sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Republicanos Rubio e Cruz condenam aproximação a Cuba, Trump quer melhorá-la

Os aspirantes republicanos à Casa Branca Marco Rubio e Ted Cruz, ambos de origem cubana, reverteriam o processo de aproximação dos Estados Unidos a Cuba, enquanto o magnata Donald Trump afirmou que o melhoraria.

© Carlo Allegri / Reuters

Durante o 12º debate republicano em época de primárias, na quinta-feira, em Miami, Rubio, senador pela Florida, reivindicou que a nova política norte-americana relativamente a Cuba é "uma troca sem recompensa", já que Havana "não deu um único passo para melhorar os direitos humanos".

"Eu adoraria que as relações entre Cuba e os Estados Unidos mudassem, mas Cuba não mudou", disse Rubio, um dos maiores opositores ao Governo cubano dos irmãos Castro no Congresso dos Estados Unidos.

Ted Cruz, senador pelo Texas, também garantiu que faria marcha atrás nos passos dados pelo Presidente norte-americano, Barack Obama, relativamente a Havana, uma aproximação que comparou com outros passos dados pela atual Administração norte-americana, como o acordo nuclear com o Irão.

Questionado sobre a mesma questão, Trump considerou que "50 anos já são suficientes", numa referência ao embargo imposto à ilha, mas sublinhou que "melhoraria o acordo", embora sem especificar.

Face à resposta vaga do multimilionário, Rubio aproveitou interpelou-o e defendeu que um bom acordo com Cuba seria possível se "houvesse eleições livres ou liberdade de expressão" em Cuba, uma intervenção que lhe valeu uma ovação por parte da assistência.

"Agora o Governo cubano tem mais fontes de financiamento procedentes do dinheiro norte-americano" para continuar o seu regime opressivo, argumentou o senador, que precisa de ganhar no seu estado ,a Florida, no próximo dia 15 para se manter na corrida à Casa Branca.

As eleições presidenciais norte-americanas estão marcadas para novembro.

Lusa

  • Governo enfrenta vaga de contestação
    2:35

    Economia

    O Governo enfrenta uma onda de contestação. Guardas prisionais, procuradores, professores, médicos e enfermeiros descontentes ameaçam com greves nos diferentes setores, já nos meses de março e abril.

  • Proposta criação de 77 mil empregos através de uma descida da TSU
    1:23
  • Alertas de fogos e outras catástrofes por SMS

    País

    As operadoras de telecomunicações deverão começar já este ano a enviar mensagens de alerta em caso de catástrofes. O sistema de avisos à população deverá entrar em vigor ainda antes da época de incêndios

  • Os grandes desafios de Rui Rio, segundo Poiares Maduro
    7:43

    O ex-ministro de Pedro Passos Coelho, Miguel Poiares Maduro, falou com a SIC sobre o que reserva o futuro para o PSD e quais serão os principais desafios na área económica para a liderança de Rui Rio. O défice, a descentralização, o próximo Orçamento do Estado e a eventualidade de um bloco central foram alguns dos temas da conversa. Uma entrevista transmitida esta quarta-feira, no programa Negócios da Semana.

  • 296 mortos em 2 dias de bombardeamentos em Ghouta Oriental
    2:16
  • Tiroteio na Florida foi o 18.º registado em meio escolar nos EUA desde janeiro
    1:25
  • Quem é Elon Musk?
    9:42