sicnot

Perfil

Eleições em Espanha

Rajoy diz que na democracia espanhola quem ganha é quem governa

Rajoy diz que na democracia espanhola quem ganha é quem governa

O primeiro-ministro espanhol diz que vai pressionar as negociações para tentar formar um governo de coligação e garante que não vai sair da liderança do partido popular. Mariano Rajoy relembra que na democracia espanhola quem ganha é quem governa e que a ambição dos socialistas em formar governo não é razoável.

  • Impasse político em Espanha
    1:50

    Eleições em Espanha

    O presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, reúne-se hoje com o secretário-geral do PSOE, Pedro Sánchez. Os socialistas adiaram a análise dos resultados eleitorais e a resposta ao pacto constitucional oferecido pelo PP. A complicar a atual crise, os independentistas da Catalunha finalizaram a proposta para formar o Governo que pode declarar a independência.

  • Miguel Sousa Tavares comenta eleições em Espanha
    3:47

    Miguel Sousa Tavares

    Para o comentador da SIC Miguel Sousa Tavares "é muito difícil a situação, à Direita Rajoy não consegue uma maioria", "da Esquerda também é complicada a situação, pode haver solução se o Ciudadanos se abstivesse". Sousa Tavares sustenta que a "Espanha confirma uma tendência em toda a Europa, não há governos de um só partido". "O desnorte também tomou conta dos cidadãos, o voto dispersa-se por vários partidos", diz Sousa Tavares ao destacar também que "há um sentimento de abrandamento das políticas de austeridade".

  • Governo garante que Portugal não desperdiçou nenhum fundo de ajuda alimentar
    1:18

    País

    O ministro da Solidariedade e Segurança Social garante que Portugal não desperdiçou nenhum fundo europeu de ajuda alimentar. Vieira da Silva respondeu, esta manhã, à notícia avançada pelo Jornal de Notícias que dava conta de que, este ano, o país teria desperdiçado 28 milhões de euros de um fundo europeu porque o programa ainda não está operacional.