sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Donald Trump diz que a sua fortuna ultrapassa os 10 mil milhões de dólares

O candidato republicano à nomeação republicana para as presidenciais norte-americanas Donald Trump voltou a afirmar na terça-feira que a sua fortuna "excede 10 mil milhões de dólares", mais do dobro das estimativas independentes.

Trump International Hotel and Tower, Chicago.

Trump International Hotel and Tower, Chicago.

© Jim Young / Reuters

Num comunicado, o empresário milionário de Nova Iorque disse ter entregado a sua declaração financeira pessoal à Comissão Federal Eleitoral (FEC), um documento que todos os candidatos a eleições federais nos Estados Unidos devem apresentar e que enumera as empresas em que desempenham funções ou têm interesses, respetivos ativos e dívidas.

A Comissão não divulgou até ao momento o documento, conhecido pelo acrónimo PFD ("Personal Financial Disclosure"), mas deve fazê-lo nos próximos 30 dias.

A campanha de Trump anunciou que o património líquido do candidato aumentou desde a última declaração apresentada, em julho, e "excede os 10 mil milhões de dólares" (cerca de 8,9 mil milhões de euros).

"Entreguei o meu PFD que, orgulho-me de o dizer, é o maior na história da FEC", afirmou Donald Trump no comunicado.

"Construí uma empresa incrível e acumulei um dos maiores portefólios de ativos imobiliários, muitos dos quais são considerados das mais bonitas e icónicas propriedades do mundo. É deste tipo de pensamento que o país precisa", acrescentou.

Na declaração entregue em julho, um mês depois de lançar a candidatura à nomeação pelo Partido Republicano, Trump indicava ter participações em mais de 500 empresas e organizações e 168 fontes de rendimento.

Investigadores da revista Forbes avaliaram em 2015 a fortuna de Trump em quatro mil milhões de dólares (3,5 mil milhões de euros), destacando que o milionário tinha perdido uma série de negócios depois de ofender milhões ao afirmar que os mexicanos são "violadores e traficantes de droga".

A declaração em causa é diferente da declaração de rendimentos que os candidatos à presidência dos Estados Unidos tradicionalmente divulgam por iniciativa própria.

Donald Trump tem recusado divulgar a sua declaração de impostos enquanto não forem suspensas as investigações fiscais de que é alvo, o que lhe tem valido críticas não apenas dos candidatos democratas como também do ex-candidato republicano Mitt Romney, que acusou Trump de querer esconder qualquer coisa.

Lusa

  • Sporting de Braga afastado da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting de Braga derrotou esta quinta-feira o Marselha, em Braga, por 1-0, na segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa. Um triunfo insuficiente para o apuramento, depois do desaire da equipa minhota em França (3-0).

  • Sporting nos oitavos de final da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting garantiu esta quinta-feira o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa, ao empatar frente ao Astana, em Alvalade, a três golos, na segunda mão dos 16 avos de final, depois de ter triunfado no Cazaquistão por 3-1. Veja ou reveja todos os golos do encontro.

  • Os 36 golos dos 16 avos da Liga Europa

    Liga Europa

    A jornada europeia ficou marcada, no panorama das equipas portuguesas, pelo apuramento do Sporting e pela eliminação do Sporting de Braga. Os leões passam assim a ser o único clube luso em prova na Liga Europa. Nos oitavos de final, o emblema de Alvalade pode encontrar adversários como o Arsenal, o Atlético de Madrid ou o AC Milan. O sorteio realiza-se esta sexta-feira, ao meio-dia. Aqui, veja ou reveja todos os golos da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

  • "O dia a dia na Síria também é lutar por um pão"
    10:13

    Mundo

    Desde domingo que os bombardeamentos do regime sírio a Ghouta já fizeram mais de 400 mortos. Ghouta é o último reduto rebelde nos arredores da capital da síria, onde as forças fiéis a Bashar Al Assad iniciaram no domingo uma intervenção militar de larga escala. Cândida Pinto, editora de Internacional da SIC, e a psicóloga Maria Palha, que já esteve na Síria ao serviço dos Médicos Sem Fronteiras, estiveram na Edição da Noite da SIC Notícias para falar sobre o assunto.

  • O estranho caso do mergulhador Alejandro Ramos

    Mundo

    O mergulhador Alejandro Ramos tornou-se num caso de investigação do Centro Médico Naval do Peru, depois do seu corpo ter começado a inchar sem qualquer explicação aparente. Isto aconteceu há quatro anos, minutos depois de ter emergido da água, onde tinha estado a trabalhar durante muitas horas.

    SIC

  • Jane Seymour posa para a Playboy aos 67 anos

    Cultura

    Esta é a terceira vez que a atriz inglesa de 67 anos participa numa sessão fotográfica para a revista Playboy. Jane Seymour aproveitou a oportunidade para se juntar ao movimento #MeToo e falar sobre as agressões sexuais que sofreu às mãos de um produtor, em 1972.

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00
  • Proposta de um cessar-fogo na Síria sem acordo

    Mundo

    O embaixador da Rússia junto das Nações Unidas afirmou esta quinta-feira que os 15 membros do Conselho de Segurança não alcançaram um acordo para aprovar um cessar-fogo de 30 dias na Síria, proposta negociada há mais de duas semanas.