sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Sanders com rendimentos muito inferiores aos de Clinton

O aspirante à nomeação do Partido Democrata para as eleições presidenciais dos Estados Unidos, Bernie Sanders, publicou na sexta-feira a sua declaração de rendimentos, cujos valores são muito inferiores ao da sua rival Hillary Clinton.

© Javier Galeano / Reuters

Em 2014, ano a que se refere a declaração, o senador por Vermont recebeu 205.271 dólares (181.906 euros) e pagou, com a sua mulher, Jane, 13,5% em impostos federais, ou seja, 27.653 dólares (24.505 euros).

Os números são muito inferiores aos relativos à sua rival na contenda democrata, Hillary Clinton, que, com o seu marido, o ex-presidente norte-americano Bill Clinton, teve receitas durante os últimos oito anos de cerca de 140 milhões de dólares (124 milhões de euros).

Sanders, autoproclamado socialista democrático, tornou as desigualdades económicas no seu principal 'cavalo de batalha' na campanha, e criticou, por inúmeras vezes, as ligações próximas de Clinton ao setor financeiro de Wall Street e por ter cobrado elevadas maquias para proferir discursos pagos para os bancos mais poderosos do país.

Os pré-candidatos presidenciais democratas travaram na quinta-feira o mais duro e intenso debate dos nove em que participaram no âmbito da corrida à Casa Branca.

O debate, transmitido pela CNN e pelo canal NY1, foi o último antes das primárias no estado de Nova Iorque, na próxima terça-feira, consideradas chave no processo de escolha dos candidatos democrata e republicano nas eleições presidenciais de novembro.

Lusa

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.