sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Partido Popular Europeu ausente da convenção do Partido Republicano devido a Trump

O Partido Popular Europeu (PPE) não vai participar na convenção do Partido Republicano, que começa no dia 18 em Cleveland, Ohio, devido a declarações de Donald Trump sobre a imigração e a União Europeia.

© Joshua Roberts / Reuters

Donald Trump deverá ser designado candidato republicano às eleições presidenciais dos Estados Unidos durante aquela convenção.

O secretário-geral do PPE, Antonio López-Istúriz, disse que não vai participar na convenção republicana devido "às declarações de Trump em relação a questões como a imigração e a União Europeia".

"As declarações de Trump não ajudam", disse López-Istúriz, que assegurou que os eurodeputados podem "decidir livremente se participam ou não nas convenções" e "muitos decidiram ir à convenção democrata".

Fontes do PPE afirmaram à agência noticiosa EFE que é a primeira vez que não há representação dos populares na convenção do Partido Republicano, mas que vários eurodeputados vão participar na convenção do Partido Democrata, a realizar entre os dias 25 e 28, em Filadélfia.

Durante a convenção democrata, Hillary Clinton deverá ser confirmada como candidata do partido às eleições presidenciais norte-americanas.

Um total de 15 eurodeputados do grupo antifederalista dos conservadores e reformistas europeus, presididos pelo britânico conservador pro "Brexit", Syed Kamall, vão participar na convenção do Partido Republicano, em Ohio.

Lusa

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.