sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Hillary Clinton é a primeira mulher candidata à Casa Branca

Pela primeira vez na história dos Estados Unidos, uma mulher será candidata à Casa Branca. Hillary Clinton garantiu hoje a nomeação democrata. A ex-secretária de Estado norte-americana venceu as primárias de terça-feira do Partido Democrata em 3 estados dos 6 estados que foram a votações: Nova Jérsia, Novo México e Dakota do Sul.

© Lucas Jackson / Reuters

Sanders venceu na Dakota do Norte e em Montana e por apurar está ainda a Califórnia, no entanto, as sondagens mostram que Clinton está à frente com larga vantagem.

Depois de reivindicar a vitória nas primárias democratas deste ano, Hillary Clinton dirigiu-se ao seu rival nesta corrida interna, o senador Bernie Sanders, a quem deu os parabéns "pela sua extraordinária campanha".

"O senador Sanders, a sua campanha e o vigoroso debate que tivemos (...) foram muito positivos para o Partido Democrata e para a América", afirmou.

"Acreditamos que somos mais fortes juntos", disse ainda, insistindo em que as eleições deste ano "não são sobre as mesmas velhas lutas entre democratas e republicanos": "São sobre aquilo que somos como nação", considerou.

Os republicanos votaram nos mesmos estados, menos na Dakota do Norte. Donald Trump foi o vencedor em todos.

Clinton e Trump são assim os presumíveis candidatos finais da corrida à Casa Branca.

  • "Nobel é um incentivo para toda uma nação"
    1:19

    Mundo

    O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos recebeu ao início da tarde na Noruega o prémio pelo trabalho que desenvolveu junto das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, FARC. As cerimónias são este sábado e marcadas pela ausência do Nobel da Literatura, Bob Dylan.

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55

    Football Leaks

    Com o escândalo dos agentes de futebol a dar que falar, o Expresso revela este sábado os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa. O nome da empresa de que é administrador, a Energy Soccer, surge na investigação em transferências de jogadores que envolvem o Futebol Clube do Porto num conflito de interesses.

  • Sol e calor ficam para o Natal
    1:50

    País

    Com o Natal à porta, o sol teima em ficar um pouco por todo o país. Até a norte as temperaturas estão altas para esta época do ano com o distrito do Porto a rondar os 18 graus.

  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10