sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Trump anuncia amanhã a sua escolha para vice-presidente

O candidato do Partido Republicano à Presidência dos EUA, Donald Trump, vai anunciar na sexta-feira quem será seu vice-presidente se chegar à Casa Branca, disse um dos seus assessores à televisão norte-americana CNN.

© David Becker / Reuters

Paul Manafort "disse à CNN na quarta-feira que Donald Trump fará o anúncio na sexta-feira em Nova Iorque", escreveu a televisão na sua página na Internet.

A escolha do 'vice' poderá ajudar os candidatos presidenciais do Partido Democrata (Hillary Clinton) e do Partido Republicano (Trump) na conquista de algumas faixas do eleitorado, mas também a compensar algumas fragilidades.

Donald Trump tem marcado posição como um candidato populista e anti-elites, mas anunciou que pretende ter na vice-presidência um nome que esteja familiarizado com o sistema e os mecanismos do Congresso norte-americano, um homem ou uma mulher com experiência política.

Entre os nomes mais citadods para a vice-presidência de Donald Trump está Chris Christie, governador do estado de New Jersey, ex-candidato das primárias, uma das primeiras figuras do aparelho republicano a juntar-se às fileiras da campanha de Trump, com partilha o estilo, marcado por uma linguagem simples, direta e sem rodeios.

Outro nome citado é o de Newt Gingrich, professor universitário, historiador e figura do aparelho republicano. Foi o arquiteto da reconquista republicana em 1994 da câmara dos representantes (câmara baixa do Congresso norte-americano), que presidiu entre 1995 e 1999, e foi o principal adversário político do Presidente democrata Bill Clinton.

O republicano moderado Rob Portman, senador do Ohio, e quase o oposto de Donald Trump, é outra possibilidade. Perito em questões orçamentais, conhece bem os corredores do poder, mas já afirmou que não está interessado no cargo.

Na lista de potenciais vice-presidentes de Trump está também o neurocirurgião aposentado Ben Carson, o único candidato afro-americano nas primárias. No início de março abandonou a corrida presidencial e deu o seu apoio a Trump, juntando-se à campanha do magnata.

Mary Fallin, a governadora do Oklahoma, também tem sido apontada como possibilidade. É pouco conhecida nos Estados Unidos, mas poderá ajudar Donald Trump a recuperar os níveis de aceitação entre o eleitorado feminino.

As eleições presidenciais norte-americanas para eleger o sucessor de Barack Obama realizam-se em novembro


Lusa

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.