sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Debate Clinton-Sanders vai evidenciar escândalo da contaminação da água em Flint

O próximo debate entre os candidatos presidenciais à nomeação pelo Partido Democrata, Bernie Sanders e Hillary Clinton, vai decorrer na cidade de Clint, que ganhou notoriedade nacional pelo escândalo da contaminação da água potável por chumbo.

Morry Gash

A contaminação, inicialmente ignorada e depois escondida pelos dirigentes locais, vai estar em destaque durante o debate, programado para domingo, nesta cidade de população predominantemente negra.

Mais de oito mil crianças desta cidade do Estado do Michigan, economicamente devastada pelo encerramento das fábricas da General Motors, estiveram expostas ao chumbo durante mais de um ano, antes de a contaminação das fontes de água ter sido revelada por ativistas.

O envenenamento por chumbo pode ter efeitos devastadores nas crianças ao prejudicar de forma irreversível o desenvolvimento do cérebro.

Os relatos sobre perturbações de comportamento e perda de apetite pelas crianças sucedem-se.

O governador republicano, Rick Snyder, pediu desculpa pela série de falhanços estaduais, mas um dirigente democrata do Michigan já reclamou a sua demissão, justificando com as mensagens de correio eletrónico divulgadas pelo gabinete de Snyder, que mostram "negligência e indiferença" na gestão da crise.

O realizador Michael Moore, que é natural de Flint, defendeu a prisão de Snyder, e o Departamento de Justiça está a investigar a razão pela qual só em outubro de 2015 os dirigentes estaduais disseram à população para deixarem de beber a água, apesar de há meses existirem testes que mostravam níveis perigosos de chumbo.

A situação era completamente evitável. A água potável de Flint vinha do Lago Huron, através de Detroit, até que em abril de 2014 foi desviada para o poluído Rio Flint.

Está estimado que por 100 dólares diários (91 euros) se poderiam ter feito controlos de corrosão que garantiriam a segurança da água.

Porém, não foram realizados para poupar dinheiro. A água poluída corroeu os tubos, que começaram a libertar chumbo.

O custo de substituir toda a tubagem está calculado em mais de mil milhões de dólares, quantia só ao alcance do governo federal.

Mais de um terço dos 100 mil residentes de Flint são pobres. O encerramento das fábricas da General Motors provocou o êxodo da cidade e há ruas inteiras abandonadas com casas entaipadas.

As provas indicam que as autoridades evitaram emitir avisos sobre os riscos da águia, até que uma insistente mãe, um médico local e investigadores universitários da Virginia Tech revelaram a contaminação em 2014.

A água contaminada é suspeita também de provocar abortos e do aumento de casos da doença do Legionário.

Snyder declarou o estado de emergência em janeiro, o que permitiu o fornecimento de ajuda aos residentes de Flint.

Mais de 2.200 voluntários, bem como soldados da Guarda Nacional, têm estado a distribuir água engarrafada e kits para testar água, frequentemente porta a porta.

Lusa

  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.