sicnot

Perfil

Eleições em Espanha

Eleições em Espanha

Eleições em Espanha

Partido Ciudadanos apela para entendimento entre PP e PSOE

O presidente do partido de centro-direita Ciudadanos, Albert Rivera, convidou hoje o Partido Popular (PP) e o Partido Socialista (PSOE) a sentarem-se à mesa, a partir de segunda-feira, para negociar a criação do próximo Governo em Espanha.

© Javier Barbancho / Reuters

Albert Rivera disse que mantinha a condição de que nenhum desejo de ocupar algum cargo no Governo seja colocado à frente dos interesses do país.

Na sua primeira aparição pública após o encerramento das urnas das eleições de hoje, Rivera disse ainda que se sente "mais orgulhoso do que ontem", assegurando que o centro "veio para ficar".

Acrescentou que o voto no seu partido será "útil" para regenerar Espanha e enfrentar a mudança "para melhor", como defendeu durante a campanha eleitoral.

O partido Ciudadanos conseguiu 32 assentos no parlamento, atrás do PP, que elegeu 137 deputados, do PSOE (85) e da coligação de esquerda Unidos Podemos (71).

Lusa

  • PP volta a ganhar eleições em Espanha sem maioria

    Mundo

    O Partido Popular (PP, direita) é o grande vencedor das eleições legislativas espanholas, apesar de não obter a maioria absoluta, sendo o único partido a ganhar percentagem de votos e lugares no parlamento, em relação às eleições anteriores, de dezembro.

  • PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD
    2:37

    Caso CGD

    PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

  • Venda do Novo Banco terá que ser negociada em Bruxelas
    0:43

    Economia

    A venda do Novo Banco vai ter que ser negociada com Bruxelas, uma vez que o Lone Star planeia agora ficar com 65% da instituição, obrigando o Estado a manter uma posição no banco. O ministro das Finanças lembra que esta também era uma possibilidade mas salienta que o assunto está nas mãos do Banco de Portugal.

  • O atentado na Suécia inventado por Donald Trump
    2:12
  • Primeiro-ministro sueco "surpreendido" com as declarações de Trump
    0:53

    Mundo

    O primeiro-ministro sueco ficou surpreendido com as declarações de Donald Trump, que, no fim de semana, se referiu a um suposto ataque terrorista no país escandinavo, relacionado com a imigração. Stefan Löfven fala na responsabilidade de usar os factos correctamente e diz que é preciso verificar a informação que é divulgada.

  • Angelina emociona-se ao falar da separação de Brad Pitt
    1:25
  • Modelo obrigada a prometer que não volta a arriscar a vida numa sessão fotográfica
    1:46