sicnot

Perfil

Eleições em Espanha

Podemos apela ao PSOE para que reconsidere coligação de esquerda

Podemos apela ao PSOE para que reconsidere coligação de esquerda

O partido "Podemos" vai votar contra a investidura do socialista Pedro Sanchez como presidente do Governo espanhol. Pablo Iglesias está contra o acordo do Ciudadanos e o PSOE.

O PP de Mariano Rajoy e o Podemos de Pablo Iglesias têm nas mãos o futuro político do socialista Pedro Sánchez, pois basta o seu "Não" nas votações de investidura para que o líder socialista seja chumbado no parlamento.

Prevendo um tenso debate de investidura no parlamento espanhol, o líder do PSOE queria que Mariano Rajoy aceitasse um convite do Rei Felipe VI para se apresentar a votos no Congresso. O líder do PP recusou, alegando não ter apoios suficientes para conseguir ser eleito, e Sánchez aceitou um convite semelhante feito pelo monarca.

A sessão de hoje, ao invés de evidenciar uma união de todos os grupos contra Rajoy, acabou por se traduzir em fortes ataques ao candidato socialista, porque se apresentou no Congresso sem os votos suficientes para a eleição.

O próprio disse que o fez porque alguém tinha de assumir a responsabilidade, enquanto o PP o acusou de querer apenas proteger a sua "sobrevivência política". Já o Podemos expôs as fragilidades do acordo de investidura assinado entre PSOE e Ciudadanos - que o partido de Iglesias contesta - e reafirmou que votará "não". Na segunda votação, na sexta-feira (por maioria simples), bastaria uma abstenção de qualquer um destes partidos para que Sánchez pudesse suceder a Rajoy.

Com Lusa

  • Confirmada prisão dos portugueses que gravaram nome no portão de Auschwitz

    Mundo

    Dois adolescentes católicos portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa, por terem gravado os nomes na porta da entrada principal de Auschwitz-Birkenau. O tribunal de primeira instância de Oswiecim já tinha condenado os jovens e o tribunal de Cracóvia confirmou esta quarta-feira a pena aplicada.

  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.