sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Hillary condena Arábia Saudita, Kuwait e Qatar por financiarem extremismo

A candidata democrata à Casa Branca Hillary Clinton condenou hoje o papel da Arábia Saudita, do Kuwait e do Qatar no financiamento mundial de ideologias extremistas, um dia após o atentado de Orlando, nos Estados Unidos.

© Aaron Josefczyk / Reuters

"É mais que tempo de os sauditas, os qataris e os kuwaitianos e outros impedirem os seus cidadãos de financiarem organizações extremistas", declarou Hillary Clinton num discurso em Cleveland, Ohio.

"É preciso que parem de apoiar as escolas e as mesquitas radicais que conduziram demasiados jovens ao extremismo no mundo", acrescentou.

O autor do massacre ocorrido no domingo em Orlando, Florida, Omar Mateen, é um cidadão norte-americano de origem afegã que jurou lealdade ao grupo extremista Estado Islâmico (EI) imediatamente antes de cometer o crime, assassinando a tiro 49 pessoas e ferindo 53 num clube noturno gay.

O massacre abalou a campanha presidencial e Hillary Clinton dedicou um discurso já agendado a explicar o seu plano de luta contra a ameaça 'jihadista', não só no estrangeiro, mas no interior das fronteiras dos Estados Unidos.

"O terrorista de Orlando pode estar morto, mas o vírus que envenenou a sua alma está bem vivo", declarou numa intervenção sóbria, sem música nem bandeirolas eleitorais, apenas com bandeiras nacionais como decoração.

"A ameaça metastatiza-se, devemos ser tão flexíveis e versáteis como os nossos inimigos. Enquanto Presidente, a identificação e a detenção dos lobos solitários serão uma alta prioridade", sustentou.

A candidata reiterou igualmente o seu apelo para um endurecimento da legislação sobre venda de armas com o objetivo de impedir pessoas como Omar Mateen, que foi em tempos vigiado e interrogado pelo FBI (polícia federal norte-americana), de livremente se abastecerem de armas de fogo.

"Se forem considerados demasiado perigosos para terem o direito de apanhar um avião, é porque são demasiado perigosos para terem o direito de comprar uma arma de fogo nos Estados Unidos", defendeu.

Como em dezembro passado, após os atentados de Paris e de San Bernardino, na Califórnia, Hillary Clinton declarou-se, por último, a favor da proibição das armas de assalto, as pistolas ou espingardas semiautomáticas utilizadas pelos autores de tiroteios.

Lusa

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • "Avançámos em primeiro lugar com incentivos às empresas"
    18:07

    Economia

    O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar do que pode ser feito depois da tragédia dos incêndios que assolou o país na última semana. O governante diz que já avançou com incentivos às empresas afetadas e que neste momento o mais importante é preservar a segurança das pessoas.

    Entrevista SIC Notícias

  • Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado debates com as bases do PSD
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado a realização de debates com as bases do partido. Fernando Negrão, responsável pela candidatura de Santana Lopes à presidência do PSD, já tinha advertido em comunicado que a posição de Rui Rio poderia também inviabilizar quaisquer outros frente a frente, incluindo os organizados pela comunicação social. Santana Lopes está na Guarda, no primeiro jantar com apoiantes desde que anunciou a candidatura.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Gémeas correm risco de vida se não saírem de Gaza

    Mundo

    Duas irmãs gémeas siamesas correm risco de vida enquanto permanecerem em Gaza. Quem diz é o médico Alam Abu Hamba, do Hospital de Shifra, que garante que "situação complicada" das meninas não pode ser tratada por médicos no território costeiro, atulamente bloqueado pelo Egito e por Israel. Abu Hamba espera que o casal de gémeas possa ser transferido para fora da separação.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC