sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Sanders recusa admitir derrota e mantém-se na corrida pela nomeação democrata

O senador norte-americano Bernie Sanders recusou na terça-feira ter sido derrotado por Hillary Clinton e prometeu ficar na corrida pela nomeação democrata às presidenciais dos Estados Unidos, apesar de a sua rival ter declarado vitória.

© Mario Anzuoni / Reuters

"Vamos lutar muito para ganhar as primárias de Washington", disse aos seus apoiantes na Califórnia, referindo-se às derradeiras eleições primárias democratas da próxima terça-feira, prometendo levar depois a luta pela "justiça social, económica, racial e ambiental para Filadélfia", onde vai ter lugar, de 23 a 25 de julho, a Convenção Nacional do Partido Democrata para formalmente designar o candidato que irá desafiar o republicano Donald Trump na corrida à Casa Branca.

"Eu sou muito bom a matemática e sei que a luta que temos pela frente é muito, muito difícil. Mas nós continuaremos a nossa batalha por cada voto e por cada delegado", afirmou Sanders, que não deixou de felicitar Clinton pelas vitórias da noite.

Nada impede que Bernie Sanders permaneça tecnicamente na corrida, mesmo que se admita que a convenção vai resultar na investidura da sua rival.

"A luta continua!", concluiu o senador.

Clinton venceu três eleições primárias na noite de terça-feira (Nova Jersey, Novo Méxivo e Dakota do Sul) e está na frente dos resultados parciais na Califórnia. Sanders ganhou em Montana e Dakota do Norte.

Hillary Clinton confirmou esta terça-feira ter conseguido os apoios suficientes para ser nomeada candidata do Partido Democrata nas presidenciais marcadas para novembro, após diversos meios de comunicação social terem já calculado, ainda antes das primárias, que a antiga secretária de Estado havia reunido os apoios necessários.

Falando perante apoiantes em Nova Iorque, Clinton afirmou que "pela primeira vez na história" dos Estados Unidos da América "uma mulher será nomeada por um grande partido" como candidata à Casa Branca.

O próprio Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, felicitou-a entretanto pela sua vitória nas primárias do Partido Democrata, segundo um comunicado da Casa Branca.

Lusa

  • Hillary Clinton é a primeira mulher candidata à Casa Branca

    Eleições EUA 2016

    Pela primeira vez na história dos Estados Unidos, uma mulher será candidata à Casa Branca. Hillary Clinton garantiu hoje a nomeação democrata. A ex-secretária de Estado norte-americana venceu as primárias de terça-feira do Partido Democrata em 3 estados dos 6 estados que foram a votações: Nova Jérsia, Novo México e Dakota do Sul.

  • "Bernie Sanders recusa-se a aceitar o inevitável"
    3:51

    Eleições EUA 2016

    Nos Estados Unidos tudo indica que do lado dos democratas será Hillary Clinton a defrontar Donald Trump na corrida à Casa Branca. No entanto, Bernie Sanders ainda acredita que pode conseguir a nomeação democrata. O correspondente da SIC nos Estados Unidos, Luís Costa Ribas, diz que Bernie Sanders se recusa a aceitar o inevitável e deixar Hillary Clinton seguir em frente na corrida para as presidenciais. As últimas notícias dão conta que o apoio de Barack Obama à antiga primeira-dama norte-americana deve acontecer nas próximas horas.

  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.