sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Nova sondagem coloca Trump à frente de Clinton nas presidenciais

Uma nova sondagem publicada na quarta-feira pelo canal televisivo Fox News coloca o republicano Donald Trump três pontos à frente da democrata Hillary Clinton, num cenário em que os dois competem nas presidenciais de novembro nos Estados Unidos.

© Kamil Krzaczynski / Reuters

Segundo esta sondagem, Trump, o único candidato na corrida à nomeação do Partido Republicano, fica com 45% dos votos, enquanto Clinton, favorita entre os democratas, consegue 42%, o que significaria um empate técnico, tendo em conta a margem de erro.

Estes resultados são significativamente distintos daqueles obtidos pela mesma sondagem no mês passado, em que Clinton se impunha por 48% contra os 41% de Trump, que então ainda disputava a nomeação republicana com Ted Cruz e John Kasich.

A ex-secretária de Estado ganha entre as mulheres (com 50% dos apoios contra os 36% de Trump), com o magnata a impor-se entre os homens (55% contra 33%) e consegue também uma vantagem de 37 pontos entre os brancos da classe trabalhadora e sem formação superior (61% para Trump face a 24% para Clinton).

Trump ganha junto dos brancos em geral (55% contra 31%), incluindo entre as mulheres brancas (47% contra 38%), enquanto a ex-primeira-dama vence entre os negros (90% contra 7%) e os latinos (62% contra 23%).

A sondagem mostra que se o senador Bernie Sanders fosse o candidato democrata, venceria Trump com facilidade, com uma vantagem de quatro pontos percentuais (46% contra 42%).

A sondagem da Fox News foi realizada através de entrevistas telefónicas a 1.021 eleitores registados em todo o país, entre 14 e 17 de maio, e tem uma margem de erro de três pontos percentuais.

Lusa

  • "Vi o Bas Doost a jorrar sangue para o chão (...) revoltei-me!"
    3:28
  • "Esta semana parecia um filme de terror"
    2:24

    Desporto

    O treinador do Sporting falou pela primeira vez à imprensa desde as agressões de que foi alvo em Alcochete. Jorge Jesus disse que a última semana "parecia um filme de terror" e deixou um agradecimento especial aos adeptos e à "capacidade emocional" dos jogadores.

  • Já se pode pescar sardinha mas há limitações

    País

    A proibição da pesca da sardinha termina hoje, podendo, até 31 de julho, os pescadores capturar 4.855 toneladas, com limites diários, medidas de proteção dos juvenis e monitorização da pescaria, disse à Lusa o Ministério do Mar.

  • Nicolas Maduro vence presidenciais na Venezuela

    Mundo

    O chefe de Estado venezuelano, Nicolas Maduro, foi declarado vencedor das eleições presidenciais de domingo pela autoridade eleitoral, com perto de 70% dos votos, depois de contados quase todos os boletins.

  • "Desfiliei-me do PS mas continuo socialista"
    1:29