sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Donald Trump perderia contra Hillary Clinton ou Bernie Sanders

O candidato presidencial republicano Donald Trump perderia as eleições contra qualquer dos dois pré-candidatos com mais possibilidade de vencer a nomeação democrata, refere uma nova sondagem hoje divulgada pela cadeia televisiva CNN.

© Aaron Josefczyk / Reuters

A ex-secretária de Estado Hillary Clinton superaria Trump num hipotético confronto nas eleições presidenciais de novembro, ao receber 55% de votos contra 44% do magnata nova-iorquino, segundo a CNN.

Por sua vez, caso o senador Bernie Sanders garanta a candidatura pelos democratas, também se imporia face ao candidato que surge em vantagem para a nomeação republicana, ao obter 55% de apoios face a 43% de Trump.

A sondagem hoje divulgada pela cadeia televisiva decorreu entre 24 e 27 de fevereiro a partir de entrevistas telefónicas a 1.001 adultos de todo o país e tem uma margem de erro de três pontos percentuais.

A sondagem também revela que Clinton teria uma eleição mais difícil caso os candidatos republicanos sejam os senadores Marco Rubio ou Ted Cruz, e indica ainda que Trump se afirma como o mais apreciado em temas como economia, terrorismo ou imigração, enquanto Clinton recebe preferência em assuntos como saúde, tensões raciais ou política externa.

A sondagem também indica que Sanders é o único aspirante dos dois partidos com uma opinião favorável por parte da maioria dos votantes registados (60%), enquanto apenas 33% têm uma opinião negativa do senador de Vermont.

Por sua vez, Clinton e Trump permanecem com uma opinião desfavorável da maioria dos inquiridos, num estudo de opinião divulgado no dia da chamada "Super terça-feira", quando se celebram primárias e 'caucus' (assembleias populares) dos dois partidos, na maioria simultâneas, em 11 estados norte-americanos e no exíguo território da Samoa americana, no Pacífico.

Lusa

  • Faltam 71 obstetras no SNS e as férias vão agravar a situação
    2:32

    País

    Faltam 71 obstetras no Serviço Nacional de Saúde pelas contas da Ordem dos Médicos. Com o verão e as férias à porta, a Ordem alerta para a eventualidade de, nalgumas regiões, ser preciso transferir os partos mais complicados para unidades onde houver especialistas.

  • Combate ao terrorismo e corrupção são prioridades do novo diretor da PJ
    2:42

    País

    O novo diretor da Polícia Judiciária diz que o combate ao terrorismo e à corrupção estão entre as maiores prioridades para a PJ. Mas alerta que são precisos meios para cumprir essa missão. Luís Neves tomou posse esta manhã, depois de 20 anos ligados à investigação do crime mais violento.

  • Uma viagem pela Estrada Nacional 236
    2:52
  • A reconstrução depois da tragédia de Pedrógão
    2:43
  • Três mortos e mais de 200 feridos do sismo no Japão
    1:07

    Mundo

    Pelo menos três pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas na sequência de um sismo de magnitude 6,1 na escala de Richter que atingiu hoje a região oeste do Japão, segundo um novo balanço das autoridades nipónicas. Uma das vítimas mortais era uma criança de 9 anos.