sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Donald Trump vence primárias no Estado do Indiana

Donald Trump venceu primárias no Estado de Indiana e reúne o número de delegados suficientes para obter a nomeação republicana para a Casa Branca. A projeção da CBS dá 54% dos votos a Trump, 34% para Ted Cruz e 9% de John Kasich.

© Kamil Krzaczynski / Reuters

Com a vitória na ronda de eleições primárias no Estado do Indiana esta terça-feira, o milionário terá dado a machadada final na campanha de Ted Cruz, o adversário que ainda teria aspirações de conseguir mais delegados nesta corrida às Presidenciais nos Estados Unidos.

Num dia de votação, que ficou marcado por uma troca de acusações entre os dois candidatos, Ted Cuz mostrou-se furioso por Donald Trump ter ligado o pai do senador ao assassino de John Kennedy. Chamou ao rival mentiroso patológico e um narcisista como a América nunca viu.

A verdade que a votação confirmou o que as sondagens já indicavam, uma vantagem confortável de Trump. Ainda há Estados para ir a votos, mas é já uma vantagem de mais de 300 delegados a mais que o milionário tem.

Os democratas também foram a votos e para já é de uma votação equilibrada que se fala. A CBS aponta para que Hillary tenha vencido com 53% contra os 47% do senador Bernie Sanders.

  • Obama diz que Trump não tem capacidade para ser Presidente dos EUA

    Mundo

    Barack Obama diz que Donald Trump não tem capacidade para ser Presidente dos Estados Unidos. A seis meses das eleições, o magnata pode ainda vencer as primárias e ser o candidato republicano ao cargo. Numa entrevista a uma televisão regional, o atual Presidente foi questionado sobre a opinião que tem de Trump. Obama respondeu que o próprio Partido Republicano não pode considerar que o pré-candidato saberá lidar com os problemas da Casa Branca.

  • PSD questiona funcionamento da Assembleia da República
    2:39

    Caso CGD

    O PSD e o CDS vão entregar esta sexta-feira no Parlamento o pedido para criar uma nova Comissão de Inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos. Os dois partidos reuniram-se esta quarta-feira para fechar o texto do requerimento. Durante o dia, o PSD considerou que o normal funcionamento da Assembleia da República está em causa, o que levou Ferro Rodrigues a defender-se e a garantir que está a ser imparcial.

  • Marcelo rejeita discussões menores na banca
    0:32

    Economia

    O Presidente da República avisa que não se devem introduzir querelas táticas e menores no sistema financeiro. Num encontro que reuniu publicamente Marcelo e Centeno, o Presidente diz que é preciso defender o interesse nacional.

  • Casos de cancro nos pulmões diminuem
    3:08

    País

    O mapa do cancro em Portugal está a mudar, pela primeira vez os casos de cancro do cólon ultrapassaram os do pulmão. A proibição de fumar em locais públicos tem levado à diminuição dos casos de tumores pulmonares.

  • Túnel descoberto em cadeia brasileira tinha ligação a uma habitação
    0:44

    Mundo

    A polícia brasileira descobriu um túnel que ligava a cadeia de Porto Alegre a uma casa e serviria para libertar prisioneiros do estabelecimento. As autoridades detiveram sete homens e uma mulher no local. A construção permitiria uma fuga massiva que poderia chegar aos 200 mil fugitivos e estima-se que terá custado mais de 300 mil euros. A polícia do Rio Grande do Sul acredita, assim, ter impedido aquela que seria a maior fuga de prisioneiros de sempre no Estado brasileiro.

  • Três dos planetas encontrados podem conter água e vida
    3:28