sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Nova sondagem coloca Trump à frente de Clinton nas presidenciais

Uma nova sondagem publicada na quarta-feira pelo canal televisivo Fox News coloca o republicano Donald Trump três pontos à frente da democrata Hillary Clinton, num cenário em que os dois competem nas presidenciais de novembro nos Estados Unidos.

© Kamil Krzaczynski / Reuters

Segundo esta sondagem, Trump, o único candidato na corrida à nomeação do Partido Republicano, fica com 45% dos votos, enquanto Clinton, favorita entre os democratas, consegue 42%, o que significaria um empate técnico, tendo em conta a margem de erro.

Estes resultados são significativamente distintos daqueles obtidos pela mesma sondagem no mês passado, em que Clinton se impunha por 48% contra os 41% de Trump, que então ainda disputava a nomeação republicana com Ted Cruz e John Kasich.

A ex-secretária de Estado ganha entre as mulheres (com 50% dos apoios contra os 36% de Trump), com o magnata a impor-se entre os homens (55% contra 33%) e consegue também uma vantagem de 37 pontos entre os brancos da classe trabalhadora e sem formação superior (61% para Trump face a 24% para Clinton).

Trump ganha junto dos brancos em geral (55% contra 31%), incluindo entre as mulheres brancas (47% contra 38%), enquanto a ex-primeira-dama vence entre os negros (90% contra 7%) e os latinos (62% contra 23%).

A sondagem mostra que se o senador Bernie Sanders fosse o candidato democrata, venceria Trump com facilidade, com uma vantagem de quatro pontos percentuais (46% contra 42%).

A sondagem da Fox News foi realizada através de entrevistas telefónicas a 1.021 eleitores registados em todo o país, entre 14 e 17 de maio, e tem uma margem de erro de três pontos percentuais.

Lusa

  • A proposta dos partidos para a redução da dívida
    1:55

    Economia

    O PS e o Bloco de Esquerda querem mais 45 anos para pagar as dívidas à União Europeia e juros mais baixos. As medidas fazem parte da proposta dos partidos para a redução da dívida pública. No relatório que será enviado ao Governo, não é pedido qualquer perdão de dívida, ao contrário do que os partidos mais à esquerda chegaram a defender.

  • Antigos ministros de Governos de Sócrates ouvidos pelo Ministério Público
    1:54
  • Suspeito de atropelamento mortal diz que foi mero acidente 
    2:00
  • A história de Macron e Brigitte Trogneux, 25 anos mais velha
    1:25

    Eleições França 2017

    A segunda volta das eleições francesas acontece já no próximo dia 7 de maio. Caso Emmanuel Macron seja eleito, o país terá como primeira-dama uma mulher 25 anos mais velha do que o Presidente. Brigitte Trogneux tem 64 anos e Macron 39, conheceram-se no liceu privado de jesuítas, em Amiens. Brigitte era a professora e Macron o aluno. Conheça a história do casal. 

  • Autoridades garantem ter evitado novo ataque terrorista em Londres
    0:59

    Mundo

    A polícia britânica garante que evitou um novo atentado em Londres. Mulher baleada faz parte das oito pessoas que foram detidas numa operação antiterrorista na capital britânica e no sul de Inglaterra. A operação realizou-se após a detenção de um homem com três facas, nas imediações do Parlamento britânico.

  • Polícia espanhola divulga imagens de operação anti-jihadista

    Mundo

    A polícia espanhola divulgou esta sexta-feira novas imagens da operação anti-jihadista levada a cabo na terça-feira em Barcelona. Sabe-se agora que dois dos nove suspeitos detidos podem estar relacionados com a célula terrorista de Bruxelas, responsável pelos ataques no Aeroporto de Zaventem e no metro da capital belga.

  • Menina que nasceu com três pernas já corre após a cirurgia

    Mundo

    Uma criança do Bangladesh que cresceu com três pernas vai regressar a casa, depois de uma viagem até à Austrália, onde foi operada para retirar o membro a mais. Como resultado de um gémeo que não se formou por completo, a criança de três anos nasceu com uma terceira perna na pélvis. Alguns meses após a cirurgia, feita em novembro, a menina já corre.