sicnot

Perfil

Eleições em Espanha

Sondagem publicada em Andorra dá vantagem ao Podemos face ao PSOE

reportagem sic

Sondagem publicada em Andorra dá vantagem ao Podemos face ao PSOE

Mais de 36 milhões de eleitores elegem hoje um novo parlamento espanhol. O Podemos, que congrega a contestação de esquerda, conseguiu ultrapassar os socialistas do PSOE numa sondagem divulgada a noite passada por um jornal de Andorra. O bloco de centro e direita surge separado do centro-esquerda e esquerda por apenas 0,3%.

  • Espanhóis escolhem novo Governo sob alerta antiterrorista de nível 4
    1:41

    Eleições em Espanha

    Os espanhóis escolhem hoje o novo Governo. Tudo aponta para umas eleições muito participadas no dia em que Espanha entra numa etapa política nova. Esta é a primeira vez que o país vai a votos sob um alerta antiterrorista. Por causa dos recentes atentados em Paris o nível de alerta foi elevado para 4, um grau abaixo do máximo, o que significa que há um risco alto de atentado. As autoridades admitem que o dispositivo de segurança é superior em relação às anteriores legislativas.

  • Maioria dos eleitores em Espanha manifesta vontade de mudança
    3:29

    Eleições em Espanha

    O enviado da SIC a Espanha, Rodrigo Pratas, fez o balanço das primeiras horas das eleições gerais, marcadas por uma vontade de mudança que se sente um pouco por todo o país. Mais de 36,5 milhões de eleitores vão hoje às urnas para escolher um novo Governo, umas eleições das quais sairá a necessidade de acordos pós-eleitorais para formação do executivo, ou seja, o fim do bipartidismo.

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22