sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Partido Popular Europeu ausente da convenção do Partido Republicano devido a Trump

O Partido Popular Europeu (PPE) não vai participar na convenção do Partido Republicano, que começa no dia 18 em Cleveland, Ohio, devido a declarações de Donald Trump sobre a imigração e a União Europeia.

© Joshua Roberts / Reuters

Donald Trump deverá ser designado candidato republicano às eleições presidenciais dos Estados Unidos durante aquela convenção.

O secretário-geral do PPE, Antonio López-Istúriz, disse que não vai participar na convenção republicana devido "às declarações de Trump em relação a questões como a imigração e a União Europeia".

"As declarações de Trump não ajudam", disse López-Istúriz, que assegurou que os eurodeputados podem "decidir livremente se participam ou não nas convenções" e "muitos decidiram ir à convenção democrata".

Fontes do PPE afirmaram à agência noticiosa EFE que é a primeira vez que não há representação dos populares na convenção do Partido Republicano, mas que vários eurodeputados vão participar na convenção do Partido Democrata, a realizar entre os dias 25 e 28, em Filadélfia.

Durante a convenção democrata, Hillary Clinton deverá ser confirmada como candidata do partido às eleições presidenciais norte-americanas.

Um total de 15 eurodeputados do grupo antifederalista dos conservadores e reformistas europeus, presididos pelo britânico conservador pro "Brexit", Syed Kamall, vão participar na convenção do Partido Republicano, em Ohio.

Lusa

  • Uma viagem pela Estrada Nacional 236
    2:52
  • A reconstrução depois da tragédia de Pedrógão
    2:43
  • Marcelo reúne-se na quarta-feira com Putin

    País

    O Presidente da República reúne-se na quarta-feira, em Moscovo, com o líder russo, Vladimir Putin, informou este domingo a Presidência. Marcelo Rebelo de Sousa estará, na quarta-feira, na capital da Federação Russa para assistir ao jogo da seleção portuguesa na fase final do Mundial de Futebol com a equipa de Marrocos

  • Novo busto de Ronaldo foi pedido pelo Museu CR7
    2:07
  • Portugal vai aquecer. Temperaturas vão rondar os 40º
    2:26
  • Aquarius foi um "antes e depois"
    3:26
  • Grécia e Macedónia assinam acordo histórico
    2:02

    Mundo

    A Grécia e a Macedónia assinaram um acordo histórico para mudar o nome da antiga República Jugoslava para República da Macedónia do Norte. Em causa está um problema diplomático entre os dois países que dificultou os planos da Macedónia em aderir à União Europeia e às Nações Unidas.