sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Donald Trump à frente de Hillary Clinton nas sondagens

O virtual candidato republicano à Casa Branca Donald Trump ganhou a dianteira das intenções de voto num dos Estados mais importantes na eleição presidencial de novembro, a Florida (sudeste), indica uma sondagem divulgada hoje.

© Joshua Roberts / Reuters

O milionário obteve 42 por cento das intenções de voto contra 39% para a virtual candidata democrata Hillary Clinton, segundo o instituto Quinnipiac. Clinton tinha oito pontos de avanço em relação a Trump no final de junho (com 3,1 pontos de margem de erro).

No Ohio (norte) e na Pensilvânia (leste), os dois candidatos estão lado a lado, uma situação sem alteração desde o mês passado.

Quando a simulação inclui o candidato presidencial do Partido Libertário Gary Johnson, este consegue 07% das intenções de voto na Florida e no Ohio e 09% na Pensilvânia e em todos os casos o vencedor é Donald Trump. A candidata verde Jill Stein obteria entre três e 06% dos votos.

As sondagens Estado a Estado são importantes devido ao modo de escrutínio indireto das presidenciais nos Estados Unidos. O presidente é na realidade eleito por um colégio de grandes eleitores, eleitos a nível dos Estados.

A incerteza diz respeito apenas a uma dúzia de Estados chave que oscilam de uma eleição para outra entre o Partido Democrata e o Partido Republicano. A Florida, o Ohio e a Pensilvânia estão entre os maiores desses Estados.

Os novos dados juntam-se ao de outras sondagens que mostram haver uma curta distância entre os dois adversários naquelas zonas de confronto.

A nível nacional a tendência continua a ser a favor de Hillary Clinton, que conta com 45% faz intenções de voto contra 40,7% para Donald Trump, segundo a média dos últimos inquéritos de opinião calculada pelo 'site' Real Clear Politics.


Lusa

  • Cristas acusa Costa de mentir sobre acordo da concertação social
    3:01

    Economia

    A presidente do CDS acusou esta terça-feira o primeiro-ministro de mentir no debate quinzenal, ao dizer que o acordo da concertação social já estava assinado. Foi o momento mais aceso, com Assunção Cristas a dizer que António Costa não tem condições para chefiar o Governo.

  • Trump prestará juramento com a duas bíblias

    Mundo

    Donald Trump prestará juramento, na próxima sexta-feira, como o 45.º Presidente dos Estados Unidos, usando duas Bíblias - a sua, oferecida pela sua mãe, e a que Abraham Lincoln usou na sua posse, há 150 anos.

  • Esta foto pode salvar a sua vida

    Mundo

    Podemos até estar familiarizados com os sinais do cancro da mama, mas quando se trata de identificar sintomas visuais nos nossos próprios seios, já não é tão fácil. Por isto, uma designer resolveu mostrar como descobrir sinais através de uma ajuda improvável: limões.

    Rita Ferro Alvim