sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Partido Popular Europeu ausente da convenção do Partido Republicano devido a Trump

O Partido Popular Europeu (PPE) não vai participar na convenção do Partido Republicano, que começa no dia 18 em Cleveland, Ohio, devido a declarações de Donald Trump sobre a imigração e a União Europeia.

© Joshua Roberts / Reuters

Donald Trump deverá ser designado candidato republicano às eleições presidenciais dos Estados Unidos durante aquela convenção.

O secretário-geral do PPE, Antonio López-Istúriz, disse que não vai participar na convenção republicana devido "às declarações de Trump em relação a questões como a imigração e a União Europeia".

"As declarações de Trump não ajudam", disse López-Istúriz, que assegurou que os eurodeputados podem "decidir livremente se participam ou não nas convenções" e "muitos decidiram ir à convenção democrata".

Fontes do PPE afirmaram à agência noticiosa EFE que é a primeira vez que não há representação dos populares na convenção do Partido Republicano, mas que vários eurodeputados vão participar na convenção do Partido Democrata, a realizar entre os dias 25 e 28, em Filadélfia.

Durante a convenção democrata, Hillary Clinton deverá ser confirmada como candidata do partido às eleições presidenciais norte-americanas.

Um total de 15 eurodeputados do grupo antifederalista dos conservadores e reformistas europeus, presididos pelo britânico conservador pro "Brexit", Syed Kamall, vão participar na convenção do Partido Republicano, em Ohio.

Lusa

  • Circulação retomada na A23, mais de 1.600 operacionais no combate às chamas

    País

    A circulação rodoviária na A23 foi completamente restabelecida ao início da manhã depois de ter estado cortada por causa dos incêndios que, no total, mobilizam mais de 1.600 operacionais e contam com reforço espanhol. Nos vários fogos que atingem o país estão 1.648 operacionais no terreno, apoiados por mais de 500 viaturas e 15 meios aéreos.

  • Marcelo lembra ditadura para deixar elogios à liberdade de imprensa e separação de poderes
    0:29
  • "Lancei um tema que os portugueses há muito queriam discutir"
    11:26

    País

    O candidato do PSD à Câmara Municipal de Loures, André Ventura, foi entrevistado esta terça-feira na Edição da Noite da SIC Notícias. Em análise, a polémica em torno das declarações do candidato sobre a comunidade cigana.

    Entrevista SIC Notícias

  • Rajoy nega conhecimento de financiamentos ilegais no PP

    Mundo

    O primeiro-ministro espanhol negou hoje ter conhecimento de um esquema ilegal de financiamento, que envolve vários responsáveis do Partido Popular (PP, direita), que lidera. Durante uma audição no tribunal, Mariano Rajoy garantiu ainda que não aceitou nenhum pagamento ilícito.