sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Sanders com rendimentos muito inferiores aos de Clinton

O aspirante à nomeação do Partido Democrata para as eleições presidenciais dos Estados Unidos, Bernie Sanders, publicou na sexta-feira a sua declaração de rendimentos, cujos valores são muito inferiores ao da sua rival Hillary Clinton.

© Javier Galeano / Reuters

Em 2014, ano a que se refere a declaração, o senador por Vermont recebeu 205.271 dólares (181.906 euros) e pagou, com a sua mulher, Jane, 13,5% em impostos federais, ou seja, 27.653 dólares (24.505 euros).

Os números são muito inferiores aos relativos à sua rival na contenda democrata, Hillary Clinton, que, com o seu marido, o ex-presidente norte-americano Bill Clinton, teve receitas durante os últimos oito anos de cerca de 140 milhões de dólares (124 milhões de euros).

Sanders, autoproclamado socialista democrático, tornou as desigualdades económicas no seu principal 'cavalo de batalha' na campanha, e criticou, por inúmeras vezes, as ligações próximas de Clinton ao setor financeiro de Wall Street e por ter cobrado elevadas maquias para proferir discursos pagos para os bancos mais poderosos do país.

Os pré-candidatos presidenciais democratas travaram na quinta-feira o mais duro e intenso debate dos nove em que participaram no âmbito da corrida à Casa Branca.

O debate, transmitido pela CNN e pelo canal NY1, foi o último antes das primárias no estado de Nova Iorque, na próxima terça-feira, consideradas chave no processo de escolha dos candidatos democrata e republicano nas eleições presidenciais de novembro.

Lusa

  • Polémica "Supernanny" em debate hoje na SIC
    2:25
  • Será este o "momento mais Ronaldo" de sempre?

    Desporto

    Cristiano Ronaldo é protagonista de mais um momento que corre nas redes sociais. Depois de marcar o sexto golo do Real Madrid frente ao Desportivo da Corunha, o jogador português ficou ferido no rosto e foi obrigado a abandonar o campo. Mas antes, mesmo com a cara ensanguentada, pediu um telemóvel com "espelho" para ver a extensão do corte. Há quem brinque com a situação, dizendo que Ronaldo levou a sua obsessão com a sua imagem a um novo nível, mas há também quem desvalorize a situação.

    SIC

  • Democratas aceitam compromisso para acabar com shutdown nos EUA

    Mundo

    Os senadores democratas aceitaram esta segunda-feira um acordo orçamental provisório que vai permitir acabar com a paralisação parcial do Governo federal dos Estados Unidos, situação conhecida como shutdown, anunciou o líder da minoria democrata no Senado, Chuck Schumer.

  • Refeição de 1.100 euros em Veneza

    Mundo

    O centro de Veneza oferece os mais variados restaurantes. Com menu obrigatório, sem menu, com taxas, sem taxas, sentando ou em pé. Depois há aqueles restaurantes que cobram 1.100 euros por cinco pratos acompanhados por água. O caso aconteceu com quatro turistas japoneses, que depois de pagarem a conta, apresentaram queixa às autoridades. O presidente da Câmara da cidade italiana já disse que ia investigar a situação e, caso se confirmasse, prometeu que iria castigar os responsáveis.

    SIC