sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Trump diz que ganha as eleições mesmo sem o apoio do seu partido

O eventual candidato republicano às eleições de novembro, nos Estados Unidos, Donald Trump, assegurou hoje que poderá ganhar a Presidência sem o apoio do seu partido, se for necessário.

© David Becker / Reuters

"Estaria muito bem se os republicanos se mantiverem unidos", disse Trump numa entrevista emitida hoje, pela cadeia NBC News, tendo recordado que é "um candidato diferente" dos que tradicionalmente têm representado esse partido.

"Creio que posso ganhar de qualquer forma. Posso ganhar de uma forma ou de outra. Ganhei as primárias sem eles. Sou alguém que vem de fora e ganhei as primárias", avançou ao ser questionado sobre a possibilidade de perder o apoio do núcleo do seu partido.

O diário The Washington Post noticiou que "dezenas" de republicanos opositores a Trump estão a traçar um plano para evitar que se transforme no candidato do partido na convenção que se celebrará dentro de um mês em Cleveland (Ohio), mediante mudanças das regras que regem a reunião do partido.

Trump Classificou esse plano de "ilegal" e sugeriu que se trata de uma informação "falsa" e "inventada pela imprensa".

"Primeiro de tudo, é ilegal. Segundo, não podem fazê-lo. Terceiro, nós - não eu - temos quase 14 milhões de votos no sistema das primárias", afirmou Trump a partir de Las Vegas.

Lusa

  • A morte das sondagens foi ligeiramente exagerada

    Um atentado sem efeitos eleitorais, sondagens que acertaram em praticamente tudo, inexistência do chamado eleitorado envergonhado. E um candidato que se situa no centro político com fortíssimas hipóteses de vencer a segunda volta. As presidenciais francesas tiveram uma chuva de acontecimentos anormais, mas acabam por ser um choque de normalidade. Pelo menos até agora...

    Ricardo Costa

  • "O FC Porto não merece ser campeão"
    2:23
    Play-Off

    Play-Off

    DOMINGO 22:00

    O empate do FC Porto com o Feirense foi o principal assunto do Play-Off da SIC Notícias, este domingo. Rodolfo Reis mostrou-se insatisfeito com a atitude dos jogadores do FC Porto.

  • Défice recua em 2016 na zona euro e na UE

    Economia

    O défice e a dívida baixaram na zona euro e na União Europeia (UE) em 2016 face a 2015, tendo Portugal registado a terceira maior dívida (130,4%) entre os Estados-membros e um défice de 2%, segundo o Eurostat.

  • Incêndio na Amadora deixa 12 pessoas desalojadas
    1:59

    País

    Um incêndio destruiu este domingo a cobertura de um prédio de habitação na Buraca, no concelho da Amadora. Doze pessoas ficaram desalojadas, mas ninguém ficou ferido. Os bombeiros dominaram o fogo em cerca de uma hora, os moradores queixam-se da falta de eficácia no combate às chamas.

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa