sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Os Simpsons previram uma presidência para Donald Trump há 16 anos

Há exatamente 16 anos os Simpsons previam uma presidência para Donald Trump. Tudo aconteceu no episódio "Bart to the Future", Lisa, filha de Marge e Homer Simpson, torna-se a primeira presidente mulher dos Estados Unidos. Num discurso na sala oval Lisa dirige-se à nação dizendo: " Como sabem, herdámos uma crise orçamental do Presidente Trump" .

John Minchillo

O episódio foi escrito por Dan Greaney que em conversa com o The Washington Post diz que "A história era sobre Bart salvar a presidência de Lisa" quando esta se vê perante um problema que transcende as suas capacidades.

A intenção não era falar sobre uma presidência de Donald Trump. Mas então de onde surgiu a referência? Ora o escritor explica que a presença do magnata do ramo imobiliário na série se justifica por ser o ajuste de comédia certo, era necessária uma celebridade que soasse a algo absurso e Trump foi o escolhido.

Dan Greaney admite que agora o entendimento que tem sobre o candidato republicano é diferente: "Agora que ele está a concorrer à presidência, vejo-o de uma forma muito mais escura, nos velhos tempos ele parecia um tipo amável."

A pergunta que se impôs aquele que de alguma forma previu o "fenómeno Trump", é se acredita que o republicano pode ganhar a corrida para a Casa Branca. A resposta é peremptória:

"Não, eu não acho que Trump possa ganhar", diz o escritor. "Mas os Simpsons são feitos para muita gente, portanto essa gente pode ter uma resposta diferente."

  • Proteção Civil desmobiliza meios em Setúbal

    País

    A Proteção Civil vai começar a desmobilizar, hoje à tarde, meios de combate ao incêndio que deflagrou na terça-feira em Setúbal e que já está em fase de rescaldo, disse à agência Lusa o vereador da Proteção Civil Municipal.

  • Marcelo lembra ditadura para deixar elogios à liberdade de imprensa e separação de poderes
    0:29
  • Portugal condenado por decisão "discriminatória e preconceituosa"
    1:19

    País

    Portugal voltou a ser condenado pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, desta vez por causa de uma decisão discriminatória e preconceituosa. Trata-se do caso da mulher a quem o Supremo Tribunal Administrativo baixou o valor de uma indemnização por negligência médica. Entre os vários argumentos usados, os juízes portugueses consideraram que a sexualidade é menos importante quando se tem 50 anos e dois filhos.

  • "Lancei um tema que os portugueses há muito queriam discutir"
    11:26

    País

    O candidato do PSD à Câmara Municipal de Loures, André Ventura, foi entrevistado esta terça-feira na Edição da Noite da SIC Notícias. Em análise, a polémica em torno das declarações do candidato sobre a comunidade cigana.

    Entrevista SIC Notícias

  • Rajoy nega conhecimento de financiamentos ilegais no PP

    Mundo

    O primeiro-ministro espanhol negou hoje ter conhecimento de um esquema ilegal de financiamento, que envolve vários responsáveis do Partido Popular (PP, direita), que lidera. Durante uma audição no tribunal, Mariano Rajoy garantiu ainda que não aceitou nenhum pagamento ilícito.