sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Hillary Clinton é a primeira mulher candidata à Casa Branca

Pela primeira vez na história dos Estados Unidos, uma mulher será candidata à Casa Branca. Hillary Clinton garantiu hoje a nomeação democrata. A ex-secretária de Estado norte-americana venceu as primárias de terça-feira do Partido Democrata em 3 estados dos 6 estados que foram a votações: Nova Jérsia, Novo México e Dakota do Sul.

© Lucas Jackson / Reuters

Sanders venceu na Dakota do Norte e em Montana e por apurar está ainda a Califórnia, no entanto, as sondagens mostram que Clinton está à frente com larga vantagem.

Depois de reivindicar a vitória nas primárias democratas deste ano, Hillary Clinton dirigiu-se ao seu rival nesta corrida interna, o senador Bernie Sanders, a quem deu os parabéns "pela sua extraordinária campanha".

"O senador Sanders, a sua campanha e o vigoroso debate que tivemos (...) foram muito positivos para o Partido Democrata e para a América", afirmou.

"Acreditamos que somos mais fortes juntos", disse ainda, insistindo em que as eleições deste ano "não são sobre as mesmas velhas lutas entre democratas e republicanos": "São sobre aquilo que somos como nação", considerou.

Os republicanos votaram nos mesmos estados, menos na Dakota do Norte. Donald Trump foi o vencedor em todos.

Clinton e Trump são assim os presumíveis candidatos finais da corrida à Casa Branca.

  • Há companhias aéreas a contratar. TAP é uma delas
    1:28
  • Euforia e preocupação no Santiago de Bernabéu
    3:02
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49