sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Donald Trump perderia contra Hillary Clinton ou Bernie Sanders

O candidato presidencial republicano Donald Trump perderia as eleições contra qualquer dos dois pré-candidatos com mais possibilidade de vencer a nomeação democrata, refere uma nova sondagem hoje divulgada pela cadeia televisiva CNN.

© Aaron Josefczyk / Reuters

A ex-secretária de Estado Hillary Clinton superaria Trump num hipotético confronto nas eleições presidenciais de novembro, ao receber 55% de votos contra 44% do magnata nova-iorquino, segundo a CNN.

Por sua vez, caso o senador Bernie Sanders garanta a candidatura pelos democratas, também se imporia face ao candidato que surge em vantagem para a nomeação republicana, ao obter 55% de apoios face a 43% de Trump.

A sondagem hoje divulgada pela cadeia televisiva decorreu entre 24 e 27 de fevereiro a partir de entrevistas telefónicas a 1.001 adultos de todo o país e tem uma margem de erro de três pontos percentuais.

A sondagem também revela que Clinton teria uma eleição mais difícil caso os candidatos republicanos sejam os senadores Marco Rubio ou Ted Cruz, e indica ainda que Trump se afirma como o mais apreciado em temas como economia, terrorismo ou imigração, enquanto Clinton recebe preferência em assuntos como saúde, tensões raciais ou política externa.

A sondagem também indica que Sanders é o único aspirante dos dois partidos com uma opinião favorável por parte da maioria dos votantes registados (60%), enquanto apenas 33% têm uma opinião negativa do senador de Vermont.

Por sua vez, Clinton e Trump permanecem com uma opinião desfavorável da maioria dos inquiridos, num estudo de opinião divulgado no dia da chamada "Super terça-feira", quando se celebram primárias e 'caucus' (assembleias populares) dos dois partidos, na maioria simultâneas, em 11 estados norte-americanos e no exíguo território da Samoa americana, no Pacífico.

Lusa

  • Principais factos da acusação no caso BPN dados como provados

    País

    O coletivo de juízes responsável pelo julgamento do processo principal do caso BPN interrompeu perto das 13:00 a leitura do acórdão iniciada pelas 10:30. Os principais factos da acusação são dados como provados, mas a leitura deverá demorar algumas horas.

  • Papa pede a Trump para ser pacificador
    1:12
  • Supremo confirma condenação de Messi por fraude fiscal

    Desporto

    O Supremo Tribunal de Justiça espanhol confirma a condenação de Lionel Messi por fraude fiscal. A notícia foi avançada pelo El País. O jogador do Barcelona foi condenado a 21 meses de prisão por três crimes fiscais que lesaram o Estado em 4,1 milhões de euros.

  • Autódromo do Estoril está ilegal há 45 anos

    Desporto

    De acordo com o Público este equipamento desportivo, inaugurado na década de 70, não tem licença de construção nem de utilização. Uma notícia que apanhou de surpresa o executivo camarário de Cascais, liderado por Carlos Carreiras.

  • Seca na Bacia do Sado exige restrições ao uso da água no Alentejo

    País

    A Agência Portuguesa do Ambiente aprovou hoje um conjunto de medidas para gestão dos recursos hídricos, definindo medidas específicas para a bacia hidrográfica do Sado, a única que se encontra em situação de seca. Além da diminuição de regas em hortas e jardins, a APA recomenda o encerramento das fontes decorativas, a proibição de encher piscinas e de lavagem de automóveis.