sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Republicanos Rubio e Cruz condenam aproximação a Cuba, Trump quer melhorá-la

Os aspirantes republicanos à Casa Branca Marco Rubio e Ted Cruz, ambos de origem cubana, reverteriam o processo de aproximação dos Estados Unidos a Cuba, enquanto o magnata Donald Trump afirmou que o melhoraria.

© Carlo Allegri / Reuters

Durante o 12º debate republicano em época de primárias, na quinta-feira, em Miami, Rubio, senador pela Florida, reivindicou que a nova política norte-americana relativamente a Cuba é "uma troca sem recompensa", já que Havana "não deu um único passo para melhorar os direitos humanos".

"Eu adoraria que as relações entre Cuba e os Estados Unidos mudassem, mas Cuba não mudou", disse Rubio, um dos maiores opositores ao Governo cubano dos irmãos Castro no Congresso dos Estados Unidos.

Ted Cruz, senador pelo Texas, também garantiu que faria marcha atrás nos passos dados pelo Presidente norte-americano, Barack Obama, relativamente a Havana, uma aproximação que comparou com outros passos dados pela atual Administração norte-americana, como o acordo nuclear com o Irão.

Questionado sobre a mesma questão, Trump considerou que "50 anos já são suficientes", numa referência ao embargo imposto à ilha, mas sublinhou que "melhoraria o acordo", embora sem especificar.

Face à resposta vaga do multimilionário, Rubio aproveitou interpelou-o e defendeu que um bom acordo com Cuba seria possível se "houvesse eleições livres ou liberdade de expressão" em Cuba, uma intervenção que lhe valeu uma ovação por parte da assistência.

"Agora o Governo cubano tem mais fontes de financiamento procedentes do dinheiro norte-americano" para continuar o seu regime opressivo, argumentou o senador, que precisa de ganhar no seu estado ,a Florida, no próximo dia 15 para se manter na corrida à Casa Branca.

As eleições presidenciais norte-americanas estão marcadas para novembro.

Lusa

  • Sismo registado esta manhã na região de Lisboa

    País

    Um sismo foi sentido esta manhã na região da Grande Lisboa. O abalo foi registado às 7h44, com epicentro em Sobral de Monte Agraço e magnitude de 4.3, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

    Em atualização

  • "É terrorismo, politiquice e interesse económico"
    0:45

    País

    A situação em Mação, no distrito de Santarém, continua muito complicada para os operacionais e para as populações que tentam combater as chamas. Os populares dizem que é de "lastimar" a aflição que se vive.

  • GNR resgata 45 sírios no mar Egeu
    2:28

    Crise Migratória na Europa

    A Guarda Nacional Republicana já resgatou quase 300 migrantes no mar Egeu, ao largo da Grécia, desde o início de maio. Esta quarta-feira de madrugada, os militares salvaram 45 sírios que tentavam chegar à Grécia numa embarcação de borracha.

  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.