sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Lóbi da posse de arma nos Estados Unidos apoia oficialmente Donald Trump

O lóbi que promove o direito à posse de armas nos Estados Unidos, a National Rifle Association (NRA), declarou hoje o seu apoio a Donald Trump, o mais que provável candidato republicano à Casa Branca.

© Mike Segar / Reuters

O anúncio foi feito pelo diretor-executivo da NRA, Chris Cox, minutos antes de o magnata nova-iorquino subir ao palco da convenção anual da associação, tradicional apoiante dos candidatos republicanos nos Estados Unidos.

Trump está sozinho na corrida à nomeação republicana à Casa Branca, após as desistências de Ted Cruz, John Kasich e Marco Rubio, mas terá de conseguir os votos necessários na convenção do partido.

"É hora de nos unirmos. Se o vosso candidato preferido já saiu da corrida, é hora de ultrapassar isso", disse hoje Chris Cox.

Durante a convenção da NRA, na cidade de Louisville, Estado do Kentucky, Trump considerou que a Segunda Emenda da Constituição norte-americana (que garante aos cidadãos o direito à posse de arma) está "em perigo" caso Hillary Clinton, a sua principal rival democrata, ganhe as eleições presidenciais de novembro.

"Eu não vos vou deixar mal", declarou Trump ao aceitar o apoio da NRA, sublinhando que não deixará que Hillary Clinton lhes tire as armas.

"A desonesta Hillary Clinton é a candidata mais anti-armas, mais anti-Segunda Emenda que já alguma vez concorreu ao cargo. (...) Tal como já disse, ela quer abolir a Segunda Emenda. Ela quer tirar-vos as armas", realçou Trump.

O multimilionário nova-iorquino reafirmou ainda declarações antigas, sublinhando que os atentados terroristas em Paris, nos quais 130 pessoas foram mortas à bomba e a tiro, não teriam sido tão mortíferos se os parisienses tivessem armas consigo no momento dos ataques.

Lusa

  • Apoiar o Governo "é um dever constitucional"
    0:50

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa diz que apoiar o Governo é um dever constitucional do Presidente da República. Num balanço do primeiro ano em Belém, Marcelo respondeu assim a quem o acusa de andar com o Governo "ao colo".

  • Brexit só avança com aprovação parlamentar
    3:04

    Brexit

    O Supremo Tribunal britânico decidiu que o Governo precisa de ter a aprovação do Parlamento para avançar com o Brexit. A decisão foi validada por uma maioria de oito contra três juízes e justificada esta terça-feira pelo Supremo britânico. Por consequência, a libra esterlina atingiu a cotação mais alta do ano em relação ao dólar.

  • Primeira-ministra da Escócia apela ao voto contra a saída da UE
    2:25

    Brexit

    Depois da decisão do Supremo Tribunal britânico em relação ao Brexit, a primeira-ministra da Escócia veio pedir aos deputados que votem contra a saída da União Europeia. Nicola Sturgeon vai apresentar uma moção no Parlamento escocês para que este se pronuncie sobre o Brexit.

  • "A Miss Helsínquia é a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza"

    Mundo

    Sephora Lindsay Ikabala venceu o concurso Miss Helsínquia 2017 e, desde então, tem vindo a ser insultada e criticada nas redes sociais. A nigeriana de 19 anos vive na cidade desde criança. "A Miss Helsínquia é literalmente a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza", é apenas um dos muitos comentários que circula nas redes sociais.

  • As propostas Chanel para a próxima estação
    1:34

    Mundo

    Um dos desfiles mais aguardados do mundo da moda aconteceu esta segunda-feira, em Paris, com as propostas da casa Chanel para a próxima estação primavera/verão. No final do desfile, e pela primeira vez em 30 anos, Karl Lagarfeld não deu nenhuma entrevista à comunicação social.