sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Lóbi da posse de arma nos Estados Unidos apoia oficialmente Donald Trump

O lóbi que promove o direito à posse de armas nos Estados Unidos, a National Rifle Association (NRA), declarou hoje o seu apoio a Donald Trump, o mais que provável candidato republicano à Casa Branca.

© Mike Segar / Reuters

O anúncio foi feito pelo diretor-executivo da NRA, Chris Cox, minutos antes de o magnata nova-iorquino subir ao palco da convenção anual da associação, tradicional apoiante dos candidatos republicanos nos Estados Unidos.

Trump está sozinho na corrida à nomeação republicana à Casa Branca, após as desistências de Ted Cruz, John Kasich e Marco Rubio, mas terá de conseguir os votos necessários na convenção do partido.

"É hora de nos unirmos. Se o vosso candidato preferido já saiu da corrida, é hora de ultrapassar isso", disse hoje Chris Cox.

Durante a convenção da NRA, na cidade de Louisville, Estado do Kentucky, Trump considerou que a Segunda Emenda da Constituição norte-americana (que garante aos cidadãos o direito à posse de arma) está "em perigo" caso Hillary Clinton, a sua principal rival democrata, ganhe as eleições presidenciais de novembro.

"Eu não vos vou deixar mal", declarou Trump ao aceitar o apoio da NRA, sublinhando que não deixará que Hillary Clinton lhes tire as armas.

"A desonesta Hillary Clinton é a candidata mais anti-armas, mais anti-Segunda Emenda que já alguma vez concorreu ao cargo. (...) Tal como já disse, ela quer abolir a Segunda Emenda. Ela quer tirar-vos as armas", realçou Trump.

O multimilionário nova-iorquino reafirmou ainda declarações antigas, sublinhando que os atentados terroristas em Paris, nos quais 130 pessoas foram mortas à bomba e a tiro, não teriam sido tão mortíferos se os parisienses tivessem armas consigo no momento dos ataques.

Lusa

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.