sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Donald Trump vence primárias no Estado do Indiana

Donald Trump venceu primárias no Estado de Indiana e reúne o número de delegados suficientes para obter a nomeação republicana para a Casa Branca. A projeção da CBS dá 54% dos votos a Trump, 34% para Ted Cruz e 9% de John Kasich.

© Kamil Krzaczynski / Reuters

Com a vitória na ronda de eleições primárias no Estado do Indiana esta terça-feira, o milionário terá dado a machadada final na campanha de Ted Cruz, o adversário que ainda teria aspirações de conseguir mais delegados nesta corrida às Presidenciais nos Estados Unidos.

Num dia de votação, que ficou marcado por uma troca de acusações entre os dois candidatos, Ted Cuz mostrou-se furioso por Donald Trump ter ligado o pai do senador ao assassino de John Kennedy. Chamou ao rival mentiroso patológico e um narcisista como a América nunca viu.

A verdade que a votação confirmou o que as sondagens já indicavam, uma vantagem confortável de Trump. Ainda há Estados para ir a votos, mas é já uma vantagem de mais de 300 delegados a mais que o milionário tem.

Os democratas também foram a votos e para já é de uma votação equilibrada que se fala. A CBS aponta para que Hillary tenha vencido com 53% contra os 47% do senador Bernie Sanders.

  • Obama diz que Trump não tem capacidade para ser Presidente dos EUA

    Mundo

    Barack Obama diz que Donald Trump não tem capacidade para ser Presidente dos Estados Unidos. A seis meses das eleições, o magnata pode ainda vencer as primárias e ser o candidato republicano ao cargo. Numa entrevista a uma televisão regional, o atual Presidente foi questionado sobre a opinião que tem de Trump. Obama respondeu que o próprio Partido Republicano não pode considerar que o pré-candidato saberá lidar com os problemas da Casa Branca.

  • As confissões de Sérgio Conceição: do futuro no FC Porto à zanga com Rui Vitória 
    43:14
  • Parceiros sociais retomam hoje discussão sobre legislação laboral

    Economia

    Os parceiros sociais retomam esta tarde a discussão sobre as alterações à legislação laboral nas áreas do combate à precariedade, promoção da negociação coletiva e reforço da inspeção do trabalho. No encontro, marcado para as 15:00 no Conselho Económico e Social (CES), em Lisboa, o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, deverá apresentar um novo documento com alterações face ao que foi proposto aos parceiros sociais há dois meses.

  • Sabia que pode emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% em juros por ano?
    8:05
  • A experiência de um embaixador português na Coreia do Norte
    2:58

    País

    A Coreia do Norte tem o maior orçamento militar do mundo e o seu arsenal nuclear acaba por dar-lhe acesso a uma possível cimeira com os Estados Unidos. A pobreza e o culto da personalidade foram testemunhados pelo embaixador, José Manuel de Jesus, que visitou várias vezes Pyongyang.

  • EUA expulsa dois diplomatas venezuelanos e dá-lhes 48 horas para deixarem o país

    Mundo

    Os Estados Unidos anunciaram, na quarta-feira, a expulsão de dois diplomatas venezuelanos, aos quais deu um prazo de 48 horas para sairem do país. A decisão é a resposta ao anúncio de Presidente da Venezuela de expulsar o encarregado de negócios e o chefe da secção política da embaixada dos Estados Unidos em Caracas, Todd Robinson e Brian Naranjo, respetivamente.