sicnot

Perfil

Eleições em Espanha

Eleições em Espanha

Eleições em Espanha

Espanha sem acordo vai novamente a eleições

O Rei Felipe VI recomenda a realização de novas eleições em Espanha, após a terceira e última ronda de negociações com os partidos, no sentido de conseguir formar Governo.

© Sergio Perez / Reuters

Nas eleições de dezembro, os espanhóis não deram a maioria absoluta a nenhum partido para governar.

Após várias negociações, tendo em vista uma solução de coligação mas sem sucesso, os socialistas de Pedro Sánchez lançaram hoje uma proposta para unir a esquerda mas esta acabou por ser rejeitada.


A data limite para um acordo seria a 2 de maio mas o monarca espanhol entende que não vale a pena esperar pela próxima semana. Após quatro meses sem um novo governo, Felipe VI acaba há instantes de recomendar a repetição de eleições em junho.

  • PSD e CDS têm caminhos diferentes
    1:22

    País

    Assunção Cristas já respondeu a Pedro Passos Coelho, depois de o líder do PSD ter recusado apoiar a candidatura da líder do CDS à Câmara de Lisboa. Cristas diz que os dois partidos têm caminhos diferentes. O PSD continua sem apresentar candidato. Contudo, Marques Mendes revelou que Passos Coelho convidou José Eduardo Moniz a candidatar-se à Câmara de Lisboa.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.