sicnot

Perfil

Eleições em Espanha

Eleições em Espanha

Eleições em Espanha

Iglesias diz que Podemos vai ganhar e estende a mão ao PSOE

O líder do Unidos Podemos, Pablo Iglesias, manifestou-se hoje confiante na vitória nas legislativas em Espanha e voltou a estender a mão ao PSOE para tirar do governo "Mariano Rajoy e as suas políticas".

© Andrea Comas / Reuters

Em declarações aos jornalistas depois de exercer o seu direito de voto no instituto Tirso de Molina, no bairro madrileno de Vallecas, Iglesias reiterou que se está a consolidar "uma nova transição" em Espanha e que esta noite as eleições vão colocar o país numa nova direção.

"Vamos ganhar, mas, em qualquer caso, mantenho a mão estendida ao Partido Socialista" Operário Espanhol (PSOE), afirmou o líder do Unidos Podemos, sublinhando que "ninguém quer" a realização de terceiras eleições.

O candidato do Unidos Podemos afirmou ainda que "o que convém" a Espanha é um governo de coligação entre o Unidos Podemos e o PSOE, que consiga "tirar Mariano Rajoy e as suas políticas da Moncloa", a sede do Governo espanhol.

"A história não pode parar e fomos chamados a governar", afirmou.

Iglesias manifestou-se finalmente "muito tranquilo" em relação aos resultados que serão conhecidos esta noite, considerando que os eleitores "não acreditam no apelo ao medo", porque sabem que querem "um governo sério e responsável".

As assembleias de voto abriram pelas 09:00 locais (08:00 em Lisboa) para recolher os votos dos mais de 36,5 milhões de eleitores, que decidirão a distribuição dos 350 lugares do Congresso dos Deputados e dos 208 do Senado.

Nestas eleições legislativas há 22.953 assembleias de voto, espalhadas por 52 subscrições para o Congresso dos Deputados e 59 para o Senado, que encerram às 20:00 (19:00 em Lisboa), exceto nas ilhas Canárias, onde todo o processo decorre uma hora mais tarde.

Desde as eleições de 20 de dezembro, os partidos políticos foram incapazes de chegar a acordo para assumir as responsabilidades governativas.

Lusa

  • Obrigada a vir dos EUA, de 3 em 3 semanas, para ver o filho
    2:00

    País

    O episódio de hoje de Vidas Suspensas envolve uma médica dentista norte-americana e um português. Um exemplo do que acontece a muitos portugueses que casam com estrangeiros: quando se divorciam, coloca-se a questão de saber para que país vão os filhos.

    Hoje na SIC

  • Encontrado corpo da criança que desapareceu na praia de São Torpes
    0:55

    País

    O corpo da criança que tinha desaparecido na praia São Torpes, concelho de Sines, foi encontrado esta manhã fora de água, nas rochas, a 1,5 quilómetros do sítio onde tinha desaparecido, no passado dia 21. O alerta foi dado por um popular à Polícia Marítima, cerca das 8h00.

  • Tubarão com 2,7 metros salta para dentro de barco e ataca pescador

    Mundo

    Um australiano foi atacado por um tubarão branco quando estava a pescar na sua embarcação, em Evan Heads, Nova Gales do Sul, na costa Este da Austrália. O animal, com cerca de 200 quilos e 2,7 metros de comprimento, saltou para dentro do barco, derrubou o pescador e mordeu-lhe no braço.

    SIC