sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Hillary Clinton vence últimas primárias democratas em Washington DC

A ex-secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton venceu na terça-feira o último escrutínio das primárias democratas, em Washington DC, capital dos Estados Unidos.

© Aaron Josefczyk / Reuters

Clinton ganhou com 78,7% dos votos em Washington DC, de acordo com os resultados preliminares quando estavam contados 65% dos votos.

Hillary Clinton tinha, na semana passada, já atingido o número de delegados necessários para ser designada candidata do democrata à Casa Branca na convenção do seu partido, em Filadélfia, entre 25 e 28 de julho.

No total, as primárias ou 'caucus' (assembleias de voto) são organizadas nos 50 estados norte-americanos, em cinco territórios (como Porto Rico) e em Washington DC, que tem um estatuto jurídico diferente.

Os democratas no estrangeiro também são consultados. Hillary Clinton venceu 34 das 57 votações.

As eleições presidenciais nos Estados Unidos são em novembro.

Lusa

  • "Miúdos de 5 e 6 anos a perguntar: a minha casa ardeu, o meu pai está queimado?"
    4:55
  • Presidente visita zonas afetadas pelos fogos
    2:00

    País

    Numa visita inesperada, o Presidente da República esteve esta manhã em Vouzela, um dos concelhos mais atingidos pelos incêndios. Marcelo Rebelo de Sousa vai estar nos próximos dias no distrito de Viseu.

  • "Viverei com o peso na consciência até ao último dia"
    3:00
  • A fotografia que está a correr (e a impressionar) o Mundo

    Mundo

    A fotografia de uma cadela a carregar, na boca, o cadáver calcinado da cria está a comover o mundo. Entre as muitas fotografias que mostram o cenário causado pelos incêndios que devastaram a Galiza nos últimos dias, esta está a causar especial impacto. O registo é do fotógrafo Salvador Sas, da agência EFE. A imagem pode impressionar os mais sensíveis.