sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Editorial norte-coreano elogia "sábio" Trump

O editorial do jornal oficial da Coreia do Norte elogia o "sábio político" que é o candidato à nomeação dos republicanos para a Casa Branca. Já a pré-candidata democrata às presidenciais dos EUA Hillary Clinton é qualificada como "chata".

© Jonathan Ernst / Reuters

O editorial do DPRK Today afirma que Donald Trump é "perspicaz" e que será bom para a Coreia do Norte ser o republicano o Presidente dos EUA. Recentemente, Trump disse que gostaria de conhecer pessoalmente o líder norte-coreano Kim Jong-un e que retirará as tropas norte-americanas da Coreia do Sul, caso seja eleito.

"No dia em que o slogan 'Yankee vai para casa' for uma realidade será o dia da reunificação coreana", escreve Han Yong-mook, intelectual norte-coreano.

Razões para rejeitar a provável rival, a democrata Hillary Clinton, uma "chata".

"O Presidente em quem os cidadãos norte-americanos devem votar não é a chata Hillary, mas sim Trump que quer dialogar diretamente com a Coreia do Norte", apela Han Yong-mook.

Embora seja a opinião de um indivíduo, "é certamente Pyongyang a 'testar as águas'", refere o analista Aidan Foster-Carter da Universidade de Leeds no site NK News.

A Coreia do Norte tinha já desvalorizado a proposta de Trump sobre conversações diretas com Kim Jong-un sobre o programa nuclear norte-coreano, afirmando tratar-se "apenas de um gesto".

"Acho a ideia [de Trump] de diálogo sem sentido", disse à Reuters o embaixador da Coreia do Norte junto das Nações Unidas, So Se-pyong.

  • Cientistas testam útero artificial em cordeiros prematuros

    Mundo

    Um grupo de cientistas desenvolveu um útero artificial - o Biobag - que se assemelha a uma bolsa de plástico e que ajuda no desenvolvimento de cordeiros prematuros. O método foi testado nestes animais mas os cientistas do Hospital Pediátrico de Filadélfia, nos Estados Unidos, garantem que poderá vir a ser utilizado também em bebés que nascem prematuros.

  • Trump cria linha de apoio a vítimas de "extraterrestres criminosos"

    Mundo

    Quando o Governo norte-americano usa o termo "extraterrestre criminoso", refere-se a alguém que não é cidadão dos Estados Unidos da América e que foi condenado por um crime. Quando a mesma expressão é usada pelos utilizadores do Twitter, o significado é completamente diferente. Os internautas pensam na série Ficheiros Secretos e em discos voadores. Por isso, o lançamento de uma linha telefónica, por parte da Casa Branca, para as vítimas de "extraterrestres criminosos" só podia dar em confusão.

  • Casados há 69 anos, morrem de mãos dadas com 40 minutos de diferença

    Mundo

    Isaac Vatkin, de 91 anos, morreu cerca de 40 minutos depois de Teresa, de 89 anos, no passado sábado no Highland Park Hospital, no estado norte-americano Ilinóis. "Não queríamos que fossem embora, mas não podíamos pedir que partíssem de melhor maneira", afirmou o neto William Vatkin. O casal morreu no hospital poucos dias depois de celebrarem 69 anos de casados.