sicnot

Perfil

Eleições em Espanha

Eleições em Espanha

Eleições em Espanha

Cerca de 8 mil espanhóis residentes em Portugal começam a votar amanhã

Os 8.751 eleitores espanhóis residentes em Portugal inscritos para votar nas legislativas de 26 de junho em Espanha vão começar a fazê-lo já na quarta-feira.

© Andrea Comas / Reuters

O total de espanhóis que podem votar em Portugal é agora superior em quase duas centenas aos 8.578 com capacidade eleitoral nas anteriores eleições, em 20 de dezembro de 2015, e os serviços consulares espanhóis em Portugal preveem que o número de votos ultrapasse também os 1.126 votos (13,1% de participação) contabilizados há seis meses.

"Creio que vai aumentar a votação, não só porque houve uma melhor divulgação, mas também porque corrigimos algumas falhas que se verificaram em dezembro", disse à Agência Lusa o porta-voz da embaixada de Espanha em Portugal, Ramón Irribaren.

Os consulados de Espanha em Lisboa e no Porto estão preparados para receber entre quarta-feira e domingo os votos de dois tipos de cidadãos eleitores: os residentes e os espanhóis em trânsito, incluindo-se neste último grupo os viajantes, trabalhadores de curto prazo, estudantes ou turistas.

Para votar, os espanhóis residentes fora do país têm a obrigação de se inscrever no Censo Eleitoral dos Residentes Ausentes (CERA), mas não basta que estejam inscritos para poderem efetivar o voto. Têm também que solicitar, por correio ou através da Internet, por exemplo, que lhes seja enviado o boletim de voto.

Este sistema - designado "voto rogado" - e que se concretiza, na prática, na imposição de uma dupla certificação da capacidade eleitoral "não tem contribuído", de acordo com o porta-voz da embaixada espanhola em Lisboa, para melhores taxas de participação de um eleitorado já de si propenso à abstenção, por efeito do afastamento físico em relação à vida política do país.

Em dezembro de 2015 estavam inscritos em Lisboa 6.382 eleitores espanhóis, mas apenas 1.264 pessoas solicitaram o boletim de voto, ou seja, cerca de 20% dos inscritos no CERA, e destes apenas 869 consumaram o voto - 503 pelo correio e 366 depositando-o diretamente na urna em Lisboa.

Ainda assim, para as eleições de domingo, os consulados acreditam que "haverá mais boletins solicitados", disse à Lusa Ramón Irribaren, até porque esta tendência está já a verificar-se.

Para além dos inscritos no CERA, os consulados recebem também petições de boletins por parte de eleitores que não estão inscritos no organismo de recenseamento eleitoral - que estão de passagem por Portugal, por exemplo, ou que estando em Espanha sabem que estarão em Portugal no próximo dia 26.

O consulado de Lisboa "tramitou já 329 pedidos de boletins por pessoas que não estão inscritas" na capital portuguesa, número que compara com 197 pedidos em dezembro de 2015, indicou Irribaren.

Os eleitores espanhóis com condições para votar em Portugal vão poder fazê-lo entre os próximos dias 22 e 26 nos consulados de Lisboa e do Porto, entre as 9:00 e as 19:00, exceto no sábado (10:00 -- 19:00) e domingo (10:00 -- 18:00).

O número de residentes-ausentes espanhóis em todo o mundo e habilitados a exercer o seu direito de voto nestas legislativas é de 1,92 milhões, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística espanhol.

Lusa

  • Família Aveiro na inauguração do Aeroporto Cristiano Ronaldo
    2:34

    País

    A decisão de dar o nome de Cristiano Ronaldo ao aeroporto da Madeira divide opiniões. Contudo, na cerimónia de inauguração desta quarta-feira só se ouviram aplausos. Os madeirenses juntaram-se à porta do aeroporto para ver e receber o melhor jogador do mundo. Também a família do jogador esteve na Madeira para apoiar Ronaldo.

  • A (polémica) mudança de nome do aeroporto da Madeira
    2:00

    País

    O aeroporto da Madeira é desde esta quarta-feira aeroporto Cristiano Ronaldo. O Presidente da República e o primeiro-ministro estiveram juntos na homenagem ao futebolista. A alteração não é consensual entre os madeirenses.

  • O busto de Ronaldo que virou piada no mundo inteiro
    2:04

    País

    No dia em que foi formalizado o novo nome do aeroporto da Madeira, foi também conhecido o busto em bronze de Cristiano Ronaldo e que, desde logo, começou a provocar reações em todo o mundo. As críticas da imprensa internacional não são propriamente positivas e a internet aproveitou para dar contornos humorísticos à criação.

  • A história de um dos maiores fãs de Cristiano Ronaldo
    5:52

    Desporto

    Um dos maiores fãs de Cristiano Ronaldo não perdeu a oportunidade de se deslocar à Madeira, para conhecer o ídolo e o local onde Cristiano nasceu e cresceu. Lucas Mendes é brasileiro, tem apenas 23 anos e criou a página de fãs de Ronaldo mais seguida no Brasil.

  • Os seus descontos para a Segurança Social estão em ordem?
    7:50
    Contas Poupança

    Contas Poupança

    4ª FEIRA JORNAL DA NOITE

    Os portugueses estão cada vez mais preocupados com a reforma. O valor que se vai receber depende dos descontos que se fizerem para a Segurança Social. Mas há contabilistas que cometem burlas com o dinheiro dos clientes, há esquecimentos, e empresas que deixam de pagar as contribuições por falta de verbas. O Contas Poupança explica-lhe como pode ver neste instante se todos os seus descontos estão nos cofres da Segurança Social, e corrigir algum erro antes que seja tarde demais.

  • "Não há razão para fingirmos que hoje é um dia feliz"
    1:55

    Brexit

    Depois de receber esta quarta-feira a notificação do Brexit, o presidente do Conselho Europeu antecipou negociações difíceis. Donald Tusk diz que agora é preciso minimizar os prejuízos para os cidadãos europeus e para as empresas.

  • "Não há recuo possível"
    2:30

    Brexit

    O processo de saída do Reino Unido da União Europeia começou esta quarta-feira, com a ativação do artigo 50.º do Tratado de Lisboa. A notificação de Theresa May foi feita por carta a Donald Tusk e a primeira-ministra disse que não recuo possível. O processo de negociações levará dois anos e a saída do Reino Unido da União Europeia ficará concluída em 2019.