sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Donald Trump sugere interdição da venda de armas a cidadãos sob vigilância

O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu hoje uma interdição da venda de armas de fogo a pessoas que figurem nas listas de vigilância antiterrorista.

© Jonathan Drake / Reuters

O candidato confirmou que o seu apoio ao direito, mencionado na Constituição, de possuir armas de fogo é inabalável, mas indica, num 'tweet', que se vai reunir "com os responsáveis do lóbi das armas de fogo" para debater o assunto.

A intenção é caminhar para "uma interdição à compra de armas de fogo por pessoas que se encontram em listas de vigilância antiterrorismo ou numa lista de proibição de voo", precisou.

Com esta sugestão, o candidato poderá complicar as suas relações com o lóbi das armas, que declarou hoje, também num tweet, que "restrições, como a proibição de venda de armas às pessoas em listas de vigilância, são ineficazes ou inconstitucionais, ou ambos".

A sugestão do candidato pode também ser um problema dentro do Partido Republicano, sendo que a maioria dos membros estão ligados e apoiam o direito de possuir armas de fogo.

A declaração de Donald Trump surge dias depois de um ataque a uma discoteca gay, em Orlando (sul dos Estados Unidos), que fez 49 mortos e 53 feridos. Omar Mateen, o agressor que foi baleado pela polícia, estava armado com uma arma semiautomática e uma pistola, compradas legalmente pouco antes do ataque.

O autor do ataque tinha sido vigiado pela polícia federal e entrevistado três vezes pelo FBI, devido suspeitas de ter ligações com círculos jihadistas.

Lusa

  • Debate quinzenal no Parlamento: veja em direto e comente

    País

    As políticas de descentralização foram o tema escolhido pelo Governo para o debate quinzenal, mas a situação na Caixa Geral de Depósitos também deve marcar os trabalhos na Assembleia da República. Acompanhe aqui a discussão e participe no Minuto a Minuto SIC/Parlamento Global.

    Direto

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • Centro Hospitalar do Algarve deverá ser extinto em 2017
    2:10

    País

    O Centro Hospitalar do Algarve deverá ser extinto no próximo ano e depois da separação dos hospitais de Faro, Portimão e Lagos. Faro deverá passar a hospital universitário. A proposta da Administração Regional de Saúde deverá ser confirmada dentro de dias pelo ministro da Saúde.

  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.