sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Sanders com rendimentos muito inferiores aos de Clinton

O aspirante à nomeação do Partido Democrata para as eleições presidenciais dos Estados Unidos, Bernie Sanders, publicou na sexta-feira a sua declaração de rendimentos, cujos valores são muito inferiores ao da sua rival Hillary Clinton.

© Javier Galeano / Reuters

Em 2014, ano a que se refere a declaração, o senador por Vermont recebeu 205.271 dólares (181.906 euros) e pagou, com a sua mulher, Jane, 13,5% em impostos federais, ou seja, 27.653 dólares (24.505 euros).

Os números são muito inferiores aos relativos à sua rival na contenda democrata, Hillary Clinton, que, com o seu marido, o ex-presidente norte-americano Bill Clinton, teve receitas durante os últimos oito anos de cerca de 140 milhões de dólares (124 milhões de euros).

Sanders, autoproclamado socialista democrático, tornou as desigualdades económicas no seu principal 'cavalo de batalha' na campanha, e criticou, por inúmeras vezes, as ligações próximas de Clinton ao setor financeiro de Wall Street e por ter cobrado elevadas maquias para proferir discursos pagos para os bancos mais poderosos do país.

Os pré-candidatos presidenciais democratas travaram na quinta-feira o mais duro e intenso debate dos nove em que participaram no âmbito da corrida à Casa Branca.

O debate, transmitido pela CNN e pelo canal NY1, foi o último antes das primárias no estado de Nova Iorque, na próxima terça-feira, consideradas chave no processo de escolha dos candidatos democrata e republicano nas eleições presidenciais de novembro.

Lusa

  • Portugal a tremer de frio
    3:07

    País

    Portugal continua a registar temperaturas negativas, sobretudo no Norte do país. Em Trás-os-Montes, por exemplo, marcaram mínimas de 11 graus abaixo de zero e os termómetros desceram tanto que congelaram rios, canalizações de água e até aquecimentos de escolas. Mas nem tudo é mau pois os produtores falam em boa época para curar fumeiro.

  • Michelle Obama partilhou momento de despedida da Casa Branca
    1:43
  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Podem as plantas ver, ouvir e até reagir?

    Mundo

    Um professor de Ciências Vegetais da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, passou quatro décadas a investigar as relações entre vegetais e insetos. Na visão de Jack Schultz, as plantas são "como animais muito lentos", que conseguem ver, ouvir, cheirar e até têm comportamentos próprios.

  • Zoo da Indonésia acusado de querer matar ursos à fome

    Mundo

    Um grupo de ativistas da Indonésia acusa o Jardim Zoológico de Bandung de estar a matar à fome os seus animais, incluindo os ursos-do-sol, para ser fechado. Um vídeo recentemente publicado mostra os ursos, que aparecem muito magros e a implorar por comida.