sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Os Simpsons previram uma presidência para Donald Trump há 16 anos

Há exatamente 16 anos os Simpsons previam uma presidência para Donald Trump. Tudo aconteceu no episódio "Bart to the Future", Lisa, filha de Marge e Homer Simpson, torna-se a primeira presidente mulher dos Estados Unidos. Num discurso na sala oval Lisa dirige-se à nação dizendo: " Como sabem, herdámos uma crise orçamental do Presidente Trump" .

John Minchillo

O episódio foi escrito por Dan Greaney que em conversa com o The Washington Post diz que "A história era sobre Bart salvar a presidência de Lisa" quando esta se vê perante um problema que transcende as suas capacidades.

A intenção não era falar sobre uma presidência de Donald Trump. Mas então de onde surgiu a referência? Ora o escritor explica que a presença do magnata do ramo imobiliário na série se justifica por ser o ajuste de comédia certo, era necessária uma celebridade que soasse a algo absurso e Trump foi o escolhido.

Dan Greaney admite que agora o entendimento que tem sobre o candidato republicano é diferente: "Agora que ele está a concorrer à presidência, vejo-o de uma forma muito mais escura, nos velhos tempos ele parecia um tipo amável."

A pergunta que se impôs aquele que de alguma forma previu o "fenómeno Trump", é se acredita que o republicano pode ganhar a corrida para a Casa Branca. A resposta é peremptória:

"Não, eu não acho que Trump possa ganhar", diz o escritor. "Mas os Simpsons são feitos para muita gente, portanto essa gente pode ter uma resposta diferente."

  • PSD está a "perder terreno" na escolha de candidato a Lisboa
    1:46

    País

    Quem o diz é Luís Marques Mendes: o PSD perde na demora da escolha de um candidato para a Câmara de Lisboa. O líder Passos Coelho rejeita apoiar a candidatura de Assunção Cristas e garante que o partido vai ter um candidato próprio. Segundo o comentador da SIC, o último convite foi dirigido a José Eduardo Moniz.

  • Motim em prisão brasileira fez pelo menos 30 mortos
    1:09

    Mundo

    Um novo motim numa prisão brasileira fez pelo menos 30 mortos. A prisão, que é a maior do Estado do Rio Grande do Norte, tem capacidade para 600 reclusos mas acolhe quase o dobro. Após o motim de 14 horas, a polícia já tem o controlo total da prisão.

  • Aqui também se vive
    16:07
  • Austrália condena Japão por caça de baleias no Oceano Antártico

    Mundo

    O Governo da Austrália condenou hoje o Japão por retomar a caça de baleias no Oceano Antártico, após a divulgação de imagens de um cetáceo morto a bordo de um barco japonês que se encontrava em águas protegidas.O ministro do Ambiente, Josh Frydenberg, manifestou "profunda deceção", um dia depois de a organização Sea Shepherd divulgar fotografias e vídeos de uma baleia minke no barco japonês Nisshin Maru.