sicnot

Perfil

Eleições em Espanha

Eleições em Espanha

Eleições em Espanha

Partido Ciudadanos apela para entendimento entre PP e PSOE

O presidente do partido de centro-direita Ciudadanos, Albert Rivera, convidou hoje o Partido Popular (PP) e o Partido Socialista (PSOE) a sentarem-se à mesa, a partir de segunda-feira, para negociar a criação do próximo Governo em Espanha.

© Javier Barbancho / Reuters

Albert Rivera disse que mantinha a condição de que nenhum desejo de ocupar algum cargo no Governo seja colocado à frente dos interesses do país.

Na sua primeira aparição pública após o encerramento das urnas das eleições de hoje, Rivera disse ainda que se sente "mais orgulhoso do que ontem", assegurando que o centro "veio para ficar".

Acrescentou que o voto no seu partido será "útil" para regenerar Espanha e enfrentar a mudança "para melhor", como defendeu durante a campanha eleitoral.

O partido Ciudadanos conseguiu 32 assentos no parlamento, atrás do PP, que elegeu 137 deputados, do PSOE (85) e da coligação de esquerda Unidos Podemos (71).

Lusa

  • PP volta a ganhar eleições em Espanha sem maioria

    Mundo

    O Partido Popular (PP, direita) é o grande vencedor das eleições legislativas espanholas, apesar de não obter a maioria absoluta, sendo o único partido a ganhar percentagem de votos e lugares no parlamento, em relação às eleições anteriores, de dezembro.

  • MIT quer humanos a ajudar máquinas a decidir (quem morre)

    Mundo

    A "Máquina Moral" é uma plataforma online que recolhe a perspetiva humana em decisões que terão de ser tomadas por uma máquina. Por exemplo, quando um carro sem condutor se depara com o dilema do mal menor: em quem acertar - para evitar outros - num acidente de viação.

  • Daesh transforma drones em bombardeiros 

    Daesh

    As estratégias de combate do Daesh têm vindo a sofrer alterações, bem como a capacidade das forças militares iraquianas para confrontar e derrotar o inimigo. De acordo com o responsável do Exército dos EUA Brett Sylvia, comandante militar no Iraque, a tática mais recente desenvolvida pelo Daesh consiste em usar drones de uso comercial em pequenos bombardeiros, capazes de transportar e lançar granadas.