sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Trump diz que ganha as eleições mesmo sem o apoio do seu partido

O eventual candidato republicano às eleições de novembro, nos Estados Unidos, Donald Trump, assegurou hoje que poderá ganhar a Presidência sem o apoio do seu partido, se for necessário.

© David Becker / Reuters

"Estaria muito bem se os republicanos se mantiverem unidos", disse Trump numa entrevista emitida hoje, pela cadeia NBC News, tendo recordado que é "um candidato diferente" dos que tradicionalmente têm representado esse partido.

"Creio que posso ganhar de qualquer forma. Posso ganhar de uma forma ou de outra. Ganhei as primárias sem eles. Sou alguém que vem de fora e ganhei as primárias", avançou ao ser questionado sobre a possibilidade de perder o apoio do núcleo do seu partido.

O diário The Washington Post noticiou que "dezenas" de republicanos opositores a Trump estão a traçar um plano para evitar que se transforme no candidato do partido na convenção que se celebrará dentro de um mês em Cleveland (Ohio), mediante mudanças das regras que regem a reunião do partido.

Trump Classificou esse plano de "ilegal" e sugeriu que se trata de uma informação "falsa" e "inventada pela imprensa".

"Primeiro de tudo, é ilegal. Segundo, não podem fazê-lo. Terceiro, nós - não eu - temos quase 14 milhões de votos no sistema das primárias", afirmou Trump a partir de Las Vegas.

Lusa

  • Polícia procura condutor da carrinha e outros dois suspeitos
    1:08
  • Negligência é a principal causa dos incêndios
    1:32

    País

    A Polícia Judiciária deteve mais dois suspeitos de fogo posto este fim de semana. Ao todo já foram detidas pelo menos 99 pessoas pelas autoridades desde o início do ano, a maioria suspeitas de agirem intencionalmente. Mas desde 1 de janeiro até meados deste mês, dos 8 mil incêndios investigados pela GNR, mais de 3.300 tiveram causa negligente. 

  • Concentração de motos em Góis
    2:28

    País

    Durante este fim de semana, decorre uma das concentrações de motards mais concorridas do país. A organização esperava cerca de 20 mil visitantes em Góis.

  • Um encontro português (e inesperado) em alto mar
    2:38