sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Os Simpsons previram uma presidência para Donald Trump há 16 anos

Há exatamente 16 anos os Simpsons previam uma presidência para Donald Trump. Tudo aconteceu no episódio "Bart to the Future", Lisa, filha de Marge e Homer Simpson, torna-se a primeira presidente mulher dos Estados Unidos. Num discurso na sala oval Lisa dirige-se à nação dizendo: " Como sabem, herdámos uma crise orçamental do Presidente Trump" .

John Minchillo

O episódio foi escrito por Dan Greaney que em conversa com o The Washington Post diz que "A história era sobre Bart salvar a presidência de Lisa" quando esta se vê perante um problema que transcende as suas capacidades.

A intenção não era falar sobre uma presidência de Donald Trump. Mas então de onde surgiu a referência? Ora o escritor explica que a presença do magnata do ramo imobiliário na série se justifica por ser o ajuste de comédia certo, era necessária uma celebridade que soasse a algo absurso e Trump foi o escolhido.

Dan Greaney admite que agora o entendimento que tem sobre o candidato republicano é diferente: "Agora que ele está a concorrer à presidência, vejo-o de uma forma muito mais escura, nos velhos tempos ele parecia um tipo amável."

A pergunta que se impôs aquele que de alguma forma previu o "fenómeno Trump", é se acredita que o republicano pode ganhar a corrida para a Casa Branca. A resposta é peremptória:

"Não, eu não acho que Trump possa ganhar", diz o escritor. "Mas os Simpsons são feitos para muita gente, portanto essa gente pode ter uma resposta diferente."

  • Incêndios em Portugal - um mês depois
    9:10

    Reportagem Especial

    Regressar a casa para refazer a vida é tudo o que querem as famílias a quem o fogo levou quase tudo, há cerca de um mês. Contudo, esse regresso não tem sido fácil. Depois dos incêndios, famílias e empresas ainda têm de vencer as burocracias. A Reportagem Especial deste sábado regressa a Seia, onde arderam mais de 70 casas de primeira habitação e onde a vida de muitos parece ter entrado num impasse.

  • Caixa multibanco assaltada em Portugal a cada dois dias
    2:43

    País

    O semanário Expresso conta que a mulher que morreu vítima de um disparo de agentes da PSP foi atingida pelas costas. O caso está a ser investigado pela PJ, que procura encaixar as peças da noite que acabou com uma morte inocente mas que começou com uma perseguição a um grupo de assaltantes de um multibanco. Assaltos que são cada vez mais comuns e que preocupam o Governo. A cada dois dias, uma caixa é assaltada.

  • Metro de Lisboa vai reduzir consumo de água

    País

    O Metro de Lisboa colocou em prática um programa para reduzir o consumo de água devido à situação de seca em Portugal, respondendo assim ao apelo do Ministério do Ambiente, segundo um comunicado divulgado este sábado.