sicnot

Perfil

Eleições em Espanha

Eleições em Espanha

Eleições em Espanha

Partido Ciudadanos apela para entendimento entre PP e PSOE

O presidente do partido de centro-direita Ciudadanos, Albert Rivera, convidou hoje o Partido Popular (PP) e o Partido Socialista (PSOE) a sentarem-se à mesa, a partir de segunda-feira, para negociar a criação do próximo Governo em Espanha.

© Javier Barbancho / Reuters

Albert Rivera disse que mantinha a condição de que nenhum desejo de ocupar algum cargo no Governo seja colocado à frente dos interesses do país.

Na sua primeira aparição pública após o encerramento das urnas das eleições de hoje, Rivera disse ainda que se sente "mais orgulhoso do que ontem", assegurando que o centro "veio para ficar".

Acrescentou que o voto no seu partido será "útil" para regenerar Espanha e enfrentar a mudança "para melhor", como defendeu durante a campanha eleitoral.

O partido Ciudadanos conseguiu 32 assentos no parlamento, atrás do PP, que elegeu 137 deputados, do PSOE (85) e da coligação de esquerda Unidos Podemos (71).

Lusa

  • PP volta a ganhar eleições em Espanha sem maioria

    Mundo

    O Partido Popular (PP, direita) é o grande vencedor das eleições legislativas espanholas, apesar de não obter a maioria absoluta, sendo o único partido a ganhar percentagem de votos e lugares no parlamento, em relação às eleições anteriores, de dezembro.

  • Novas imagens dos momentos após Khalid Masood ter embatido no muro do Parlamento britânico
    1:35
  • Parlamento português pede demissão de Dijsselbloem

    País

    A Assembleia da República foi hoje unânime na condenação das polémicas declarações do presidente do Eurogrupo, mas recusou um ponto pela rejeição de diversos compromissos com a União Europeia (UE) exigida pelo PCP.

  • Comissão Europeia quer proibir o tabaco na praia

    País

    A Comissão Europeia quer proibir o tabaco em todos os espaços públicos, incluindo praias, parques infantis e equipamentos desportivos. A proposta foi apresentada pelo comissário da Saúde e Segurança Alimentar que, além de querer reduzir a dependência do tabaco, também sugere que todos os estados membros apliquem uma idade mínima para a venda de tabaco.

  • Como se resolve a falta de espaço numa cidade chinesa?
    1:07