "Que coligação de governo prefere?".

Entre os votantes do PP, 72,3% preferem um acordo com o Ciudadanos de Albert Rivera (centro-direita). Já entre os votantes do Ciudadanos apenas 52,6% escolheriam o PP.

Quanto à possibilidade de uma coligação à esquerda, os votantes do Podemos estão mais decididos a apoiar o PSOE do que o contrário. Entre os apoiantes de Pablo Iglesias, 72,4% vêm com bons olhos uma união com os socialistas, mas apenas 37,7% dos militantes e apoiantes de Pedro Sánchez defendem esse solução. Pelo contrário, 34,5% defendem um acordo, mas com o centro-direita do Ciudadanos.

Quanto à sempre falada "grande coligação" entre PP e PSOE, quase ninguém a defende (9,1% dos apoiantes do PP e 6,7% entre os do PSOE).

O jornal também perguntou sobre se os votantes achariam bem que o Ciudadanos pedisse o afastamento de Mariano Rajoy como "moeda de troca" para que o partido apoiasse o PP num futuro governo.

Cerca de 46% dos apoiantes do PP responderam "sim", contra os 68,1% dos votantes do Ciudadanos.

A sondagem da Sigma Dos - que incluiu 8.350 entrevistas feitas entre 1 e 9 de dezembro - tem uma margem de erro de 1,3% e um nível de confiança de 95,5%.

Lusa

  • Ministro garante segurança nas escolas com uso de poliuretano
    0:52

    País

    O ministro da Educação garante que as escolas estão em segurança e que não há perigo com um material como o poliuretano. Tiago Brandão Rodrigues respondia, esta quarta-feira, a uma pergunta dos Verdes sobre a substituição de amianto nas escolas.

  • Estoril garante que estrutura da bancada não está em causa
    2:23

    Desporto

    O Laboratório Nacional de Engenharia Civil deverá emitir esta quinta-feira um parecer preliminar sobre a bancada norte do estádio do Estoril-Praia. O clube garante que a estrutura não está em causa e que, tal como a câmara de Cascais, aguarda por conclusões para uma edificação feita no vale da Amoreira.

  • "Quem me dera que a bancada do Estoril fosse com o c......"

    Desporto

    Depois da polémica no jogo entre Estoril-Praia e FC Porto, um cântico polémico da claque do Sporting sobre a bancada do estádio António Coimbra da Mota que obrigou à interrupção do jogo da passada segunda-feira. Tudo aconteceu durante um jogo do campeonato de hóquei em patins entre leões e dragões.

  • Ronaldo estará mesmo de saída do Real Madrid
    2:01
  • Várias alternativas para vender a sua casa
    8:58
  • Encontradas 86 pedras preciosas numa casa em Albufeira
    0:48
  • Registada em vídeo explosão de meteoro nos EUA
    0:42
  • "A Rússia não nos ajuda nada na Coreia do Norte"

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, condenou esta quarta-feira a postura da Rússia sobre a situação da Coreia do Norte, afirmando que o país está a minar os esforços internacionais em curso para isolar o regime de Kim Jong-Un.

  • Polícia descobre arte de esconder 750 quilos de droga em ananases
    2:25
  • Moscovo só teve seis minutos de luz solar em dezembro

    Mundo

    Os portugueses estão tão habituados ao sol, que nunca imaginariam passar um mês inteiro sem ele. O fenómeno aconteceu na capital russa. Moscovo bateu o recorde em dezembro, quando passou o mês inteiro sem luz solar direta. As pessoas de Moscovo viram o sol apenas durante seis minutos e a espreitar timidamente por entre as nuvens.

  • A maior lua de Saturno tem nível do mar tal como a Terra

    Mundo

    Titã, a maior lua de Saturno, tem uma altura média da superfície do mar, tal como a Terra, revela um estudo divulgado esta quarta-feira, que se baseia em observações feitas pela sonda norte-americana Cassini, cuja missão terminou em setembro.