sicnot

Perfil

Eleições em Espanha

Eleições em Espanha

Eleições em Espanha

Rajoy vai tentar formar governo "estável" com apoio parlamentar

O presidente do Governo espanhol assegurou hoje que "vai tentar formar governo" porque ganhou as eleições, acrescentando que vai tentar negociar um executivo "estável" com apoio parlamentar.

Reuters

Reuters

© Marcelo del Pozo / Reuters

"Vou tentar formar governo e penso que Espanha precisa de um governo estável", com "o objetivo único de defender os interesses de todos os espanhóis", disse Mariano Rajoy.

"Voltamos a ganhar as eleições, tivemos mais de 30 assentos de diferença para a segunda força e quem ganha as eleições deve tentar formar governo", sublinhou.

O PP, de Mariano Rajoy, venceu domingo, com 123 deputados, as eleições em Espanha, que ditaram o fim do bipartidarismo, mas sem a maioria para formar governo, o que obrigará a negociações.

Dois dos vitoriosos da noite eleitoral são os partidos emergentes, o Podemos, de Pablo Iglesias, à esquerda, com 69 deputados, e o Ciudadanos, de Alberto Rivera, com 40 deputados.

O outro partido histórico da democracia espanhola, o PSOE, de Pedro Sanchez, foi o segundo mais votado, mas com 90 deputados.

Lusa

  • O bombeiro herói que recebe 267 euros de pensão
    2:36

    País

    O homem que ficou conhecido como o "bombeiro herói" foi distinguido este domingo, em Évora. Rui Rosinha, de 40 anos, ficou gravemente ferido num acidente durante o combate aos incêndios de Pedrógão Grande. Hoje, tem uma incapacidade de 85% e estará a receber do Estado uma pensão de apenas 267 euros.

  • As histórias e os tesouros desconhecidos das catedrais e mosteiros do norte
    5:23