sicnot

Perfil

Eleições em Espanha

Eleições em Espanha

Eleições em Espanha

Rajoy culpa PSOE pela repetição de eleições em Espanha

O presidente do Partido Popular espanhol (PP), Mariano Rajoy, culpou hoje o Partido Socialista (PSOE) pela iminente repetição de eleições legislativas em Espanha, reiterando que propôs uma "grande coligação" e que os socialistas "nem sequer quiseram falar".

© Andrea Comas / Reuters

"O PP fez uma proposta no dia seguinte às eleições, 21 de dezembro, uma proposta de coligação, considerando que o melhor era um acordo entre o PP e o PSOE e, ainda que não fossem necessários os seus votos, aceitaríamos no acordo o Ciudadanos (centro-direita). Quatro meses depois, creio que essa era a proposta mais razoável e a melhor para os espanhóis", disse Mariano Rajoy em conferência de imprensa após uma reunião com o rei de Espanha, Felipe VI.

Os encontros de segunda-feira e de hoje do Chefe de Estado com os representantes dos partidos políticos serviram para que Felipe VI pudesse avaliar se poderia convidar algum deles a formar governo.

"Disse ao rei o mesmo que na primeira ronda de consultas: não tenho os apoios suficientes para ser candidato numa sessão de investidura", relatou o líder do PP, que ganhou as eleições de dezembro, elegendo 123 deputados.

Rajoy reiterou que "o PP ganhou as eleições e que o PSOE foi segundo, com 90 deputados", pelo que "o mandato das urnas era que os partidos se entendessem, com acordos".

"Isso não aconteceu porque o PSOE não quis. Não é que não quisesse chegar a acordo, é que nem sequer quis falar. (...) Não é normal que duas grandes forças políticas, com responsabilidades perantes os espanhóis, não dialoguem. E porque uma delas não o quis fazer", disse Mariano Rajoy.

O presidente do PP, que também é o presidente do Governo em funções desde 20 de dezembro, sublinhou que a solução de "uma grande coligação" já existe noutros países da Europa, e deu o exemplo da Alemanha, "o país com o maior PIB da Europa".

Um acordo de coligação com o PSOE seria "coerente" e formaria "um governo coerente", uma vez que ambos os partidos pensam o mesmo sobre a unidade de Espanha, sobre a política europeia, sobre política exterior e de Defesa", disse o presidente do executivo.

"Um governo com tantos apoios (mais de 200 deputados no Congresso) serviria para fazer reformas em Espanha e para muito tempo, reformas duradouras", disse o líder do PP numa referência às alterações da Constituição espanhola. No entanto, sublinhou, como o PSOE não quis dialogar, Espanha vai para novas eleições.

Uma hora antes de Rajoy apresentar a sua versão, também o líder do PSOE, Pedro Sánchez, tinha apontado a culpa ao PP - por não viabilizar um governo socialista com o Ciudadanos - e o Podemos (esquerda radical), pela mesma razão.

O PP tem 123 deputados, o PSOE 90 assentos, o Podemos 69 (juntamente com as suas confluências regionais) e o Ciudadanos 40 deputados, pelo que apenas algumas combinações improváveis garantiam a eleição de um chefe de governo numa sessão de investidura. As sondagens indicam um cenário semelhante a este em novas eleições, previstas para 26 de junho.

Lusa

  • Assalto à base militar de Tancos
    0:42

    País

    Várias granadas e munições foram roubadas dos paióis da base militar de Tancos. A Polícia Judiciária Militar já está a investigar.

  • Detido antigo diretor regional do BES na Madeira

    Queda do BES

    Foi detido o antigo diretor do Banco Espírito Santo da Madeira, no âmbito do chamado processo ao Universo GES. João Alexandre Silva tinha sido também o representante do BES na Venezuela, onde a instituição portuguesa abriu várias agências em diversas cidades e tinha cerca de 7600 clientes domiciliados.

    Notícia SIC

  • Couves, arroz integral e bróculos biológicos com pesticidas sintéticos
    2:29
  • ASAE apreende leite com água oxigenada para fabrico de queijo

    Economia

    A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu leite com água oxigenada, destinado ao fabrico de queijo. As investigações decorreram nos últimos dois meses e foram dirigidas a vários produtores de leite. As investigações iniciaram-se com a deteção de uma viatura para transporte do leite sem qualquer sistema de refrigeração.

  • Crise na Venezuela faz aumentar casos de desnutrição infantil
    2:13
  • Mulher mata namorado em brincadeira com arma no Youtube

    Mundo

    Uma mulher do Minnesota, nos EUA, está a ser acusada de disparar mortalmente sobre o namorado quando ambos faziam um vídeo para publicar no Youtube. Monaliza Perez, de 20 anos, foi detida depois de disparar sobre Pedro Ruiz, que segurava um livro junto ao seu peito, confiante que seria o suficiente para parar a bala.

  • Comissão Europeia adota plano contra resistência a antibióticos

    Mundo

    A Comissão Europeia adotou, hoje, um plano para combater a resistência aos antibióticos, uma ameaça que mata anualmente 25 mil pessoas na União Europeia (UE) e custa 1,5 mil milhões de euros. Em paralelo ao plano, apresenta ainda regras para um "uso prudente de antibióticos".