sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Donald Trump perderia contra Hillary Clinton ou Bernie Sanders

O candidato presidencial republicano Donald Trump perderia as eleições contra qualquer dos dois pré-candidatos com mais possibilidade de vencer a nomeação democrata, refere uma nova sondagem hoje divulgada pela cadeia televisiva CNN.

© Aaron Josefczyk / Reuters

A ex-secretária de Estado Hillary Clinton superaria Trump num hipotético confronto nas eleições presidenciais de novembro, ao receber 55% de votos contra 44% do magnata nova-iorquino, segundo a CNN.

Por sua vez, caso o senador Bernie Sanders garanta a candidatura pelos democratas, também se imporia face ao candidato que surge em vantagem para a nomeação republicana, ao obter 55% de apoios face a 43% de Trump.

A sondagem hoje divulgada pela cadeia televisiva decorreu entre 24 e 27 de fevereiro a partir de entrevistas telefónicas a 1.001 adultos de todo o país e tem uma margem de erro de três pontos percentuais.

A sondagem também revela que Clinton teria uma eleição mais difícil caso os candidatos republicanos sejam os senadores Marco Rubio ou Ted Cruz, e indica ainda que Trump se afirma como o mais apreciado em temas como economia, terrorismo ou imigração, enquanto Clinton recebe preferência em assuntos como saúde, tensões raciais ou política externa.

A sondagem também indica que Sanders é o único aspirante dos dois partidos com uma opinião favorável por parte da maioria dos votantes registados (60%), enquanto apenas 33% têm uma opinião negativa do senador de Vermont.

Por sua vez, Clinton e Trump permanecem com uma opinião desfavorável da maioria dos inquiridos, num estudo de opinião divulgado no dia da chamada "Super terça-feira", quando se celebram primárias e 'caucus' (assembleias populares) dos dois partidos, na maioria simultâneas, em 11 estados norte-americanos e no exíguo território da Samoa americana, no Pacífico.

Lusa

  • Chamas no concelho de Torre de Moncorvo ameaçaram aldeia
    1:30

    País

    Dois incêndios no concelho de Torre de Moncorvo deram luta aos bombeiros na tarde de ontem e também durante toda a noite. As chamas estiveram muito próximas da aldeia de Cabanas de Cima, mas os bombeiros conseguiram desviar o fogo.

  • Se

    Se Jaime Marta Soares tiver razão, se a ciência e as autoridades não forem - outra vez? - manipuladas pelo poder político, se a investigação - independente - concluir que o fogo começou muito antes da trovoada, então, estamos diante de um dos maiores embustes do Portugal democrático.

    Pedro Cruz

  • Governo cria fundo de apoio para as pessoas afetadas pelos incêndios
    1:25

    Tragédia em Pedrógão Grande

    O ministro do Planeamento e Infraestruturas reuniu-se esta quarta-feira com os autarcas de Figueró dos Vinhos, Castanheira de Pera e Pedrógão  Grande. O Governo criou um fundo financeiro, com o contributo dos portugueses, para apoiar a reconstrução das habitações e a vida das pessoas afetadas pelos incêndios que lavram desde sábado. O fundo será aprovado quinta-feira em Conselho de Ministros.

  • A reconstrução da Nacional 236
    1:44
  • Harry admite que ninguém na família real britânica quer ser rei ou rainha

    Mundo

    O príncipe Harry admitiu que nenhum dos mais jovens membros da família real britânica quer ser rei ou rainha. Numa entrevista exclusiva à revista norte-americana Newsweek, na qual aborda temas como a morte da mãe, que perdeu com apenas 12 anos, Harry afirma que ele e o irmão estão empenhados em "modernizar a monarquia".

    SIC