sicnot

Perfil

Eleições em Espanha

Eleições em Espanha

Eleições em Espanha

PSOE diz que a escolha do dia para investidura "diz muito de Rajoy"

O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) afirmou esta quinta-feira que a escolha do dia do debate para a investidura "diz muito de Mariano Rajoy" e que se este o propôs é porque conta com "o apoio das direitas".

As declarações foram feitas por fontes socialistas à agência noticiosa espanhola Efe, após o anúncio da presidente do Congresso de Deputados (câmara baixa do Parlamento espanhol), Ana Pastor, relativo ao calendário.

O debate vai começar a 30 de agosto e está prevista uma primeira votação para o dia seguinte.

Nessa votação, o candidato à investidura tem de ser eleito por uma maioria absoluta. Caso isso não aconteça, será realizada uma segunda votação 48 horas depois, no dia 02 setembro (sexta-feira), na qual o candidato tem de ser eleito por uma maioria simples.

Trata-se de datas que, como assinalou a própria Ana Pastor, foram consultadas pelo líder do Partido Popular (PP) e candidato à presidência do governo espanhol.

Com efeito, na escolha dessas datas, o PSOE vê claros sintomas de como Rajoy concebe as instituições, segundo as fontes ouvidas pela agência Efe.

Sem se referirem a umas prováveis terceiras eleições no dia de Natal -- que seria o desenlace caso este processo de investidura fracasse e todas as seguintes etapas também falhem --, os socialistas sublinham que se o líder do PP optou por essa data é porque conta com "o apoio das direitas".

"As direitas" seriam os "potenciais aliados" que dirigentes socialistas acreditam que o PP poderia ter, como se viu na composição da Mesa, quando, segundo o seu critério, se pôde observar que os populares podem chegar a acordos com Convergència, PNV e Coalición Canaria.

Os deputados destes partidos negaram, porém, ter votado após esse suposto acordo.

O secretário-geral do PSOE, Pedro Sánchez, frisou na quarta-feira em conferência de imprensa que a posição do seu partido, colegiada, aceite no Comité Federal e partilhada pela maioria dos eleitores progressistas, é votar 'não' a Rajoy na investidura.

Espanha está num impasse político desde as eleições de 20 de dezembro de 2015, repetidas a 26 de junho deste ano, mas sem que um partido saísse, de novo, com a maioria dos votos.

Lusa

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.