sicnot

Perfil

Eleições em Espanha

Podemos apela ao PSOE para que reconsidere coligação de esquerda

Podemos apela ao PSOE para que reconsidere coligação de esquerda

O partido "Podemos" vai votar contra a investidura do socialista Pedro Sanchez como presidente do Governo espanhol. Pablo Iglesias está contra o acordo do Ciudadanos e o PSOE.

O PP de Mariano Rajoy e o Podemos de Pablo Iglesias têm nas mãos o futuro político do socialista Pedro Sánchez, pois basta o seu "Não" nas votações de investidura para que o líder socialista seja chumbado no parlamento.

Prevendo um tenso debate de investidura no parlamento espanhol, o líder do PSOE queria que Mariano Rajoy aceitasse um convite do Rei Felipe VI para se apresentar a votos no Congresso. O líder do PP recusou, alegando não ter apoios suficientes para conseguir ser eleito, e Sánchez aceitou um convite semelhante feito pelo monarca.

A sessão de hoje, ao invés de evidenciar uma união de todos os grupos contra Rajoy, acabou por se traduzir em fortes ataques ao candidato socialista, porque se apresentou no Congresso sem os votos suficientes para a eleição.

O próprio disse que o fez porque alguém tinha de assumir a responsabilidade, enquanto o PP o acusou de querer apenas proteger a sua "sobrevivência política". Já o Podemos expôs as fragilidades do acordo de investidura assinado entre PSOE e Ciudadanos - que o partido de Iglesias contesta - e reafirmou que votará "não". Na segunda votação, na sexta-feira (por maioria simples), bastaria uma abstenção de qualquer um destes partidos para que Sánchez pudesse suceder a Rajoy.

Com Lusa

  • Vem lá chuva

    País

    A chuva vai voltar a Portugal continental a partir de quarta-feira e pelo menos até domingo, enquanto as temperaturas mínimas deverão subir.

  • "O Sporting é o um barco à deriva"
    2:26
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    A crise do Sporting foi o principal tema em O Dia Seguinte, esta segunda-feira. José Guilherme Aguiar censura Bruno de Carvalho por ter convidado Jorge Jesus para a comissão de honra da recandidatura. Já Rogério Alves não tem dúvidas que a contestação tem aumentado de tom devido à proximidade das eleições do Sporting. Rui Gomes da Silva pensa que toda a direção leonina é responsável pelo mau momento atual do clube.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Violação emitida em direto no Facebook

    Mundo

    Três homens foram detidos na Suécia, por suspeitas de violação de uma mulher, num apartamento a 70 quilómetros da capital. Os suspeitos filmaram o ato de violência e exibiram-no em direto no Facebook.

  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.