sicnot

Perfil

Eleições em Espanha

Sondagem publicada em Andorra dá vantagem ao Podemos face ao PSOE

reportagem sic

Sondagem publicada em Andorra dá vantagem ao Podemos face ao PSOE

Mais de 36 milhões de eleitores elegem hoje um novo parlamento espanhol. O Podemos, que congrega a contestação de esquerda, conseguiu ultrapassar os socialistas do PSOE numa sondagem divulgada a noite passada por um jornal de Andorra. O bloco de centro e direita surge separado do centro-esquerda e esquerda por apenas 0,3%.

  • Espanhóis escolhem novo Governo sob alerta antiterrorista de nível 4
    1:41

    Eleições em Espanha

    Os espanhóis escolhem hoje o novo Governo. Tudo aponta para umas eleições muito participadas no dia em que Espanha entra numa etapa política nova. Esta é a primeira vez que o país vai a votos sob um alerta antiterrorista. Por causa dos recentes atentados em Paris o nível de alerta foi elevado para 4, um grau abaixo do máximo, o que significa que há um risco alto de atentado. As autoridades admitem que o dispositivo de segurança é superior em relação às anteriores legislativas.

  • Maioria dos eleitores em Espanha manifesta vontade de mudança
    3:29

    Eleições em Espanha

    O enviado da SIC a Espanha, Rodrigo Pratas, fez o balanço das primeiras horas das eleições gerais, marcadas por uma vontade de mudança que se sente um pouco por todo o país. Mais de 36,5 milhões de eleitores vão hoje às urnas para escolher um novo Governo, umas eleições das quais sairá a necessidade de acordos pós-eleitorais para formação do executivo, ou seja, o fim do bipartidismo.

  • Porque é que Melania e Ivanka vestiram preto para conhecer o Papa

    Mundo

    Melania e Ivanka chegaram ao Vaticano de preto, uma escolha muito questionada. De vestidos longos e véus, as mulheres Trump seguiram assim o dress code aconselhado nas audiências com o Papa. Também Michelle Obama usou uma vestimenta do género, em 2009, quando visitou Bento XVI.

  • Escola de Vagos castiga alunos por protesto contra a homofobia e preconceito

    País

    Os alunos da Escola Secundária de Vagos, no distrito de Aveiro, organizaram um protesto contra o que consideram homofobia e preconceito. Segunda-feira, depois de duas alunas se terem beijado foram chamadas à direção da escola, que as terá informado que não podiam beijar-se em público. O protesto foi gravado e partilhado nas redes sociais. Em declarações à SIC Notícias, um dos alunos disse que todos os envolvidos no protesto vão ser alvos de um processo disciplinar. O Bloco de Esquerda já pediu esclarecimentos ao Ministério da Educação.

    EXCLUSIVO

    Rita Pedras