sicnot

Perfil

Eleições em Espanha

Eleições em Espanha

Eleições em Espanha

Ciudadanos abstém-se na segunda votação para a investidura do Governo

Albert Rivera, presidente do partido espanhol Ciudadanos, comunicou já aos líderes do PP e do PSOE a decisão do seu partido de votar contra a investidura do candidato popular na primeira votação e de se abster na segunda.

© Javier Barbancho / Reuters

Rivera enviou uma mensagem telefónica a Mariano Rajoy e a Pedro Sánchez depois da conferência de imprensa em que deu a conhecer a decisão da comissão executiva nacional do Ciudadanos de se abster para desbloquear a situação política no país, noticiou a agência Efe, que cita fontes do Ciudadanos não identificadas.

Mariano Rajoy está a realizar uma ronda de reuniões bilaterais com todos os líderes dos partidos com assento parlamentar à procura de apoios para formar Governo.

O PSOE, o segundo partido mais votado, decidiu recusar a proposta de formação de uma grande coligação feita pelo PP e assumir-se como oposição a um governo liderado por Rajoy, mas não é claro se irá, através da sua abstenção ou da abstenção de parte dos seus deputados, viabilizar esse executivo.

Rivera indicou hoje que tem a intenção de telefonar a Sánchez para trocar impressões sobre a investidura do candidato do PP e que, na sua opinião, os socialistas também deveriam abster-se.

Mariano Rajoy e Pedro Sanchez reúnem-se hoje pela primeira vez depois das eleições de 26 de junho.

Rajoy esteve reunido na terça-feira com Albert Rivera, líder da quarta força política mais votada nas eleições legislativas espanholas, Ciudadanos (liberal), que indicou que não irá inviabilizar um Governo minoritário do PP, abrindo a porta a uma abstenção na votação de investidura do novo executivo.

O PP foi o partido mais votado nas eleições de 26 de junho, com 137 deputados, mais 14 que nas legislativas de dezembro, mas longe dos 176 mandatos que dão a maioria absoluta no congresso espanhol.

O PSOE ficou em segundo lugar, com 85 assentos (90 em dezembro), enquanto a aliança de esquerda Unidos Podemos (uma aliança entre partidos de extrema esquerda que inclui o Podemos) ficou em terceiro e elegeu 71 deputados, com o Ciudadanos a conseguir 32 assentos.

Os membros das novas Cortes espanholas (Congresso de Deputados e Senado) tomam posse a 19 de julho.

Poucos dias depois da constituição das duas câmaras, mas sem prazo definido, o rei de Espanha, Felipe VI, iniciará as consultas com os partidos para, em seguida, fazer uma proposta de candidato a assumir a presidência do Governo.

Com Lusa

  • Debate quinzenal no Parlamento: veja em direto e comente

    País

    As políticas de descentralização foram o tema escolhido pelo Governo para o debate quinzenal, mas a situação na Caixa Geral de Depósitos também deve marcar os trabalhos na Assembleia da República. Acompanhe aqui a discussão e participe no Minuto a Minuto SIC/Parlamento Global.

    Direto

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • Centro Hospitalar do Algarve deverá ser extinto em 2017
    2:10

    País

    O Centro Hospitalar do Algarve deverá ser extinto no próximo ano e depois da separação dos hospitais de Faro, Portimão e Lagos. Faro deverá passar a hospital universitário. A proposta da Administração Regional de Saúde deverá ser confirmada dentro de dias pelo ministro da Saúde.

  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.