sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Procuradora-geral dos EUA diz que não interferirá em caso de e-mail de Clinton

A procuradora-geral dos Estados Unidos disse hoje que seguirá as decisões do FBI e do ministério público sobre um eventual processo judicial contra a pré-candidata presidencial Hillary Clinton por usar o e-mail pessoal enquanto era secretária de Estado.

© Rick Wilking / Reuters

"As recomendações serão analisadas por supervisores e pelo diretor do FBI (polícia federal), e eles transmitir-mas-ão, e eu tenho a certeza de que aceitarei essas recomendações", disse Loretta Lynch numa conferência em Aspen, Colorado.

O anúncio feito por Lynch surgiu depois de o seu encontro imprevisto com o ex-presidente Bill Clinton no aeroporto de Phoenix, no Arizona, esta semana, ter desencadeado uma tempestade política, com os republicanos a argumentar que o encontro comprometeu a integridade da investigação.

Lynch declarou ser "importante deixar claro que aquele encontro com o Presidente Clinton não é relevante para a forma como o caso será avaliado, resolvido e aceite" por si.

Mas rapidamente reconheceu que o encontro deu azo a más interpretações, que o pré-candidato presidencial republicano Donald Trump logo classificou como prova de um sistema "totalmente manipulado" em Washington.

"Entendo como as pessoas o interpretaram", disse a procuradora-geral.

"É claro que não o faria novamente, porque penso que lançou uma sombra" sobre a investigação, acrescentou.

Loretta Lynch quis também esclarecer que como nomeada política não vai interferir no processo legal relacionado com a investigação Clinton, e que a integridade do departamento de Justiça será mantida.

Hillary Clinton, a pré-candidata presidencial democrata, que poderá tornar-se a primeira mulher Presidente dos Estados Unidos, admitiu o erro e pediu desculpa por ter usado exclusivamente uma conta privada de e-mail e um servidor instalado em sua casa durante o seu mandato como secretária de Estado, entre 2009 e 2013.

Mas o escândalo persegue sua campanha há mais de um ano e tem contribuído para as preocupações dos eleitores de que ela não é digna de confiança.

Lusa

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • As novas rotas da TAP em 2017
    1:59

    Economia

    No próximo ano, a TAP vai passar a voar para o Canadá. Além de Toronto, a companhia aérea vai também abrir cinco novas rotas para a Europa e aumentar algumas frequências. Fique a conhecer quais são.

  • Com este vamos arrancar-lhe uma lagriminha!

    Mundo

    Nesta redação, não se vive só de notícias. Também gostamos de nos emocionar com o mundo virtual. Imbuídos pela quadra natalícia, decidimos partilhar este vídeo polaco consigo. O que é preciso para o emocionar? Um tema com uma mensagem simples e que nos faça lembrar que somos todos feitos de carne e osso. Um toque de humor. Um sentimento sazonal, mas nunca em excesso. Um cão [é preciso haver sempre um cão]. Um enredo e algum suspense que nos prenda ao écran. Algo que nos faça engolir em seco. Foi isto que fez um site de vendas online com um anúncio com o título: "Inglês para principiantes". Então? Atingimos o nosso objetivo? Com ou sem lágrima?

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.