sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Sanders ultrapassa Hillary Clinton numa sondagem nacional

O senador independente do Vermont, Bernie Sanders, ultrapassou, pela primeira vez, Hillary Clinton numa sondagem nacional sobre a candidatura do Partido Democrata à Presidência dos Estados Unidos, segundo divulgou a estação de informação Fox News.

© Jim Young / Reuters

De acordo com a nova sondagem, realizada entre 15 e 17 de fevereiro com uma amostra de 429 eleitores democratas, Sanders conta com o apoio de 47% dos eleitores, enquanto a ex-secretária de Estado norte-americana reúne 44% dos votos.

Estes valores representam um crescimento de 10 pontos percentuais para o senador do Vermont em comparação com outra sondagem realizada pela Fox News entre os dias 18 e 21 de janeiro.

Já para Hillary Clinton, apontada inicialmente como a favorita à nomeação presidencial democrata e que tem liderado grande parte das sondagens, os novos números representam uma descida de cinco pontos percentuais face à sondagem de janeiro.

Esta nova sondagem da Fox News tem uma margem de erro de 4,5 pontos percentuais.

No passado dia 17 de fevereiro, uma sondagem da Universidade de Quinnipiac dava à ex-primeira-dama um apoio de 44%, contra os 42% atribuídos a Bernie Sanders.

"Uma coisa que fica clara com a nossa sondagem -- e outras -- é que Clinton está a perder apoio e que Sanders está a ganhar", disse o especialista Chris Anderson, que colaborou com a sondagem da Fox News.

Em outras três sondagens publicadas este mês, Hillary Clinton surgiu na liderança, com uma vantagem máxima de 11 pontos percentuais.

Até agora, foram realizadas duas votações das primárias democratas: no 'caucus' (assembleias locais de eleitores) do Iowa, onde Hillary Clinton venceu por uma margem muito curta, e no estado do New Hampshire, onde Bernie Sanders foi o vencedor.

Para sábado está agendada a votação democrata no 'caucus' do estado do Nevada, que representa 43 delegados, os responsáveis pela nomeação oficial do candidato presidencial durante a convenção nacional do Partido Democrata.

Lusa

  • Principais factos da acusação no caso BPN dados como provados

    País

    O coletivo de juízes responsável pelo julgamento do processo principal do caso BPN interrompeu perto das 13:00 a leitura do acórdão iniciada pelas 10:30. Os principais factos da acusação são dados como provados, mas a leitura deverá demorar algumas horas.

  • Papa pede a Trump para ser pacificador
    1:12
  • Supremo confirma condenação de Messi por fraude fiscal

    Desporto

    O Supremo Tribunal de Justiça espanhol confirma a condenação de Lionel Messi por fraude fiscal. A notícia foi avançada pelo El País. O jogador do Barcelona foi condenado a 21 meses de prisão por três crimes fiscais que lesaram o Estado em 4,1 milhões de euros.

  • Autódromo do Estoril está ilegal há 45 anos

    Desporto

    De acordo com o Público este equipamento desportivo, inaugurado na década de 70, não tem licença de construção nem de utilização. Uma notícia que apanhou de surpresa o executivo camarário de Cascais, liderado por Carlos Carreiras.

  • Seca na Bacia do Sado exige restrições ao uso da água no Alentejo

    País

    A Agência Portuguesa do Ambiente aprovou hoje um conjunto de medidas para gestão dos recursos hídricos, definindo medidas específicas para a bacia hidrográfica do Sado, a única que se encontra em situação de seca. Além da diminuição de regas em hortas e jardins, a APA recomenda o encerramento das fontes decorativas, a proibição de encher piscinas e de lavagem de automóveis.